Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, dada a minha péssima experiência no primeiro contrato...

    Agora na segunda tentativa... fui mais cuidadoso, anda aí MUITA mas MUITA gente a tentar saltar de casa em casa sem pagar e depois de entrarem, chapéu, ninguém mais os tira, o estado protege MUITO o inquilino e zero o senhorio, então se tiverem crianças. E as despesas judiciais e a burocracia alimentam isto porque muitos nem sequer entram com o processo... enfim. É preferível não alugar do que ter chatices, e quem quer MESMO apresenta todos os documentos que solicitei sem qq problema. Pode não valer nada a filtragem, não se sabe o dia de amanhã, de repente tantos com a pandemia ficaram sem recursos, mas acredito que o que fiz ajudou a filtrar.

    Ligavam porque viram o anúncio, queriam ir ver... eu falava, ok, bla bla bla... solicitava o email e indicava que iria enviar as condições para verificar se mantinham o interesse na visita.

    Mail tipo, +/- isto:

    "Exmos senhores bla bla bla... após a visita caso seja para posteriormente avançarem com contrato será necessário enviarem directamente para a minha advogada (sendo que eu não tenho nada a ver com o processo de análise nem irei ter acesso aos vossos documentos) os seguintes documentos:

    Fiador:
    - Documento de identificação
    - Comprovativo de morada
    - Declaração IRS de 2 anos
    - Últimos recibos de vencimento
    - Cópia do contrato de trabalho ou declaração da entidade patronal em que refira claramente o tipo de contrato e a duração (sem termo, prazo, outras…)

    Inquilinos (de TODOS os residentes):
    - Documentos pessoais
    - Declaração IRS de 2 anos
    - Últimos recibos de vencimento
    - Cópia do contrato de trabalho ou declaração da entidade patronal em que refira claramente o tipo de contrato e a duração (sem termo, prazo, outras…)

    Com fiador, proponho contrato ou anual, ou de 2 anos, pagamento de 4 rendas com a celebração do contrato e entrega das chaves (1º, 2º, 3º, último mês) mais um mês de caução.

    No caso da não apresentação de fiador, podemos celebrar um contrato anual com o pagamento de 6 rendas mais um mês de caução, com a entrega das chaves / celebração do contrato.

    Cumprimentos
    ...
    "

    Pronto, está filtrado mais de 90% dos que ligaram. Andem pelo facebook nos grupos de aluguer de casas e apt e reparem bem nos comentários e apelos da malta a perguntar onde: se aluga só com 1 mês... sem fiador e etc... uiiiiiiiiiiiiiiiii... n deles... por isso todos cuidados são poucos.

    Tb fiz uma reportagem fotográfica detalhada de TUDO (em anexo e assinada por ambos) e coloquei tudo listado no texto do contrato, máquinas, torneiras, até o canhão da fechadura da entrada (caso perca chaves tem substituir por igual marca e modelo (400€).

    Espero ter ajudado. Exagerei ? No meu ver não. Dos sei lá... 30 telefonemas, 4 mantiveram visita e 3 semanas depois estava alugado. Alguns responderam torto ao email que eu era muito exigente (nem respondi), outros nem ligaram mais... não quero saber, quem está por bem é como digo, apresenta tudo sem problemas e eu nem vi nada, foi a advogada que deu o ok.
    Concordam com este comentário: imo
  2.  # 2

    Fez muito bem. Fiz algo idêntico.

    Ligavam sempre com muito interesse, mas a partir do momento que eu dizia que só marcava visita depois de me mostrarem os documentos (digital por email/whatsapp ou ao vivo), nunca recebia um 2o contacto dos mesmos.

    Fiz também reportagem fotografica exaustiva, e ficou escrito no contrato algo do género "evidencia fotográfica dos bens existentes / estado dos mesmos é a que foi enviado dia x por email do senhorio para o email do inquilino".. E ainda mais uma listagem anexa ao contrato, com 2 ou 3 páginas com uma tentativa de descritivo de todas os bens existentes em todas as divisoes. do género "estore elétrico funcional c/ motor"; "porta com maçaneta com marcas de uso"; "sanita com autoclismo funcional" ou "lavatório com torneira dupla"; "candeeiro com lampada funcional"; etc etc. Adicionalmente, seguro do imóvel com proteção ao recheio.

    Depois quixam-se que os preços do arrendamento estão caros.
  3.  # 3

    Colocado por: joel.vasco4Fez muito bem. Fiz algo idêntico.

    Ligavam sempre com muito interesse, mas a partir do momento que eu dizia que só marcava visita depois de me mostrarem os documentos (digital por email/whatsapp ou ao vivo), nunca recebia um 2o contacto dos mesmos.

    Fiz também reportagem fotografica exaustiva, e ficou escrito no contrato algo do género "evidencia fotográfica dos bens existentes / estado dos mesmos é a que foi enviado dia x por email do senhorio para o email do inquilino".. E ainda mais uma listagem anexa ao contrato, com 2 ou 3 páginas com uma tentativa de descritivo de todas os bens existentes em todas as divisoes. do género "estore elétrico funcional c/ motor"; "porta com maçaneta com marcas de uso"; "sanita com autoclismo funcional" ou "lavatório com torneira dupla"; "candeeiro com lampada funcional"; etc etc. Adicionalmente, seguro do imóvel com proteção ao recheio.

    Depois quixam-se que os preços do arrendamento estão caros.


    Pois... tem que ser... eu nem pedi para mim os docs, pedi e cedi o email directo da advogada a quem quis continuar no processo. Depois dos que seguiram, ela é que recomendou o inquilino...

    Anda MUITA gente a dar golpe atrás de golpe, isto não garante nada mas limpou 90% dos interessados.
  4.  # 4

    Depois queixam-se que há falta de imóveis para alugar... O senhorio não está minimamente salvaguardado...
    Dizem que os senhorios são muito exigentes, mas um possível arrendatário que não tem condições para pagar três meses de renda, na minha opinião, não tem condições financeiras para garantir ao senhorio segurança. Os meus país têm uma casa arrendada e outra vazia, porque os últimos arrendatários só deram problemas. Não eram permitidos animais, quando foram para lá decidiram adotar um cão de grande porte. Destruiu mobiliário, rodapés, móveis de cozinha todos arranhados, chão todo arranhado... Num apartamento acabado de remodelar... Foram cerca de 6000€ de prejuízo... Mais vale estar vazio...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 5

    Colocado por: Tiagonvs29Depois queixam-se que há falta de imóveis para alugar... O senhorio não está minimamente salvaguardado...
    Dizem que os senhorios são muito exigentes, mas um possível arrendatário que não tem condições para pagar três meses de renda, na minha opinião, não tem condições financeiras para garantir ao senhorio segurança. Os meus país têm uma casa arrendada e outra vazia, porque os últimos arrendatários só deram problemas. Não eram permitidos animais, quando foram para lá decidiram adotar um cão de grande porte. Destruiu mobiliário, rodapés, móveis de cozinha todos arranhados, chão todo arranhado... Num apartamento acabado de remodelar... Foram cerca de 6000€ de prejuízo... Mais vale estar vazio...

    E não permitir animais...é permitido? Parece-me que, apesar de haver "liberdade contratual" nos termos dos acordos, há coisas que estarão salvaguardadas por lei. Essa será uma delas, não? Por acaso gostava de saber com certeza...
  6.  # 6

  7.  # 7

    Atenção que eu adoro animais! Os donos é que são o problema... E como devem imaginar uma fatura de 6000€ numa casa recém renovada é dose... Por isso mais vale prevenir!
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
 
0.0137 seg. NEW