Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estou a vender a minha casa a título particular.
    Naturalmente, há um batalhão de agentes imobiliários a ligar-me para angariar a casa, e 90% têm a mesma cantiga do "cliente interessado".
    Conheço bem o ramo, por isso já nem ligo, mas tive agora dois contactos que me deixaram uma dúvida: O agente sugere que eu aumente o preço para acomodar uma comissão para ele, ou seja, pede-me para mentir aos compradores.

Além da enorme falta de ética, já que não ajuda ninguém e só quer caçar dinheiro fácil, isto não é crime, pelo menos na forma tentada?

Obrigado e cumprimentos
  2.  # 2

Colocado por: Silv4pede-me para mentir aos compradores.

Mentir porquê?
    Todas as pessoas que vendem através de imobiliária, aumentam o preço para acomodar a comissão imobiliária.
    • ibyt
    • 31 maio 2022 editado

# 3

Se os compradores já estiverem a pagar uma comissão para que a imobiliária lhes encontre um imóvel então a imobiliária não pode cobrar uma comissão ao vendedor.

Lei 15/2013, Artigo 17
    Deveres para com os clientes e destinatários

[...]

2 - Está expressamente vedado à empresa de mediação:
    a) Receber remuneração de clientes e destinatários no mesmo negócio;

[...]
  3.  # 4

Colocado por: ibytSe os compradores já estiverem a pagar uma comissão para que a imobiliária lhes encontre um imóvel então a imobiliária não pode cobrar uma comissão ao vendedor.

Este não está, mas devia.

Enfim, isto tudo é só a falta de ética profissional do nosso mercado de mediação.

Entretanto já tenho uma oferta de particular. Precisei de 2 dias nas redes sociais e tenho a casa vendida.
    É como digo: imobiliárias raramente ajudam
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, desofiapedro
  4.  # 5

Colocado por: Pickaxe
    Mentir porquê?
    Todas as pessoas que vendem através de imobiliária, aumentam o preço para acomodar a comissão imobiliária.

Ele apresenta-se como alguém que vai ajudar a encontrar uma casa.
    Encontra uma casa mas quer que eles paguem um extra que não sabem.. isto não é serviço, é parasitismo.
  5.  # 6

Colocado por: Silv4Entretanto já tenho uma oferta de particular. Precisei de 2 dias nas redes sociais e tenho a casa vendida.
    É como digo: imobiliárias raramente ajudam

Se calhar vendeu abaixo do preço do mercado.
  6.  # 7

Um bom agente pode ajudar muito. Trata do processo chato de aturar possíveis clientes, faz uma triagem dos que estão só a passear aos domingos, e sobretudo tem a capacidade de fechar negócios. São aceleradores. Agora, a verdade é que bons são talvez 1 em 20. E têm de ser bem geridos.
    Concordam com este comentário: Silv4
  7.  # 8

Colocado por: Pickaxe
    Se calhar vendeu abaixo do preço do mercado.

Vendi acima da média.
    Não se iluda, agentes imobiliários só enganam quem não anda acordado.
    Concordam com este comentário: desofiapedro

0.0139 seg. NEW