Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

será que os caros colegas foristas, em especial Arquitectos, me podem informar se há algum mecanismo, por exemplo um seguro obrigatório, na Ordem dos Arquitectos que possa cobrir danos causados por incúria dum Arquitecto decorrentes da actividade deste?

O Arquitecto que contratei para elaborar um projecto duma vivenda teve um comportamento nada profissional que causou um atraso de (pelo menos) um ano na construção, com os consequentes danos patrimoniais daí decorrentes (sem falar dos danos emocionais, como todos os que passam pela construção da sua casa compreenderão). Antes de ponderar avançar para outras instâncias gostava de descobrir se há algum mecanismo que proteja os DO em situações desta natureza.
  2.  # 2

Colocado por: Danger Mousepor exemplo um seguro obrigatório, na Ordem dos Arquitectos que possa cobrir danos causados por incúria dum Arquitecto decorrentes da actividade deste?

Qualquer técnico de projeto (arquitetos incluídos) está obrigado a possuir um seguro de responsabilidade civil para fazer face a esse tipo de situações.
    https://ordemdosarquitectos.pt/conteudos/seguro
  3.  # 3

Suspeito é que terá muita dificuldade em estabelecer prova, no sentido de que o arquiteto tenha incumprido, com dolo, o que estava contratado (se é que o contrato tinha prazos concretos, e penalizações bem definidas).

Além disso, penso que apenas o próprio arquiteto é que pode acionar o seu seguro. Não é como o setor automóvel. Portanto, se o técnico tem, ou não, seguro, para o DO vai dar quase ao mesmo.
  4.  # 4

Colocado por: ricardo.rodriguesSuspeito é que terá muita dificuldade em estabelecer prova, no sentido de que o arquiteto tenha incumprido, com dolo, o que estava contratado (se é que o contrato tinha prazos concretos, e penalizações bem definidas).

Nesta parte estou tranquilo; a intenção e o dolo causado são evidentes e há ampla prova dos factos.

Além disso, penso que apenas o próprio arquiteto é que pode acionar o seu seguro. Não é como o setor automóvel. Portanto, se o técnico tem, ou não, seguro, para o DO vai dar quase ao mesmo.

Pois, também achei que não seria como um seguro automóvel. Por certo terei que recorrer a um advogado para me aconselhar e orientar em todo este processo.
  5.  # 5

Colocado por: Danger MousePor certo terei que recorrer a um advogado para me aconselhar e orientar em todo este processo.

Sem duvida!
    Prepare-se pois não vai ser um processo fácil, a própria Ordem dos arquitetos será a primeira a defender o seu associado.
  6.  # 6

Colocado por: Danger MousePois, também achei que não seria como um seguro automóvel. Por certo terei que recorrer a um advogado para me aconselhar e orientar em todo este processo.
    fale com a ordem dos arquitectos
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  7.  # 7

Colocado por: Danger MouseBoa tarde,

será que os caros colegas foristas, em especial Arquitectos, me podem informar se há algum mecanismo, por exemplo um seguro obrigatório, na Ordem dos Arquitectos que possa cobrir danos causados por incúria dum Arquitecto decorrentes da actividade deste?

O Arquitecto que contratei para elaborar um projecto duma vivenda teve um comportamento nada profissional que causou um atraso de (pelo menos) um ano na construção, com os consequentes danos patrimoniais daí decorrentes (sem falar dos danos emocionais, como todos os que passam pela construção da sua casa compreenderão). Antes de ponderar avançar para outras instâncias gostava de descobrir se há algum mecanismo que proteja os DO em situações desta natureza.

Bom dia, como ficou resolvida a questão? Obrigado

0.0129 seg. NEW