Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Estou a escrever este primeiro post para me ajudarem com alguns temas.

    Neste momento estou com a ideia de construir uma moradia na zona da Ramada - Odivelas.

    Já tenho o terreno para o efeito, mas estou mesmo no ponto de partida e sem nada feito.

    O primeiro passo será contactar um gabinete de arquitectos para ter orçamentos e comparar, desta forma que empresas recomendam? O ideal será ter uma empresa que faça tudo completo e me livre de todos os encargos. Recomendaram-me a Traço Criativo.

    Vocês conhecem? Têm algum feedback? Conhecem outras que possam recomendar?

    O terreno em questão são 250m2, com uma área de implantação de 89m2, com piso -1, RC e piso 1, num total de 268m2 de área bruta. Está construção irá rondar que valores?

    Obrigado desde já.

    Cumprimentos a todos.
  2.  # 2

    Isso fica-lhe por 255 437.90€.


    Agora a sério.
    Atirar um valor é meramente especulativo.
    “O céu é o limite”. Há muitas pessoas que o céu é muito baixinho…
    Há aqueles que querem voar muito alto com asas curtas.

    Valores que lhe deem alguma margem para ter tudo pronto, projectos, ligações, taxas e taxinhas, certificados, IVA, avaliações, encargos com crédito habitação, uma construção decente, minimamente confortável, arranjos exteriores e com uns prilimpimpins de luxo aponte para uns 450 000€.

    Comprometendo aqui e ali alguns 400 000€.
    Conselho.
    Projecte bem.
    Esqueça lá só licenciamento e invista num bom projecto que lhe detalhe tudo e que limite as surpresas.
    O “depois em obra vê-se/decide-se” normalmente sai ou caro ou cagada… e atira o DO para derrapagens ou compromissos de qualidade.

    Contratar tudo junto, pessoalmente não me assusta se investir em projecto decente verdadeiramente detalhado em que o valor final calculado não pode fugir 5% (mas isso sou eu…).

    Com um projecto detalhado (caderno de encargos e mapa de quantidades) assusta bastantes patos bravos.
    Depois é ver os orçamentos que receber que tiveram efectivamente em conta o mapa de quantidades ou atiraram genérico…

    Na planta… simplifique.
    O terreno “precisa” de cave? - você precisa de cave?
    Ou do 1° piso?
    Compacte o que puder. Aí estará a sua poupança.
    Se for uma casa para envelhecer pense em si e quando os filhos saírem se vale a pena ter “um quarto extra”.

    Boa sorte na caminhada.
    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAmaral
  3.  # 3

    Colocado por: AAmaralO ideal será ter uma empresa que faça tudo completo e me livre de todos os encargos.

    Se não quer ter trabalho, compre uma casa já feita.
    Entregar projeto e construção à mesma empresa, nunca.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAmaral
  4.  # 4

    AAmaral

    nem vou tecer comentários aos valores, programa da casa gabinete que está a pensar, etc...apenas lhe dar um grande conselho: essa zona tem tido muita construção ultimamente e tem sido palco para casos bem sucedidos, catástrofes, coisas sofriveis etc dai que o que tem a fazer é contatar o máximo possivel com gente ( donos de obra) que acabou de construir e conseguir o máximo de informação de todo o processo, desde arquitetos construtores etc.
    caso contrário pode ser mais um a entrar pelo beco.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAmaral
  5.  # 5

    Obrigado pelo feedback.

    Questiono a razão de não entregar o projecto e construção à mesma empresa. Eles aproveitam-se e esticam o preço?? No final dá quase sempre desvios maiores?
  6.  # 6

    Colocado por: marco1AAmaral

    nem vou tecer comentários aos valores, programa da casa gabinete que está a pensar, etc...apenas lhe dar um grande conselho: essa zona tem tido muita construção ultimamente e tem sido palco para casos bem sucedidos, catástrofes, coisas sofriveis etc dai que o que tem a fazer é contatar o máximo possivel com gente ( donos de obra) que acabou de construir e conseguir o máximo de informação de todo o processo, desde arquitetos construtores etc.
    caso contrário pode ser mais um a entrar pelo beco.
    Concordam com este comentário:RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AAmaral


    Obrigado marco1.

    Vou falar com os proprietários das casas mais recentes na zona.
  7.  # 7

    Colocado por: AAmaralObrigado pelo feedback.

    Questiono a razão de não entregar o projecto e construção à mesma empresa. Eles aproveitam-se e esticam o preço?? No final dá quase sempre desvios maiores?


    Há muitas casas a serem construídas por essa empresa aqui em Odivelas, pergunte aos DO se correu bem, preço, prazo, qualidade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAmaral
  8.  # 8

    Colocado por: AAmaralObrigado pelo feedback.

    Questiono a razão de não entregar o projecto e construção à mesma empresa. Eles aproveitam-se e esticam o preço?? No final dá quase sempre desvios maiores?


    Julgo que estaremos a falar principalmente do projeto de estabilidade.
    Apesar de ser aliciante e aparentemente confortável para o DO entregar o projeto e a construção da moradia à mesma empresa, esta poderá otimizar o projeto numa ótica de lucro próprio ao invés da qualidade de construção desejável para o DO.
    Ou seja se o DO não for entendido na arte pode vir a ser enrolado em várias questões. Penso que é isto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAmaral
  9.  # 9

    O traço criativo, não é só um gabinete de arquitetura? Não sabia que também já fazia casas... Tem há algum tempo o CAE de imobiliária, isso tem.
    Apenas a título de opinião, acho que devia começar por ter a certeza de quanto pode gastar e apartir daí, tentar optimizar a edificação a esse valor.(isto caso o € seja uma questão)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAmaral
  10.  # 10

    Amaral quanto tencionava gastar?

    Quanto a empresas que “tratam de tudo”.
    É um serviço brutal e de valor para a grande maioria dos DO.
    O grande mal que se apanha na maioria é que tentam vender sonhos e não dão uma chapada de realidade nem são verdadeiramente transparentes com os DO.

    Baseiam-se em preços por m2 e materiais até “x” que normalmente não dão para nada.

    Temos aqui um Utilizador que acredito fazer um trabalho sério nesta área. Passo a publicidade ao zedasilva.

    Só que tb sei que lá está não deixa que os DO “sonhem” acima do que pretendem e põe rédeas nas coisas.
    Às vezes é difícil para o DO encarar realidades mas é melhor que ficar com meninos nos braços!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAmaral
  11.  # 11

    Colocado por: AAmaralRecomendaram-me a Traço Criativo.


    Qual o motivo da recomendação?

    É que, só porque há muitas casas para aí a ser construídas com projetos deles... Isso só significa que vai ficar com uma coisa parecida com essas outras. Isto, porque, realmente, eles têm um traço muito parecido de casa para casa.

    É para ficarem bairros homogéneos:).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAmaral
  12.  # 12

    Colocado por: LupanO traço criativo, não é só um gabinete de arquitetura? Não sabia que também já fazia casas... Tem há algum tempo o CAE de imobiliária, isso tem.
    Apenas a título de opinião, acho que devia começar por ter a certeza de quanto pode gastar e apartir daí, tentar optimizar a edificação a esse valor.(isto caso o € seja uma questão)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AAmaral


    Em Odivelas na zona das Granjas Novas 80% das construções novas são todas deles.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  13.  # 13

    Colocado por: gil.alvesAmaral quanto tencionava gastar?

    Quanto a empresas que “tratam de tudo”.
    É um serviço brutal e de valor para a grande maioria dos DO.
    O grande mal que se apanha na maioria é que tentam vender sonhos e não dão uma chapada de realidade nem são verdadeiramente transparentes com os DO.

    Baseiam-se em preços por m2 e materiais até “x” que normalmente não dão para nada.

    Temos aqui um Utilizador que acredito fazer um trabalho sério nesta área. Passo a publicidade ao zedasilva.

    Só que tb sei que lá está não deixa que os DO “sonhem” acima do que pretendem e põe rédeas nas coisas.
    Às vezes é difícil para o DO encarar realidades mas é melhor que ficar com meninos nos braços!


    O nosso tecto máximo são os 270 mil.

    Acreditamos que seja possível porque não queremos luxos (piscinas, Garagens).

    A casa terá de ser obrigatoriamente geminada como indica o projecto de loteamento.

    Mas sei que este valor é meramente indicativo, pois vai depender de tudo.
  14.  # 14

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Qual o motivo da recomendação?

    É que, só porque há muitas casas para aí a ser construídas com projetos deles... Isso só significa que vai ficar com uma coisa parecida com essas outras. Isto, porque, realmente, eles têm um traço muito parecido de casa para casa.

    É para ficarem bairros homogéneos:).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AAmaral


    Basicamente foram recomendados pela imobiliária que nos vendeu o andar em que vivemos atualmente.

    E vimos que eles estão a construir imenso na zona que mencionei acima.
  15.  # 15

    Amaral 270 000€ de tecto presumo que para tudo!?!
    Projectos taxas arranjos imprevistos e IVA

    Tiremos o IVA à cabeça e sobram 220 000€.
    Projectos 8/10k
    Taxas, ligações e certificados 5/7k
    Arranjos exteriores 5k
    Fica a “sobrar” 200 000€ para a construção.

    Vai ter de condensar essas áreas ou como tinha dito, abdicar de um piso.
    Ou….
    Abdicar da qualidade. :/

    Choose wisely…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paula_Pereira, AAmaral
  16.  # 16

    Vai ter que esperar 1 ou 2 anos que os preços baixem, porque agora anda tudo à mama.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAmaral
  17.  # 17

    O tempo nesta fase joga a nosso favor.

    Como já possuímos o terreno, torna a coisa mais fácil.

    Se para tratar do projecto demorar 1 ano, se começar a construir em 2023 ou 2024 para nós não terá impacto.

    A maior preocupação é o mercado. Vai aumentar? Vai diminuir? Vai-se manter igual?

    Volto a colocar a questão inicial. Que arquitectos recomendam?
  18.  # 18

    Colocado por: PedroeLaraVai ter que esperar 1 ou 2 anos que os preços baixem, porque agora anda tudo à mama.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AAmaral


    Obrigado pelo feedback!!
  19.  # 19

    Colocado por: AAmaralBoa noite a todos,

    Estou a escrever este primeiro post para me ajudarem com alguns temas.

    Neste momento estou com a ideia de construir uma moradia na zona da Ramada - Odivelas.

    Já tenho o terreno para o efeito, mas estou mesmo no ponto de partida e sem nada feito.

    O primeiro passo será contactar um gabinete de arquitectos para ter orçamentos e comparar, desta forma que empresas recomendam? O ideal será ter uma empresa que faça tudo completo e me livre de todos os encargos. Recomendaram-me a Traço Criativo.

    Vocês conhecem? Têm algum feedback? Conhecem outras que possam recomendar?

    O terreno em questão são 250m2, com uma área de implantação de 89m2, com piso -1, RC e piso 1, num total de 268m2 de área bruta. Está construção irá rondar que valores?

    Obrigado desde já.

    Cumprimentos a todos.
    Sinceramente ninguém lhe vai dizer isto, corte as ervas com regularidade e ponha o projeto em banho Maria se não for rico.
  20.  # 20

    Colocado por: PedroeLaraVai ter que esperar 1 ou 2 anos que os preços baixem, porque agora anda tudo à mama.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AAmaral


    Pedro embora concorde que haja “mama” de alguns (patos bravos).
    Acredito e acredite que “baixar” é enganar-se a si próprio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAmaral
 
0.0238 seg. NEW