Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia. Neste momento vivo no estrangeiro e pretendo arrendar o único imóvel que tenho em Portugal que comprei com muita luta e suor. O dinheiro fazia-me falta mas fico com muita ansiedade quando leio histórias de inquilinos de ma fe que nao pagam e não saem dos imóveis. Pedia se podem deixar-me algum conselho para me precaver antes de me comprometer com alguém para que essa e outras situações de burla não ocorram. Sou sozinha e isso seria uma situação difícil para eu resolver se ocorrer.

    Obrigado desde ja.
    • NLuz
    • 14 junho 2022

     # 2

    Faça um contrato de arrendamento num advogado/solicitador.
    Nada dessas minutas manhosas da NET e exiga garantia bancária.
    É logo garantia de triagem de inquilinos e uma salvaguarda que as suas rendas são pagas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doroteia
  2.  # 3

    Comece por um bom contrato de arrendamento, bem blindado! Exija fiador para a operação + caução para eventuais danos no imóvel. Faça uma boa análise da taxa de esforço do inquilino e tente arrendar a pessoas do seu circulo de influência.

    Não esquecer uma boa reportagem fotográfica a detalhas as condições em que o imóvel é entregue, bem como, todos os bens que possui e que não fazem parte da estrutura, p.e., eletrodomésticos e mobílias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doroteia
  3.  # 4

    a senhora estava ansiosa agora já a encheram de burocracia para acalmar :)))
  4.  # 5

    Tem outra solução, terceirizar isso com uma empresa que faça gestão de arrendamento e deixa de ter preocupações.
    Concordam com este comentário: Bondi
  5.  # 6

    Não sei se vou a tempo mas... se puder leia a minha má experiência num post que tenho e foi logo no 1º aluguer. Agora a segunda tentativa... fui mais cuidadoso, anda aí MUITA mas MUITA gente a tentar saltar de casa em casa sem pagar e depois de entrarem, chapéu, ninguém mais os tira, o estado protege MUITO o inquilino e zero o senhorio. E as despesas judiciais e a burocracia alimentam isto... enfim.

    Logo ao telefone nos contactos de interesse solicitei email e indiquei que iria enviar as condições para verificar se mantinham o interesse.

    Não tinha tempo para andar a perder tempo com "potenciais" interessados.

    "Exmos senhores bla bla bla, caso seja para posteriormente avançarem será necessário enviarem directamente para a minha advogada (eu não tenho nada a ver com o processo de análise):

    Fiador:
    - Documento de identificação
    - Comprovativo de morada
    - Declaração IRS de 2 anos
    - Últimos recibos de vencimento
    - Cópia do contrato de trabalho ou declaração da entidade patronal em que refira claramente o tipo de contrato e a duração (sem termo, prazo, outras…)

    Inquilinos (de TODOS os residentes):
    - Documentos pessoais
    - Declaração IRS de 2 anos
    - Últimos recibos de vencimento
    - Cópia do contrato de trabalho ou declaração da entidade patronal em que refira claramente o tipo de contrato e a duração (sem termo, prazo, outras…)

    Com fiador, proponho contrato ou anual, ou de 2 anos, pagamento de 4 rendas com a celebração do contrato e entrega das chaves (1º, 2º, 3º, último mês) mais um mês de caução.

    No caso da não apresentação de fiador, podemos celebrar um contrato anual com o pagamento de 6 rendas mais um mês de caução, com a entrega das chaves / celebração do contrato.

    Cumprimentos
    ...
    "

    Pronto, está filtrado mais de 90% dos que ligaram. Andem pelo facebook nos grupos de aluguer de casas e apt e reparem bem nos comentários e apelos da malta a perguntar onde: se aluga só com 1 mês... sem fiador e etc... uiiiiiiiiiiiiiiiii... n deles... por isso todos cuidados são poucos.

    Espero ter ajudado.

    "
    Não esquecer uma boa reportagem fotográfica a detalhas as condições em que o imóvel é entregue, bem como, todos os bens que possui e que não fazem parte da estrutura, p.e., eletrodomésticos e mobílias." Tb fiz, está em anexo no contrato assinado por ambos.
    Concordam com este comentário: imo
  6.  # 7

    Garantia bancária de 6 messes de renda, um contrato de 3 anos e uma renda racional. Se pretende faturar uma renda igual aos anuncios que andam pela net prepare-se para incumprimentos e/ou mudanças constantes de inquilinos.
    Concordam com este comentário: fagulhas, argo, imo
 
0.0119 seg. NEW