Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Gostava de escrever sobre uma situação, e apesar de já ter lido algumas discussões parecidas aqui no fórum, estou cada vez mais confuso.

    Estou em processo de aquisição do meu primeiro imóvel e assinamos CPCV no final de Maio. Acordei verbalmente com os vendedores, que iriamos fazer a escritura até 90 dias da data(também escrito no CPCV), devido à vendedora estar grávida de 8 meses e eu ter que dar 90 dias ao meu senhorio. Até ai tudo bem, quando me enviaram a documentação para o meu banco, o meu banco alertou para o facto de a certidão do registo predial estar com uma morada diferente e ser necessário proceder à harmonização de esses dois documentos. O email foi enviado para a agência no principio de Junho.

    O agente imobiliário dos vendedores andou vários dias durante o mês de Junho a dizer que uma colega de agência estava a tratar, isto tudo sem efeito nenhum. Passado um tempo sem qualquer resolução questionei o agente dos vendedores, que me informou que os vendedores tiveram covid e foram pais, e não puderam tratar do processo. Como ainda estavam dentro do prazo legal, tudo bem, começaram a resolver no final do mês de Junho. Toda a outra documentação do imóvel foi fornecida prontamente depois do CPCV.

    A situação neste momento é que a morada na CPU está correta, mas na certidão predial não está. O vendedor começou por ir à câmara municipal e pediu uma certidão de localização morada, que que chegou em 5 dias. Essa certidão, não especifica o número do andar que é o que está errado. Na certidão predial a fração está correta e também no CPU, mas a descrição da fração está como CÉLULA "X" -SEXTO ANDAR C. Sem qualquer menção ao andar que é, a planta original divide esses andares por A, B e C. Na CPU, têm a morada toda, EX. 6º DTO. A Caderneta predial têm Célula X(correta) SEXTO ANDAR C(como está na planta) mas não faz referencia a ser o DTO.

    O Vendedor dirigiu-se à conservatória para atualizar o CRP munido da CPU e a certidão da câmara, disseram que tinha que voltar no dia seguinte com a escritura, voltou e disseram que tinha que ir as finanças alterar (não percebo porque). Foi às finanças de manhã nesse dia as 11 , não havia senhas. O que a senhora da conservatória lhe disse foi que, dependendo de quem lá estivesse, se fosse simpático mas assertivo, talvez lhe resolvessem no mesmo dia. Também lhe disse, que pudera ser que a morada da escritura que o vendedor assinou, pode não coincidir com a que está na CPU e talvez se tenha que ir buscar o a escritura do construtor(foi o que a funcionária da conservátoria disse).

    Desculpem o texto ser longo, mas a minha questão é, alguém me consegue dizer baseado nesta informação toda, o que pudera estar a acontecer? em média, se é uma resolução rápida. Visto que eu tenho até dia final de Agosto para marcar a escritura, e este problema só agora está a ser tratado pelos vendedores, eu para marcar a escritura, tenho que ter essa documentação correta para o meu banco, não consigo marcar.

    Obrigado desde já!
  2.  # 2

    veja se a letra C é a letra da fracção, e ao mesmo tempo é sexto direito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Adamastor_11
    • size
    • 12 julho 2022

     # 3

    Colocado por: Adamastor_11

    Desculpem o texto ser longo, mas a minha questão é, alguém me consegue dizer baseado nesta informação toda, o que pudera estar a acontecer? em média, se é uma resolução rápida. Visto que eu tenho até dia final de Agosto para marcar a escritura, e este problema só agora está a ser tratado pelos vendedores, eu para marcar a escritura, tenho que ter essa documentação correta para o meu banco, não consigo marcar.

    Obrigado desde já!


    Jogo do empurra...

    Presume-se que está perante um prédio em propriedade horizontal. Certo ?

    A ser assim, há que conferir o que consta na escritura da PH e, com base neste documento, fazer prova junto da entidade que registou erradamente a identificação da fração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Adamastor_11
  3.  # 4

    Colocado por: ADROatelierveja se a letra C é a letra da fracção, e ao mesmo tempo é sexto direito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Adamastor_11


    A fração neste caso é a AF, descrita como Sexto andar B (como está na planta) mas é o DTO , sexto DTO
  4.  # 5

    Colocado por: size

    Jogo do empurra...

    Presume-se que está perante um prédio em propriedade horizontal. Certo ?

    A ser assim, há que conferir o que consta na escritura da PH e, com base neste documento, fazer prova junto da entidade que registou erradamente a identificação da fração.



    Sim é uma propriedade horizontal.

    A escritura da PH é obtída na camâra? Sabe se o processo é demorado?
    • size
    • 12 julho 2022

     # 6

    Poderá fazer parte do arquivo do condomínio. Questione o administrador sobre isso.
    Alternativa, é junto da conservatória saber em que notário a escritura foi formalizada para solicitar uma certidão.
  5.  # 7

    Peça para consultar o processo camarário. Dependendo do municipio, não é demorado.

    Colocado por: Adamastor_11Sim é uma propriedade horizontal.
    A escritura da PH é obtída na camâra? Sabe se o processo é demorado?
 
0.0136 seg. NEW