Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho dois apartamentos colados. Um T3 e um T1 + 1. Ando a ponderar roubar uma suite ao T3, de forma a ambos ficarem um T2. Como deveria proceder em termos de assuntos legais? Compensa o esforço? A ideia seria o meu pai deixar de viver sozinho num T3, e conseguir alugar o outro apartamento por mais dinheiro.

    Muito obrigada
  2.  # 2

    Legal o condomínio tem que autorizar a 100% e depois tratar na câmara
  3.  # 3

    Deve proceder pela calada e tirar da cabeça a ideia de fazer tal coisa legalmente. Se por acaso for em Lisboa vai queimar dezenas de milhares de euros e anos para fazer uma alteração que em nada lhe valoriza o património... se a conseguir fazer de todo.

    Abra um buraco, feche outro e não dê cavaco a ninguém. Certamente não comente com os vizinhos o que está a fazer.
  4.  # 4

    Colocado por: zemvpferreiraDeve proceder pela calada e tirar da cabeça a ideia de fazer tal coisa legalmente. Se por acaso for em Lisboa vai queimar dezenas de milhares de euros e anos para fazer uma alteração que em nada lhe valoriza o património... se a conseguir fazer de todo.

    Abra um buraco, feche outro e não dê cavaco a ninguém. Certamente não comente com os vizinhos o que está a fazer.


    "Abra um e feche outro"...esta é do melhor, esqueça radiadores/aquecimento para esse quarto (pois estão centralizados na outra fracção), esqueça iluminação se o quadro eléctrico for abaixo (pois estão centralizados na outra fracção).
    Adoro a leviandade com que as pessoas verbalizam certas coisas.
  5.  # 5

    Colocado por: econom.pedro
    "Abra um e feche outro"...esta é do melhor, esqueça radiadores/aquecimento para esse quarto (pois estão centralizados na outra fracção), esqueça iluminação se o quadro eléctrico for abaixo (pois estão centralizados na outra fracção).
    Adoro a leviandade com que as pessoas verbalizam certas coisas.


    Não sei de onde você é, mas aqui em Lisboa todas as semanas discuto uma obra do género com alguém. Situações assim são mais que comuns e sim, muito levianas e corriqueiras, porque legal ninguém consegue fazer.

    A iluminação da escada do prédio dos meus pais é controlada por um contador que sempre esteve no meu quarto de infância. E então? Um dos vizinhos tem o contador de água dentro de casa porque expandiu as suas águas furtadas para cima do patamar das escadas. E então? Vamos armar-nos em virgens ofendidas com algo que sempre se fez e sempre se continuará a fazer? Acha mesmo que presumidos radiadores e um circuito ou outro de iluminação são algum impedimento? Por favor.
  6.  # 6

    Por sempre se ter feito não quer dizer que seja assim que se tenha de fazer actualmente.

    Atente nas suas palavras "quarto de infância", portanto estamos a falar de algo já antigo, provavelmente aquando da construção do prédio.
    E atente no "expandiu para cima das escadas", portanto algo ilegal, feito com a consciência do DO de como iria ficar e suas consequências.

    É isso que estou aqui a alertar, para as consequências, para as pessoas terem noção de coisas que podem nem sequer ter considerado ainda.
    Ou por termos construções em que isso acontecia antigamente e ainda é feito hoje em dia (e todos nós sabemos que não é a forma correcta), fornece alguma legitimidade para continuar a construir mal?
    Bravo, assim vemos a mentalidade de quem quer levar Portugal para a frente!
  7.  # 7

    Se a DO quiser ser recta e não correr qualquer risco, óbvio que não deve fazer uma obra ilegal. Mas você tem noção do custo que seria fazer uma coisa deste género legalmente? Se "andar para a frente" é ficar 4 anos à espera de uma decisão da Câmara Municipal, eu fico no país do passado muito obrigado. O dito prédio dos meus pais tem 300 anos sem uma obra de reconstrução ou licenciamento que seja nos últimos 100, e de alguma maneira ainda está em pé e ainda é habitado por pessoas felizes de lá estar.

    Em vez de rabujar com a minha leviandade e com o drama inventado dos radiadores, porque é que não partilha aqui a sua experiência real com as consequências construtivas, legais e financeiras deste género de alteração (se é que tem alguma)?

    Começo eu: Há uns anos namorava com uma miúda que vivia num prédio porreiro de tabique na Estefânia. Como é normal nos prédios cujos apartamentos vão sendo comprados por pessoas novas, toda a gente que lá comprava uma casinha mandava abaixo uma ou duas paredes interiores "porque não são estruturais". (velha tanga Lisboeta em que alguns ainda acreditam)

    Ora até um dia tudo bem. O problema foi nesse dia, em que chegámos os dois do trabalho, e de repente a porta de entrada do apartamento estava tão empenada que não abria. Aliás, todas as 5 ou 6 portas esquerdas do prédio não abriam. Ao mesmo tempo. O prédio tinha abatido alguns 3 cms de um dia para o outro.

    Chamou-se um amigo de estruturas para ver e numa inspecção casual chegámos à conclusão mútua que estavam ali uns 400 mil euros em obras para deixar o prédio à prova de bala (isto em 2017 ou 18 creio). Sabiamente ou não, que eu saiba até hoje o problema foi totalmente ignorado, tirando afinarem as portas de entrada. Veremos no próximo terramoto leve.

    A esta história posso juntar a inspecção de salubridade parvamente chamada por condóminos que desencadeou 200 mil euros em obras coercivas para toda a gente e mais uma série delas. A verdade é que corre mais bem do que mal e de duplex ilegal em duplex ilegal vamos conseguindo fazer a vida nesta cidade do passado (em quase tudo melhor que o presente).
 
0.0132 seg. NEW