gostaria de expor uma situação que está a acontecer comigo, para perceber se a razão está do meu lado ou posso estar equivocado.
Comprei uma habitação nova vai fazer 2 anos em Agosto deste ano. Durante o decorrer do primeiro ano, verifiquei defeitos e anomalias numa persiana (brisa solar) e reportei ao construtor. Foi efetuada a reparação dos danos, que tinha a ver com o arrebentar de cordas devido ao peso excessivo da brisa solar. Efetuei uma segunda reclamação pelo mesmo problema e voltaram a efetuar os reparos e a colocar o brisa a funcionar.
Até que em março deste ano, volta a acontecer o mesmo. Eu volto a reclamar na altura e só esta semana obtenho uma resposta em que o construtor se limita a reencaminhar a resposta do seu fornecedor a dizer que: A garantia dos brisas solares é de um ano contra defeito de fabrico ou instalação e cinco anos nos motores.
Tenho ainda como prova, um email onde o fornecedor de estores refere que a dimensão da brisa é demasiado grande para a janela em questão e que o problema irá ser acontecer. Ao que eu respondi que isso não é problema meu, quando comprei a casa a janela já lá estava.
Portanto, caso queira a reparação efetuada tenho um orçamento enviado de quase 400€ por algo que nem 2 anos tem.
Já efetuei algumas pesquisas e nada encontrei referente a garantias de 1 ano para este tipo de situações. A garantia de coisas móveis deve cobrir 2 anos certo? (a lei penso que até mudou maias mais este ano). a razão está do meu lado, certo? como devo agora proceder, mediante esta situação, uma vez que o construtor ao reencaminhar a resposta do seu fornecedor está a descartar-se de responsabilidades?
A garantia é igual para todos, não há garantia de 1 ano. Além disso, a garantia começa a contar novamente "do zero" a partir do momento em que existe reparação (para as peças substituídas).