Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Nós aqui em casa temos um terraço onde começamos a pensar em colocar uma pequena piscina. O problema, naturalmente, é que o terraço não foi construido a pensar neste caso levantando agora a questão de como poderiamos resolver isto.

    Do meu ponto de vista existem duas soluções.

    - Falar com uns construtor civil e construir pilares em betão, ou algo do género, para reforçar os apoios do terraço. Não teria qualquer problema com isto tirando os aspectos de que, em primeiro como a construção anda por estes tempos o mais provável é que me diria que só para o ano ou algo do género. E depois teriamos sempre do custo desta obra. Mas este acho que se a obra fosse bem feita e a preço razoável não teria problemas em seguir por esta via.

    - Bem, uma segunda opção é algo mais "caseiro". Reforçar os 16m2 to terraço recorrendo a escoras. Na construção sempre reparei no uso destas para a construção de pisos e parece-me uma opção viável além de que, o mais provável, ficaria mais em conta.


    Com isto comecei a delinear um plano para entender como poderia reforçar os 16m2 do terraço recorrendo a escoras e é este plano que gostaria de perguntar por opiniões onstrutivas visto que não sou construtor civil nem algo do género.


    Tudo começa pelo peso que gostaria de colocar no terraço.
    Supondo uma pequena piscina que por ai encontrei, imaginemos que esta leva 4000 litros. Isto dará mais ou menos 4000kg.

    Querendo dormir descansado imaginemos que gostaria de suportar mais do que estes 4000kg.

    Com isto, andei à procura de umas escoras e encontrei umas neste catálogo. Pelo que entendo da tabela das escoras, existe aqui uma escora reforçada que se fosse extendida ao máximo (5m), esta teria a capacidade de suportar 4,43kN.

    4,43kN darão à volta de 450kg se não estou enganado. Ou seja, extendida ao máximo esta escora reforçada suporta 450kg o que parece bem. Além de que quanto menos extender mais peso irá ter a capacidade de suportar.


    Mas agora, tendo as escoras, como é que estas podem ser instaladas?

    Do que pesquisei e entendi, idealmente estes 16m2 deveriam ter as escoras distribuidas de metro a metro. Com isto teria "uma rede" de 16 escoras. Mas algo deverá ser colocado no topo e na base destas. E principalmente na base reside um outro problema.

    No topo pensei em colocar vigas de 16cmx8cm com 5 metros de comprido. Assim fica uma estrutura entre o piso do terraço e as escoras.

    Na base temos o problema de que todo o espaço por baixo do terraço está em terra. E agora aqui estou sem ideas. Bem, acho que poderia funcionar colocando umas chapas metálicas, aço galvanizado talvez, mas estou em dúvida se funcionaria. Mais de 4000kg é muito peso e as escoras não se podem enterrar na terra ou toda a resistência e suporte ao peso desaparece.

    Acham que tudo isto resultaria?
    Será viável esta solução para o definitivo? Ou será que isto poderá resultar sim mas só mesmo para 2 ou 3 meses e depois será melhor desmonstar tudo.
    O que colocariam na base das escoras? Este é o grande problema que tenho neste momento e toda a ajuda é bem vinda.

    Desde já muito obrigado a todos!

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    (peço desculpa, mas...) É melhor não inventar.

    Se não sabe o melhor é contratar quem saiba e dê garantia, porque se isso corre mal é um grande "trinta e um".

    Há cálculos para fazer nesses casos, ou mesmo que seja a 'olhómetro' convém ser por alguém com experiência e que vejas as condições no local.
  3.  # 3

    O que é que os empreiteiros põem quando usam esses prumos, na construção de placas?

    Traves de cofragem. em cima e baixo.

    https://www.gbmitaly.com/pt/vigas-paineis/vigas
  4.  # 4

    Colocado por: jorgemlflorencio(peço desculpa, mas...) É melhor não inventar.

    Se não sabe o melhor é contratar quem saiba e dê garantia, porque se isso corre mal é um grande "trinta e um".

    Há cálculos para fazer nesses casos, ou mesmo que seja a 'olhómetro' convém ser por alguém com experiência e que vejas as condições no local.


    Sim, eu sei, mas sou curioso e queria tentar perceber se a solução funcionaria. Existem realmente cálculos a fazer e alguns já aqui os descrevi. Mesmo que nunca chegue a realizar isto gostaria de entender como poderia ser feito e é daqui que vem a minha pergunta.



    Colocado por: luisrdsO que é que os empreiteiros põem quando usam esses prumos, na construção de placas?

    Traves de cofragem. em cima e baixo.

    https://www.gbmitaly.com/pt/vigas-paineis/vigas


    Obrigado.
 
0.0118 seg. NEW