Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Tenho uma casa rústica, na serra, com paredes interiores construídas em pedra. A humidade cria bolor/fundos na pedra e no cimento circundante e queria perceber se alguém tem problemas semelhantes e que produtos recomendam para:

    * Limpeza das paredes
    * Acabamento para evitar que os fungos contaminem a casa (estava a pensar nalgum tipo de verniz/produto que pudesse ser aplicado na pedra e que evitasse que os fungos contaminassem o ar interior

    Obrigado
    joao
  2.  # 2

    Boa tarde. Depois de ler a sua publicação, e com base na minha experiência, penso que seria interessante usar hipclorito para retirar os bolores numa primeira fase que é lexívia concentrada ao máximo permitido por lei para venda. Se tiver uma pistola de lavar de alta pressão, esse será o passo seguinte. Tirar vestígios remanescentes. Mas cuidado! ao usar hipoclorito, certifique-se que usa luvas, óculos de protecção e uma máscara de filtragem química enquanto o aplicar. Certifique-se também que enquanto actua e seca, que os espaços estão bem arejados e ventilados. No caso de não ter uma pistola de lavagem de alta pressão, também pode usar uma vassoura ou algo parecido com um balde de água.
    No fim, limpe tudo.
    Para prevenir novo aparecimento de fungos, nada melhor que ter a casa com janelas que possam iluminar com luz do sol os diversos espaços, uma exposição solar diária bastante ampla, e sempre muito bem arejada, ventilada, abrindo todos os dias todas as janelas. Se mesmo assim, tiver dificuldades em manter a casa livre de bolores, experimente um desumidificador, ou mesmo um aparelho de ar condicionado com inversor, de modo a usufruir do mesmo em qualquer estação do ano. Um ar condicionado tem também o efeito de desumidificação que é uma das grandes condições para proliferar dentro de casa. No fundo, aparecem com humidade, longe de exposição solar ou raios uv, e temperaturas moderadas a elevadas. Se reunir estas condições, não há produto que o livre deles de forma permanente. Pode como complemento, pintar as paredes da casa com tinta da melhor qualidade, e/ou mesmo adicionar na mesma um aditivo anti-fungos, mas se se reunirem as condições que mencionei, mais cedo ou mais tarde, voltam sempre. Crie um ambiente seco, com grande exposição ao sol. Esta é a melhor solução. Quanto a materiais envernizados, vaselina líquida por exemplo, confere uma boa protecção sem danificar aos mesmos. Bjs, espero poder ter sido útil.
    Adelaide Ferreira
  3.  # 3

    Obrigado Adelaide,
    Foi muito útil,
    B/joao
 
0.0100 seg. NEW