Iniciar sessão ou registar-se
    • ecsm
    • 15 janeiro 2010

     # 1

    Uma ou várias!
    Informaram-me neste forum, há uns tempos, do programa SKetchup e tenho feito as minhas tentativas de fazer algo que se parecesse com uma casa.
    Não foi fácil, mas já se percebe alguma coisa.
    Não sou expert por isso os mais entendidos encontrarão muitos erros.
    Mas as opiniões que peço são em relação ao projecto em si e não à tecnica usada no programa, que essa só dá uns ares da coisa, embora, modéstia á parte, para aquilo que eu sabia, que era zero, acho que não está nada mal.
    A construção inicial vê-se na planta interior a castanho e já tem a remodelação concluida. Agora vou discutir com o arquitecto a ampliação ( que é a parte branca) mas ter tido a possibilidade de explorar várias hipoteses no programa foi muito divetido e também esclarecedor.
    Os telhados, p. ex não fazia ideia de como ficariam e agora já tenho essa noção.
    As partes que me levantam mais questões são.
    1- o telhado da sala ficar com uma água apenas sendo que a medida exterior é de 4,10m (lado mais pequeno do rectângulo)
    2- A porta/janela está numa parede onde será a zona de refeições. Será que deve ser trocada com a janela que está na zona entre a sala e a passagem pelo forno ? Coloquei-a aí porque essa parede será a única virada a poente e a porta/janela aí, penso que receberá mais luz do que uma janela.
    3- Justifica-se haver uma porta de entrada quando na sala já existe uma porta? A ideia é não ter de trespassar a sala para entrar e assim ficar com acesso mais fácil e directo ao resto da casa.
    4 A porta da sala também seria dispensável mas como a parte maior do terreno fica virada para aí, penso que deve haver uma porta para acesso
    5- O que será melhor- uma porta de postigo ou uma porta/janela?
    Agradeço então as vossas opiniões sobre estes aspectos ou outros que não vos pareçam bem.
    Mexam e remexam à vontade
    Tudo está em aberto e as vossas opiniões de entendidos são sempre importantes e bem vindas
    Um abraço
    ecsm
    • ecsm
    • 15 janeiro 2010

     # 2

    Planta interior
      int com amplia sem mobilias.jpg
    • ecsm
    • 15 janeiro 2010

     # 3

    Exterior
    O alpendre fica virado a norte
      exterior1.jpg
    • ecsm
    • 15 janeiro 2010

     # 4

    Exterior 2
      exterior sul -poente.jpg
    • ecsm
    • 15 janeiro 2010

     # 5

    Porta /janela e churrasqueira a poente
    Restantes portas a sul
  1.  # 6

    excelente organigrama ( esquema funcional), o seu arquitecto vai adorar, a mim deu-me logo vontade de afinar, tipo como por exemplo reduzir aquele 1º espaço da sala e transforma-lo num hall e assim alargar mais a sala, isto tambem porque uma das coisas que é necessário é ter um hall de entrada (lei das acessibilidades) com pelo menos 1,5 m.
    Outra coisa é depois desse hall de entrada por ai o Q2, pois onde está poderá servir melhor talvez como futura despensa/ lavandaria.
    • ecsm
    • 15 janeiro 2010

     # 7

    Marco
    Obrigado
    Pois. Essa é outra dúvida
    Aquele 1º espaço da sala , tem o objectivo de tornar a sala mais ampla e aberta e ser usado como sala, mas realmente não sei se não estou a pensar errado.
    Esse espaço tem 3X 3,90 e se calhar será um espaço desaproveitado. acha isso?
    A outra sua ideia não percebi muito bem, mas se se refere à zona onde está a porta/janela, esse espaço foi pensado assim porque é o único que ficará orientado a poente e para mim o sol a entrar numa sala até quase ao fim do dia é mto importante.
    Já nos quartos , não faço questão.
    Não sei se era isto que queria dizer, mas o que é que acha?
  2.  # 8

    Só por curiosiade
    Em que zona do país fica a sua casa?
    E já agora parabens pelos desenhos
    Eu também tentei o sketchup mas não consegui nada. Acho muito complicado.
    Quanto ao projecto, porque não pensa ampliar a sala no seguimento da construção existente. Evitava aquele L pequeno
    • ecsm
    • 15 janeiro 2010

     # 9

    A casa fica no Alentejo e já agora aproveito para dizer que tentei manter ao máximo a traça e materiais originais.
    Inclusivamente, o telhado foi todo levantado, aplicado roofmate e as telhas aproveitadas. As que faltaram o empreiteiro conseguiu arranjar telha igual usada.
    Piquei as paredes em pior estado, mas as que foi possível, só raspei e reparei, para ficarem com a "patine" da casa.
    Consegui manter um forno e uma lareira de chão que, em princípio irá ficar num dos quartos.
    Tive pena de não poder manter uma manjedoura, mas aí tive que fazer zona de circulação.
    O tal L, tb não é muito do meu agrado, mas a casa não tem a melhor orientação solar - é norte /sul mais ou menos e não apanha muito sol.
    Daí pensar para a ampliação criar pelo menos uma parte virada a poente para deixar entrar o sol, embora, realmente nas construções alentejanas isto não seja muito comum.
    Mas entre ter uma construção tipicamente alentejana e a casa às escuras, prefiro mesmo o L.
    Já agora, olhando para os desenhos do exterior, acha(m) que se consegue identificar a casa como sendo alentejana?
  3.  # 10

    Calculei que fosse e já tem a resposta á sua pergunta.
    Eu também tenho estado a recuperar uma na zona de Évora e também tentei ao máximo manter as características da casa.
    Quanto á orientação solar, não se esqueça que aqui o verão é duro. se calhar a orientação original da casa até é a mais conveniente, pois assim o sol não entra de "chapa".
    mas isto é só a minha opinião de utilizadora. Não sou arquitecta, nem engenheira, nem construtora como alguns elementos aqui do forum.
    Esses sim estão mais habilitados a dar opiniões técnicas e realmente, têm-me ajudado bastante.
    boa sorte com os seus projectos
    • ecsm
    • 15 janeiro 2010

     # 11

    Obrigada pela sua colaboração.
    Vou ficar à espera de mais opiniões e sugestões, desta vez dos mais entendidos
    ecsm
    • lobito
    • 17 janeiro 2010 editado

     # 12

    Não sou entendida, mas também acho que, a menos que haja alguma coisa no terreno que tenha obrigado a essa orientação, é talvez mais prudente mantê-la: eles lá sabem porque é que deram essa orientação à casa. Se tiver tempo, estude-a em várias épocas do ano.
    • ecsm
    • 18 janeiro 2010

     # 13

    Pois, tenho pensado nisso e tenho estado lá desde julho, inclusivamente, passei lá uma semana mais ou menos acampado em Agosto.
    O que é curioso é que a parte virada a norte que é a que tem melhor vista é muito ventosa e por isso optei por virar a casa mais para sul, embora a vista não seja a melhor e para nascente que é onde fica a maior área de terreno, mas deixo uma possibilidade tambem para norte, porque como será uma casa de fim de semana, a utilizaç
    ao vai ser essencialmente no exterior, sempre que possível,
    Mas como a poente não tem outra hipotese, de arranjar uma janela, então optei pelo tal L.
    Mas na sua opinião, acha que não se adequa à arquitectura alentejana?
  4.  # 14

    Não tenho opinião nenhuma sobre isso, à partida parece-me um acrescento equilibrado. Só comentei sobre o facto de estar convencida de que vale a pena respeitar as escolhas dos construtores originais que, penso eu, se basearam num conhecimento directo do local (também terão feito asneiras, claro, mas como diz um irmão meu, não é que as soluções antigas sejam por definição as melhores, é que soferam normalmente uma espécie de "selecção natural").
 
0.0134 seg. NEW