Iniciar sessão ou registar-se
    • argo
    • 20 junho 2022

     # 1

    Se calhar O ponto de partida para um contrato com base em um orçamento de valor final devia mudar para outro tipo de acordo. Ao menos tentar que os dois lados saibam ao que vão e joguem com as mesmas regras do jogo.
    • DR1982
    • 20 junho 2022 editado

     # 2

    Colocado por: Joao DiasPS: O mundo mudou… para pior… e nunca mais vai voltar a ser o mesmo… Infelizmente


    Colocado por: zedasilva
    Por muito que custe aceitar, esta é uma verdade que vamos ter que engolir.
    Concordam com este comentário:Palmix
    É por isso que eu cada vez mais tiro o chapeu a empreiteiros como o ghost12 que cumpriram as Suas obras com os orçamentos dados mesmo a ter prejuízo, mas infelizmente o mundo como dizem mudou e Homens assim ja sao cada vez menos é ha que lhes dar o valor!

    Assim como também tiro o chapéu a alguns empreiteiros da minha zona m, que até podem betonar as sapatas contra a terra, mas o valor acordado é o que se paga.
    Sao os mesmos que vendem atualmente casas prontas com terrenos e projetos e tudo incluído por 180/200k. Pois é casas de 200m2 brutos em 2022 apos as inflaçoes e os covids e as guerras e mais um par de botas. Sao sapatas contra a terra mas é o que é
  1.  # 3

    Concordo com o post @Joao Dias.
    Ainda mais quando conheço um pouco o histórico da empresa, e dos sócios fundadores da mesma. Mas claro não é por eles serem (ou parecessem) sérios que se aceita tudo o que é dito.

    Mas o Joao concorda que, pelo menos, fazer uma contra-proposta de 15% do custo da construção, e não do valor total inicial é justo, certo? Algo entre os 7% e 10% como já foi mencionado.

    Colocado por: Sasapo
    Ou pede os 40k de volta e só depois avança para tribunal para pedir o resto.

    Não querendo estar a revelar muito por uma questão de privacidade, mas de facto eles disseram que no caso de denunciarem o contrato entregam logo os 40K (alegando que não têm que dar o dobro) e depois se eu quiser contestar que vá a tribunal.
  2.  # 4

    Colocado por: Joao Dias
    Vocês quando querem são lixados. Não levem a mal, mas sinceramente, vocês que andam aqui todos os dias, já não têm desculpa para ter palas tão grandes. Ou estão completamente alienados da realidade ou então pensam (e se calhar muitos pensam) que isto dos preços dos materiais é tudo uma blague e que não passa de uma desculpa para aumentar valores desmesuradamente.
    Cada vez que aqui escrevem para o autor do tópico ir á carga com tudo para cima do construtor, é o mesmo que lhe dizer, entale lá a sua vida uns quantos anos para ver se recebe o sinal em dobro. Mas ainda ninguém parou para respirar e pensar um bocadinho que se algum dia existiu a possibilidade de qualquer firma alegar “circunstâncias especiais” é este ano. E quem sabe, espero que não, para o ano que vem. É facílimo qualquer construtor demonstrar em tribunal que quando deu o orçamento inicial no ano passado, nunca sonhou com guerras na Europa, um Covid cavalgante e um aumento de preços dos combustíveis sem precedentes. Ainda por cima nem sequer está de má fé. Devolve o sinal em singelo na hora e o aumento são “só” 15%. Não acredito nem por um segundo que esteja a meter a colher. Tenho seríssimas dúvidas que um Juiz, dada a conjuntura actual, venha a decidir contra o empreiteiro.
    E mais, o próprio user já afirmou que não encontra casa nenhuma com aquelas características por aquele valor, mesmo pagando os tais 15% a mais.
    Francamente, acho sinceramente que neste caso, nem sequer se chega a poder dizer que “mais vale engolir o sapo”. Acho que é mais estar-se a fazer uma tempestade num copo de água.
    Para terminar, em 2020, eu diria que era má fé do construtor e que não passava de um oportunista. Os contratos são para cumprir, e eu sempre fui um acérrimo defensor da transparência e equidade entre as partes. Mas neste caso em específico, honestamente, não partilho nadada opinião da maioria de que são todos uns chupistas e que este é mais um.
    Podem bater á vontade, já estou habituado…

    PS: O mundo mudou… para pior… e nunca mais vai voltar a ser o mesmo… Infelizmente
    Concordam com este comentário:patona,Palmix

    Quem tem palas grandes é o joao dias. Porque está a ver o lado do vendedor.
    O Dr1982 tem razao. A conjuntura é valida para os dois lados. O forista com a subida das taxas chegava junto do construtor e dizia para ele devolver o sinal ou reduzir ao valor da casa.
    O problema do autor do topico é querer muito a casa e achar que está a compra-la abaixo do valor do mercado. Daqui a 1 ano será que vai pensar assim e com mais 60k em cima?
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 5

    Deixo o meu testemunho, que vivo uma realidade semelhante.

    Em jul-2021 recebo orçamentos, para construção de uma moradia. Pesados e analisados os documentos, avançamos com a adjudicação a uma empresa. Fica decidido que algumas especialidades, se encontradas melhores condições, serão contratadas à parte.
    A empresa pede-nos apenas para que eletricidade, pedreiro e canalização sejam contratadas à mesma. Concordamos.

    A obra arranca no inicio de Ago-2021. entretanto, param a obra 3 meses...os fiscais da Câmara local supostamente embargam a obra, onde mais tarde se concluiu que não havia obra para embargar...enfim, histórias...

    Obra volta a arrancar em mar-2022. Em abril, a empresa chama-nos informando que dada a conjuntura atual, teria que rever os preços e aumentar em 35%+IVA o valor dos trabalhos restantes.
    Fomos analisar a subida de preços, em que percentagens e em que rúbricas.
    Grosso modo, temos aumentos muito significativos (30-40%) no m3 de betão armado, justificados por um aumento de 30% no betão, 100% no ferro e 20% no transporte.
    Aumento de 33% do sistema de isolamento (sistema capoto da FASSA), justificado pelo aumento de preço no produtor.
    Depois temos aumentos residuais dos blocos, mão-de-obra.

    Ao analisarmos o contrato de empreitada, verificamos que o mesmo NÃO prevê a revisão de preços.

    A minha conclusão, e porque a obra tem andado, é que terei que cortar numa série de coisas, para fazer face ao aumento dos preços. Algumas coisas que ia comprar agora, vou deixar para o final do ano, na esperança que os preços baixem.
    Tínhamos planeado fazer uma piscina, que muito provavelmente, ficará por fazer.

    Se podia ir com tudo para cima da empresa de construção? Podia, mas e quando é que teria o meu problema resolvido? E a empresa sobreviveria a uma nega de todos os clientes? E eu iria conseguir contratar outra empresa que me fizesse o mesmo orçamento inicial que tinha?
    Temos que ir com calma, e acima de tudo seriedade de parte a parte.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Nunosoares
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patona
  4.  # 6

    Colocado por: Joao Dias
    Vocês quando querem são lixados. Não levem a mal, mas sinceramente, vocês que andam aqui todos os dias, já não têm desculpa para ter palas tão grandes. Ou estão completamente alienados da realidade ou então pensam (e se calhar muitos pensam) que isto dos preços dos materiais é tudo uma blague e que não passa de uma desculpa para aumentar valores desmesuradamente.
    Cada vez que aqui escrevem para o autor do tópico ir á carga com tudo para cima do construtor, é o mesmo que lhe dizer, entale lá a sua vida uns quantos anos para ver se recebe o sinal em dobro. Mas ainda ninguém parou para respirar e pensar um bocadinho que se algum dia existiu a possibilidade de qualquer firma alegar “circunstâncias especiais” é este ano. E quem sabe, espero que não, para o ano que vem. É facílimo qualquer construtor demonstrar em tribunal que quando deu o orçamento inicial no ano passado, nunca sonhou com guerras na Europa, um Covid cavalgante e um aumento de preços dos combustíveis sem precedentes. Ainda por cima nem sequer está de má fé. Devolve o sinal em singelo na hora e o aumento são “só” 15%. Não acredito nem por um segundo que esteja a meter a colher. Tenho seríssimas dúvidas que um Juiz, dada a conjuntura actual, venha a decidir contra o empreiteiro.
    E mais, o próprio user já afirmou que não encontra casa nenhuma com aquelas características por aquele valor, mesmo pagando os tais 15% a mais.
    Francamente, acho sinceramente que neste caso, nem sequer se chega a poder dizer que “mais vale engolir o sapo”. Acho que é mais estar-se a fazer uma tempestade num copo de água.
    Para terminar, em 2020, eu diria que era má fé do construtor e que não passava de um oportunista. Os contratos são para cumprir, e eu sempre fui um acérrimo defensor da transparência e equidade entre as partes. Mas neste caso em específico, honestamente, não partilho nadada opinião da maioria de que são todos uns chupistas e que este é mais um.
    Podem bater á vontade, já estou habituado…

    PS: O mundo mudou… para pior… e nunca mais vai voltar a ser o mesmo… Infelizmente
    Concordam com este comentário:patona,Palmix

    O João até poderia ter alguma razão, se estivesse a falar de um empreiteiro que assumiu uma empreitada, mas neste caso é um promotor imobiliário que quis vender antes de iniciar a obra para receber 40k para se financiar.
    Poderia ter financiado a obra com capitais próprios ou com financiamento bancário. Conheço alguns promotores que estão a construir mas não tem os imóveis à venda, para não correrem esse risco.
    Conheço promotores que tem prédios em construção, e aumentaram o preço dos apartamentos que estavam por vender, os que estavam vendidos não alteram o preço, como me parece evidente.
    O risco do aumento dos custos tem que ficar do lado de quem decide construir, se não quer arriscar, fica sossegadinho.
    Concordam com este comentário: NTORION, desofiapedro
    • FFCL
    • 20 junho 2022

     # 7

    Colocado por: Joao Dias
    Vocês quando querem são lixados. Não levem a mal, mas sinceramente, vocês que andam aqui todos os dias, já não têm desculpa para ter palas tão grandes. Ou estão completamente alienados da realidade ou então pensam (e se calhar muitos pensam) que isto dos preços dos materiais é tudo uma blague e que não passa de uma desculpa para aumentar valores desmesuradamente.
    Cada vez que aqui escrevem para o autor do tópico ir á carga com tudo para cima do construtor, é o mesmo que lhe dizer, entale lá a sua vida uns quantos anos para ver se recebe o sinal em dobro. Mas ainda ninguém parou para respirar e pensar um bocadinho que se algum dia existiu a possibilidade de qualquer firma alegar “circunstâncias especiais” é este ano. E quem sabe, espero que não, para o ano que vem. É facílimo qualquer construtor demonstrar em tribunal que quando deu o orçamento inicial no ano passado, nunca sonhou com guerras na Europa, um Covid cavalgante e um aumento de preços dos combustíveis sem precedentes. Ainda por cima nem sequer está de má fé. Devolve o sinal em singelo na hora e o aumento são “só” 15%. Não acredito nem por um segundo que esteja a meter a colher. Tenho seríssimas dúvidas que um Juiz, dada a conjuntura actual, venha a decidir contra o empreiteiro.
    E mais, o próprio user já afirmou que não encontra casa nenhuma com aquelas características por aquele valor, mesmo pagando os tais 15% a mais.
    Francamente, acho sinceramente que neste caso, nem sequer se chega a poder dizer que “mais vale engolir o sapo”. Acho que é mais estar-se a fazer uma tempestade num copo de água.
    Para terminar, em 2020, eu diria que era má fé do construtor e que não passava de um oportunista. Os contratos são para cumprir, e eu sempre fui um acérrimo defensor da transparência e equidade entre as partes. Mas neste caso em específico, honestamente, não partilho nadada opinião da maioria de que são todos uns chupistas e que este é mais um.
    Podem bater á vontade, já estou habituado…

    PS: O mundo mudou… para pior… e nunca mais vai voltar a ser o mesmo… Infelizmente
    Concordam com este comentário:patona,Palmix


    João, desculpe mas quem é de palavra convém que a mantenha.
    Estou a comprar em condições semelhantes, o construtor já me disse pessoalmente que este ano a casa custaria mais 30000€ mas como é de palavra mantém o acordado. Não sei quanto está a ganhar e sinceramente não quero saber porque meus também já lá tem uma quantia significante.
    O que me disse, e aí dou-lhe toda a razão, é que não volta a vender nem em projeto nem em construção.
    A malta vai á lambão e anda com o valor do sinal á frente. Os mercados mudam todos os dias, se facilmente uma construção vai além dos 12 meses mais vale vender pronta que corre menos riscos
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 8

    Os promotores são uns tesos e depois querem construir com o dinheiro dos clientes.
    Eu nunca comprava em construção. Muito menos adiantar 40k.
    Imaginem que o dono da empresa promotora morre e nao tem seguidores para concluir a obra? Onde ficam os sinais?
    Concordam com este comentário: palmstroke
  6.  # 9

    Colocado por: Palmix 100% no ferro
    E o de é que esta seriedade na empresa nestes ponto? O ferro onde é que duplicou o preço? Pois
    Concordam com este comentário: P@rAdiS3
    • ibyt
    • 20 junho 2022

     # 10

    Colocado por: SirruperOs promotores são uns tesos e depois querem construir com o dinheiro dos clientes.

    Nos últimos 6 anos os juros estiveram muito baixos. É deveras estranho que nos últimos anos se tenha recorrido a este método de "financiamento".
  7.  # 11

    Colocado por: SirruperEu nunca comprava em construção.

    Comprar em construção é o ideal, pode personalizar a casa ao seu gosto, mas claro tem que selecionar bem a empresa a quem compra a casa, e felizmente ainda anda por aí muita gente séria.
    Os bons promotores nem precisam do dinheiro dos clientes, uma empresa honesta não inicia uma obra a contar com o dinheiro dos clientes para a concluir, pois pode não conseguir vender durante a construção.
    Infelizmente conheço muita gente a entregar sinais avultados para comprar apartamentos em construção, a empresas acabadas de ser criadas.
  8.  # 12

    Colocado por: DR1982E o de é que esta seriedade na empresa nestes ponto? O ferro onde é que duplicou o preço? Pois
    Concordam com este comentário:P@rAdiS3


    É a mesma de quem defende que a 400k o empreiteiro está a ter prejuízo e não menos lucro 😂 especialmente porque nem tem lá € enterrado
  9.  # 13

    Então mas neste caso é fácil, o custo a mais paga o Cliente, sera que a margem de lucro do promotor baixou? Ou do cliente é que se lixa e o promotor pelos vistos ainda lambe mais 15% do valor do terreno?
    Quando é que iniciaram as obras? Sera que aumentou logo tudo a correr no dia a seguir a assinar o CPCV, sera que quando a obra iníciou nao foi dentro dos preços previstos?

    De resto claro que a user vai ficar com a casa, isso ja se sabe desde o primeiro post, e se tem possibilidades para isso e mesmo após o aumento ainda acha um bom negócio é melhor do que travar uma guerra em tribunal.
    O que não significa que o promotor nao seja um aproveitador.
  10.  # 14

    Colocado por: DR1982



    Sinceramente já não tenho presente se era varão de 12 ou de 16, mas tenho algumas faturas com preços de 0,80€/kg e agora com 1,33€/kg, portanto um aumento de 66%...à cautela, numa revisão de preço o pessoal já prevê nova subida.
    • ibyt
    • 20 junho 2022

     # 15

    Muitos materiais que não dependem da personalização do comprador podiam ter sido comprados depois da assinatura do CPCV. Não é correcto imputar esses desvios aos comprador.
  11.  # 16

    Colocado por: Palmix

    Sinceramente já não tenho presente se era varão de 12 ou de 16, mas tenho algumas faturas com preços de 0,80€/kg e agora com 1,33€/kg, portanto um aumento de 66%...à cautela, numa revisão de preço o pessoal já prevê nova subida.
    Pois, ou seja mais 34% de “ja agoras”, mas se subir mais um bocado nova revisão de preços, isto o que custa é começar,
    Depois é sempre a dar-lhe. É por situações destas que eu sou contra as revisões de preços, nao porque nao as entenda, e tratando-se de um cenário de subidas fora do comum ate as poderia aceitar com total transparência, mas o mal é este mesmo, aproveitam se logo para fazer lucro em cima da coisa
  12.  # 17

    Colocado por: patonaConcordo com o post @Joao Dias.
    Ainda mais quando conheço um pouco o histórico da empresa, e dos sócios fundadores da mesma. Mas claro não é por eles serem (ou parecessem) sérios que se aceita tudo o que é dito.

    Mas o Joao concorda que, pelo menos, fazer uma contra-proposta de 15% do custo da construção, e não do valor total inicial é justo, certo? Algo entre os 7% e 10% como já foi mencionado.


    Não querendo estar a revelar muito por uma questão de privacidade, mas de facto eles disseram que no caso de denunciarem o contrato entregam logo os 40K (alegando que não têm que dar o dobro) e depois se eu quiser contestar que vá a tribunal.

    Com certeza que sim, acho que deve mesmo fazer uma contraproposta até para mostrar que está de boa fé e com vontade de ficar com a casa, porque de facto está. E ao contrário do que muita gente escreveu ai para trás, eu não estou de forma alguma do lado do construtor, simplesmente sei, porque ando nisto todos os dias e conheço a realidade (não a do forum) mas aquela que custa ver porque não dá jeito, que isto de facto está uma loucura de gerir. Ninguém trabalha para perder dinheiro e tem de haver algum bom senso.
    E sinceramente, não sinto pelo seu discurso, que esteja a haver qualquer tipo de aproveitamento só porque sim. Posso estar enganado, mas é o que sinto.
    Eu falo por mim, já nem sei o que é fazer um orçamento sem primeiro ter de escrutinar o valor de tudo até ao último parafuso se for preciso. E validade do orçamento, actualmente são 5 dias. E mesmo assim, por ridículo que pareça, este ano já tive de emendar um orçamento dado num Sábado porque na Segunda-feira ás 07h00 recebi um aumento de 17% no valor daquele soalho em específico. Só visto, que isto contado eu até compreendo que ninguém acredite.
    É como estamos.
  13.  # 18

    O que é certo é que caso a user desistisse da casa, o promotor devolvia 40k e tinha obtido 40k durante ano e meio a custo zero para alavancar a construção de uma obra com a qual vai ganhar dinheiro. Bem melhor do que correr riscos com o dinheiro próprio ou pagar juros ao banco 😀
    Concordam com este comentário: JPJDLV
  14.  # 19

    Colocado por: Pickaxe
    Comprar em construção é o ideal, pode personalizar a casa ao seu gosto, mas claro tem que selecionar bem a empresa a quem compra a casa, e felizmente ainda anda por aí muita gente séria.
    Os bons promotores nem precisam do dinheiro dos clientes, uma empresa honesta não inicia uma obra a contar com o dinheiro dos clientes para a concluir, pois pode não conseguir vender durante a construção.
    Infelizmente conheço muita gente a entregar sinais avultados para comprar apartamentos em construção, a empresas acabadas de ser criadas.

    Quem quer personalizar constroi.
  15.  # 20

    Colocado por: SirruperQuem quer personalizar constroi.

    Não necessariamente.
 
0.0367 seg. NEW