Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, o meu termoacumulador elétrico de 50L avariou e vou comprar outro. Somos 2 cá em casa e no geral até se aguentava para 2 banhos não muito demorados, era antiguinho e tinha temperatura fixa a escaldar.

    A minha questão é se em termos de gasto energético para dois banhos semelhantes faz muita diferença um acumulador de 50L vs 80L, isto porque a ideia que tenho é que se tenho um de 50L mas vou ter de o por a 65º para dar para dois banhos se calhar acaba por gastar o mesmo que um de 80L a 55º.

    Do de 50L para o de 80L a diferença de preço é pouca, a minha dúvida é mais pela poupança na conta da eletricidade.

    obrigado desde já
  2.  # 2

    Colocado por: manuel.r2
    A minha questão é se em termos de gasto energético para dois banhos semelhantes faz muita diferença um acumulador de 50L vs 80L, isto porque a ideia que tenho é que se tenho um de 50L mas vou ter de o por a 65º para dar para dois banhos se calhar acaba por gastar o mesmo que um de 80L a 55º.

    Do de 50L para o de 80L a diferença de preço é pouca, a minha dúvida é mais pela poupança na conta da eletricidade.
    Para duas pessoas considere um termoacumulador hibrido. Algo mais caro ao comprar, mas com os custos de energia como estão....

    termoacumulador:
    https://www.edp.pt/edp-store/termoacumulador/ariston-295?varId=24&ec_source=google&ec_medium=shopping&ec_campaign=b2c-termoacumuladores&ec_term=-ddc&gclid=Cj0KCQjw2MWVBhCQARIsAIjbwoNb03PgBp3Q0RIsI8lbelHNcveSVuOjpi_34sOln6RtydbMCYIaCyQaAsDUEALw_wcB

    termoacumulador hibrido:
    https://www.edp.pt/edp-store/termoacumulador-hibrido/ariston-274?varId=19

    veja os consumos
  3.  # 3

    Colocado por: manuel.r2para 2 banhos não muito demorados, era antiguinho e tinha temperatura fixa a escaldar.


    Termocauluadores elétricos? porque não troca por outro sistema! Nos dias de hoje são soluções de ultimo recurso. São baratos, mas caros ao final de cada mês na conta de eletricidade.

    Outra solução, passaria por saber se há gás natural e/ou se tem espaço para integrar outro tipo de equipamentos.
  4.  # 4

    TL/DR o acumulador mais pequeno é mais "eficiente"

    De uma forma geral o de 80L será ligeiramente menos eficiente, assumindo equipamentos do mesma marca/modelo, só variando na capacidade.

    Para elevar cada litro de agua em 1ºC são precisos 4.18Kjoule ou 1.16Wh, seja qual for o tamanho do deposito.
    O de 80L tem mais agua, logo precisa de mais energia, mas também tem mais agua quente, logo vai dar ao mesmo.

    O problema está principalmente nas perdas de temperatura para o exterior. O deposito por mais isolado tem sempre perdas de temperatura para o exterior, e quando maior for a deposito, maior é a área por onde se dão essas perdas.

    Por outro lado, essas perdas para o exterior medem-se em valor na ordem dos 1-1.5kWh/dia, o que não é por ai além, mas ainda são uns 5Eur por mes nessas perdas no cenário pior (acumulador sempre ligado e sem gastar agua)

    Encontra essas perdas na ficha técnica dos equipamentos na linha "Dispersão termica" ou algo similar, como no exemplo abaixo.
      Screenshot 2022-06-22 at 12.07.20.png
  5.  # 5

    Colocado por: Ricardo.mrdSão baratos, mas caros ao final de cada mês na conta de eletricidade.
    O hibrido se não me falham as contas, para duas pessoas tem um custo em eletricidade a rondar os 9-10 euros mês. O termoacumulador normal, mesmo em modo eco deve rondar o dobro.

    Tb tem de se avaliar se compensa colocar equipamentos mais caros, e quantos anos demora abater a diferença.

    Para uma família de 4 os cálculos já seriam diferentes.
  6.  # 6

    Colocado por: HAL_9000Para duas pessoas considere um termoacumulador hibrido. Algo mais caro ao comprar, mas com os custos de energia como estão....


    Fazem um bocado de barulho e requerem alguma volumetria de ar em volta deles.
    Numa area técnica/lavandaria tudo bem, se for para ficar numa cozinha é capaz de incomodar o barulho.

    Também andei a considerar até ver um a trabalhar. 50dB é muito :)
  7.  # 7

    Colocado por: hangasNuma area técnica/lavandaria tudo bem, se for para ficar numa cozinha é capaz de incomodar o barulho.
    Sim, encomendei um para os meus sogros, e dado o tamanho do aparelho confirmo que não é de todo para instalar numa cozinha que não tenha espaço.

    Ainda bem que alertou para esse facto, nem me ocorreu a possibilidade de as instalações estarem na cozinha. Isso e em relação ao barulho. Eu de facto n sei, porque o dos meus sogros ficou na zona técnica fora de casa.
  8.  # 8

    Compre um termoacumulador de 80 litros. Regule-o para os 60º (costuma ser essa a regulação ECO)...

    Mas não dê mais que 200 eur por ele (e já não é dos mais baratos). Para dar uma fortuna por um termoacumulador, mais vale comprar uma bomba de calor.

    Só para poupar no consumo de energia a diferença de preço para equipamentos mais caros, têm que passar uma carrada de anos. E os mais caros também avariam...
  9.  # 9

    Boa tarde,

    Minha opinião, vale mais dar um pouco mais por um termo acumulador eficiente (300 e poucos euros) do que 200 por um "normal".
    Bomba de calor para 2 pessoas? Qual o custo de uma bomba de calor das mais básicas que existam? 1300/1500?
    Eu comprei um fleck duo 7, 80 litros custou 350 se não estou em erro.
    Gasto com ele 100/120 KW por mês. (como tenho painéis fotovoltaicos, parte do ano gasto 0 do meu bolso) mas mesmo que não tivesse seriam 20 euros para aquecer agua. Eu não acho descabido.
    Com bomba de calor gastariam 10€? E em quantos anos está paga a diferença?
    E como qualquer equipamento, a bomba de calor também avaria....
  10.  # 10

    Colocado por: ematosCom bomba de calor gastariam 10€?
    Com um hibrido gasta esses 10 Euros. Para a diferença para um eco em cerca de 6 anos. Vale o que vale, cada um deve fazer as contas e ver em que situação consegue o melhor negócio.
 
0.0141 seg. NEW