Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Resido numa casa, em Lisboa, que ainda estou a pagar ao banco. Surgiu uma óptima oportunidade para adquirir uma outra casa, também em Lisboa, mas numa zona muito mais agradável.

    Como o mercado está péssimo para vender, pensei em alugar a actual casa, dado situar-se perto de um pólo universitário. Pretendo passar recibos, pois apesar de ter o empréstimo, soube, junto de uma imobiliária (square), que este procedimento é legal.

    Alguém me sabe dizer a que tipo de impostos estarei sujeita por ter duas casas em meu nome no mesmo concelho?

    Que acham desta minha estratégia (de sobrevivência?)

    obrigada pelo vosso contributo
  2.  # 2

    -Paga IMI das 2
    -Paga retenção na fonte das rendas recebidas
    -Acrescimo dos rendimentos auferidos, e hipotetica subida da taxa tributada em sede de irs
    •  
      FD
    • 4 maio 2008 editado

     # 3

    Atenção, o que as imobiliárias, como qualquer outro vendedor, querem é vender. Para isso, por vezes, pessoas com menos escrúpulos ou desconhecedoras dizem coisas que podem não ser "totalmente legais".

    No meu contrato de empréstimo diz claramente que eu não posso "arrendar" o meu apartamento e tenho que o manter livre de ónus e encargos. Por isso, sugiro que leia o seu contrato de empréstimo e depois então decida se pode ou não arrendar.

    Fora isto, não se esqueça dos contratempos de arrendar uma casa, nomeadamente a dificuldade em despejar alguém que deixa de pagar a renda... Se tem uma almofada financeira confortável, na eventualidade de deixar de receber renda durante 6 meses a 1 ano, pode ser uma boa solução. Caso contrário, cuidado.

    Depois, tirar fotos antes de arrendar a casa e descrever minuciosamente todos os elementos que a constituem, se for caso disso. Um amigo meu ficou sem um frigorífico(!) por causa dessa conversa... Depois, exigir se possível um fiador e uma boa caução.
 
0.0087 seg. NEW