Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou em vista de escriturar um terreno e estou com uma questão que é a seguinte:

    Nunca pensei mas o terreno em causa tem menos área que aquela que vem na caderneta predial. Tem cerca de 30m2 a menos. Depois de alguma discussão com o proprietário lá chegámos a uma acordo e consegui da parte dele algum dinheiro.

    Agora a minha dúvida é que implicações irei ter de futuro ao nível de pagamento de impostos ou taxas, pelo facto de estar a pagar pur um terreno de 441,50m2 e ele na realidade apenas ter 411.50m2. Vai ter impacto? Posso fazer uma nova medição e acertar a àrea, em termos de documentação?

    Muito Obrigado desde já pela vossa ajuda.
  2.  # 2

    Pela experiência que tive, pode pedir uma correcção de areas, baseada em levantamento topográfico prévio.

    Basta para isso contactar um Notário, que tratarão de toda a documentação.
  3.  # 3

    Vai à concervatória a vê o que dizem, eu tive um caso semelhante, mas ao contrario, num terreno pouco mais pequeno que o seu, o terreno tinha mais 20 e tal metros quadrados a mais que na escritura e eu tinha de acertar isso para poder construir o que queria e não foi facil convercer a conservatoria. com as finanças não houve problema (nem mudaram nada porque a diferença não era muita)
  4.  # 4

    Mas relativamente ao IMI anual, acham que vou estar todos anos a pagar mais por este erro?
    • ecsm
    • 15 janeiro 2010

     # 5

    Se não fizer a alteração, sim, porque o que conta é o que consta nas finanças.
    Terá de fazer a actualização nas finanças e a seguir na conservatória, mas dependedo da localização, a diferença no IMI não será muita.
    Se quiser construir aí sim pq tendo um terreno maior, em princípio terá um índice de construção maior.
    Tambem me aconteceu o mesmo, mas ao contrário e a diferença no iMI não é significativa
 
0.0099 seg. NEW