Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Estou a recuperar uma moradia térrea na zona de Ílhavo e não compreendo a variação da humidade relativa do ar.

    Para dar algum contexto:
    Estou actualmente em processo de recuperação e identificação de patologias. A casa tem cerca de 40m2, as paredes exteriores são de adobe revestidas com azulejo e as interiores são de tijolo. Umas caixilharias são de alumínio (de correr) e outras ainda de madeira (duas folhas) com grande permeabilidade porque mesmo a instalação -mesmo das mais recentes- não têm grande qualidade. O pavimento é em soalho colado e impermeabilizado com piche.
    Durante muitos anos a casa esteve revestida pelo interior com lambris plásticos (paredes e tecto) e o pavimento em soalho foi colado e impermeabilizado com piche e tinha a bela e típica alcatifa a cobrir.

    Os principais trabalhos até então foi:
    1. remover a barreiras hidrófugas de plástico e alcatifa;
    2. deixar a casa a arejar com as janelas abertas durante uns meses para as paredes evaporarem a humidade, e também ventilar o mofo retido de uns -pelo menos- 30 anos;
    3. eliminar o taco podre junto às paredes (assumo que seja um misto de 1. condenação retida que escorreu entre o revestimento plástico e paredes, e 2. má impermeabilização no pormenor técnico entre o pavimento de cimento [por baixo do soalho] e paredes).

    Neste momento, com temperaturas durante o dia de ~20ºC e humidade relativa de 60/70%, faço nova avaliação e não compreendo a humidade medida pelo higrómetro.
    Dando um exemplo muito prático do que se passou hoje: tive a casa aberta o dia inteiro e por volta das 19h quando marcava 23ºC com 65% fechei a janela e a porta dessa divisão e depois de uns 15 minutos o higrómetro já marcava cerca de 23.5ºC e 70%. (O higrómetro não está colocado no fluxo da corrente de ar.) Não compreendo mesmo como se dá esta variação tão rápida... se por um lado a temperatura até sobe -o que significa que a HR até devia descer se a humidade absoluta se mantivesse-, os 5% de aumento de HR vêm de onde...?
    Não tinha nenhuma fonte de produção de humidade, para além da minha respiração...
    Depois voltei a abrir a janela+porta e a humidade voltou a descer.
    A divisão tem um volume de cerca de 20 m3 de ar.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Colocado por: jotaemee o pavimento em soalho foi colado e impermeabilizado com piche
    a função do alcatrão era somente colar os tacos, não era para impermeabilizar.

    retire todo o alcatrão que puder pois não é nada saudável.
  3.  # 3

    Obrigado Jorge!

    Colocado por: jorgealvesa função do alcatrão era somente colar os tacos, não era para impermeabilizar.

    Diz que a função era colar, mas ignoramos as suas propriedades impermeabilizantes da técnica usada? A ideia implícita é que ter os tacos sobre a base de cimento (porosa) é igual com a diferença de estarem fixos?

    Voltando à minha dúvida sobre a física da construção, até podemos assumir que realmente a piche não impermeabiliza bem (até porque já deve estar degradada). Para o exemplo que dei -se estou a fazer bem as contas- aquela diferença HR 5% corresponde a um aumento absoluto de 30ml de água que evaporou para o volume de ar da divisão. Vamos até assumir que a minha respiração produz uma quantidade elevada de vapor de 1l por dia: dá 10ml naqueles 15 minutos. A minha questão continua a ser -porque é um pouco contra-intuitiva para mim- como é que 20ml de água evaporam tão rápido quando 1. estava um dia 'seco' (mais seco no exterior, pelo menos...), 2. a casa esteve o dia inteiro aberta com HR ~60%, 3. ao fechar as janelas o ar esteve praticamente parado (estava parado e não tinha ventoinhas ou afins), 4. a temperatura não estava assim tão elevada.

    Colocado por: jorgealvesretire todo o alcatrão que puder pois não é nada saudável.


    Obrigado pela dica. É muito provável acabar por levantar todo o taco e resolver essa questão definitivamente. Neste momento ainda estou a tentar perceber a casa para fazer uma intervenção que resulte.
  4.  # 4

    Gostava de reactivar o tópico, e indo directo ao assunto:
    Como são possíveis estes aumentos repentinos logo depois de parar o arejamento da habitação, sendo que não há fonte nenhuma de óbvia evaporação (nada de banho, cozinha ou infiltração [canos ou chuva], exceptuando o contributo da minha respiração)?

    inverno: 6 fev (novos dados)
    hora ---- hr(%) -- T(ºC) - p(Pa) - ha(g/m3) - info
    23h10 - 73% ---- 13,7 -- 1145 --- 8,6 ---------- abri 2 janela (nenhuma na divisão onde tenho a estação)
    23h30 - 60% ---- 13,2 -- 911 ---- 6,9 ----------- voltei a fechar 20 minutos depois
    23h50 - 68% ---- 13,4 -- 1046 --- 7,9 ---------- 20 minutos depois de janelas fechadas

    verão: 5 jun (dados de quando abri o post)
    hora ---- hr(%) -- T(ºC) - p(Pa) - ha(g/m3) - info
    19h00 - 65% ---- 23,0 -- 1827 --13,4 ---------- fechei janelas depois de arejar a casa o dia inteiro
    19h15 - 70% ---- 23,5 -- 2028 -- 14,8 --------- 15 minutos depois de ter fechado as janelas
  5.  # 5

    Colocado por: jotaemeGostava de reactivar o tópico, e indo directo ao assunto:
    Como são possíveis estes aumentos repentinos logo depois de parar o arejamento da habitação, sendo que não há fonte nenhuma de óbvia evaporação (nada de banho, cozinha ou infiltração [canos ou chuva], exceptuando o contributo da minha respiração)?

    inverno: 6 fev(novos dados)
    hora ---- hr(%) -- T(ºC) - p(Pa) - ha(g/m3) - info
    23h10 - 73% ---- 13,7 -- 1145 --- 8,6 ---------- abri 2 janela (nenhuma na divisão onde tenho a estação)
    23h30 - 60% ---- 13,2 -- 911 ---- 6,9 ----------- voltei a fechar 20 minutos depois
    23h50 - 68% ---- 13,4 -- 1046 --- 7,9 ---------- 20 minutos depois de janelas fechadas

    verão: 5 jun(dados de quando abri o post)
    hora ---- hr(%) -- T(ºC) - p(Pa) - ha(g/m3) - info
    19h00 - 65% ---- 23,0 -- 1827 --13,4 ---------- fechei janelas depois de arejar a casa o dia inteiro
    19h15 - 70% ---- 23,5 -- 2028 -- 14,8 --------- 15 minutos depois de ter fechado as janelas


    Já tive um caso assim, que penso ser devido a humidades ascendentes da estrutura da casa (além de um furo de água dentro implantação da casa). De manhã num dos quartos, a parede a norte até ficava molhada. Troquei essa divisão para escritório, e até o papel de impressão ficava húmido apos 2-3 dias...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jotaeme
 
0.0124 seg. NEW