Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde a todos!
    É o seguinte, acabei de fazer uma zona técnica para uma piscina e quero colocar um Quadro parcial para ter um ponto de acesso tanto para iluminação como para tomadas, visto que só tenho 1 tubo, ( colocado na altura da construção da casa ) para alem dos 2 motores que vou mencionar abaixo.
    No Q.E da piscina tem 1 motor 230v 0.55kw protegido por um diferencial geral de 25A IΔn 0.03a 6ka
    Juntamente na Zona técnica tb tem um motor para balão de agua 230v 1,5Kw.
    Quero acrescentar também 2 focos 230v 50W e 3 tomadas de uso geral.
    A minha questão é se alguém mais entendido na matéria consegue me ajudar na seção do fio e o diferencial geral que deva colocar la.
    Fui formado na área de eletrotecnia, equivalencia ao 12º, porem não estou a exercer a arte dai as minhas duvidas.
    Agradeço desde ja quem me possa ajudar
    Continuação,
    Marcelo Devesa
  2.  # 2

    No quadro de onde é alimentado o quadro das zona tecnica, instalar disjuntor de 1P 20A 6KA.
    Cabo entre os dois quadros XV 3G4mm2 ou VV 3G4mm2 ou 3xH07V-U 1x4mm2 (Cor Preta, Azul e Verde/Amarelo)

    quadro da zona deverá ser classe II
    Equipado com:
    Interruptor diferencial 25A/30mA com corte geral.
    um disjuntor 2P 10A 6kA para circuito de iluminação, sessão dos condutores 1,5mm2
    um disjuntor 2P 16A 6kA para circuito de tomadas, sessão dos condutores 2,5mm2
    um disjuntor 2P 16A 6kA para circuito de alimentação do quadro de comando da bomba da piscina, sessão dos condutores 2,5mm2
    um disjuntor 2P 16A 6kA para circuito de alimentação do quadro de comando da bomba do balão, sessão dos condutores 2,5mm2

    caso não exista quadros de comando e a proteção ao motor seja feita diretamente no quadro, a mesma deverá sere realizada por uma proteção motor, com regulação para a corrente nominal do motor.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Pereira_89
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  3.  # 3

    Colocado por: Bigmouseinstalar disjuntor de 1P
    eu aconselhava a um 1P+N ou 2P
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  4.  # 4

    Colocado por: Bigmousecaso não exista quadros de comando e a proteção ao motor seja feita diretamente no quadro, a mesma deverá sere realizada por uma proteção motor, com regulação para a corrente nominal do motor.
    exceptuando se os motores forem "inverter" pois fazem proteção contra sobreintensidades no modulo de controle integrado.
  5.  # 5

    Sim, poderá ser.

    Nas alimentação a quadros considero pouco relevante o corte ou proteção de neutro (quando a sessão de neutro é igual há das fases), pois a probabilidade de acontecer, nesse troço, um defeito de isolamento entre neutro e terra muito reduzida.

    Já nos circuitos finais, ainda para mais numa zona de maior risco com a que estamos a falar, o corte de neutro é relevante para uma mais rápida identificação de um possível defeito de isolamento no neutro.


    Colocado por: jorgealveseu aconselhava a um 1P+N ou 2P
    Concordam com este comentário:RicardoPorto
 
0.0117 seg. NEW