Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    estou no processo de transferir meu credito habitacao entre bancos.
    fiz obras de remodelacao na casa e agora usufruo do sotao com terraco - tenho uso exclusivo do mesmo e completa aprovacao das obras atraves do condominio/assembleia. Alias maioria dos meus vizinhos dos andares superiores tem o mesmo.

    Minha duvida - sotao/terraco nao consta na planta - terei problemas quando o avaliador do banco la for?

    obrigada
    • size
    • 21 julho 2022 editado

     # 2

    Como foi feito o acesso da sua fração para esse sótão/terraço ? Escadas interiores ?
    De certo que essas obras se encontram ilegais, ou seja, não foram licenciadas.
    Poderá ter problemas com o avaliador ao ir encontrar essa ilegalidade perante a certidão permanente.
  2.  # 3

    Por norma, se não apanhar um avaliador mais "mesquinho", em processos de transferência costumam levar a coisa mais na descontra, caso essa área não esteja em conformidade com a certidão permanente, o que o avaliador faz é mencionar nas notas da avaliação que essa àrea existe, mas que não foi levada em consideração para o calculo da avaliação do imóvel.
    Para o banco é tinto, desde que o valor da avaliação seja suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MissJR
  3.  # 4

    Pois disseram me que para o banco seria igual. e o valor da casa por si cobre o credito em questao que e um valor bastante baixo.

    o problema e se apanho um avaliador mesquinho...nao sei bem que fazer.

    as escadas sao interiores.

    obrigada desde ja
    • size
    • 21 julho 2022 editado

     # 5

    Colocado por: MissJRPois disseram me que para o banco seria igual. e o valor da casa por si cobre o credito em questao que e um valor bastante baixo.

    o problema e se apanho um avaliador mesquinho...nao sei bem que fazer.

    as escadas sao interiores.

    obrigada desde ja


    Dependerá da apreciação de cada Banco. O Banco poderá ponderar se lhe interessa, ou não, assumir a situação ilegal da fração, numa suposta, repito suposta :) perspectiva de vir a ser necessário tomar a sua posse.

    O que fazer ? Se calhar, à cautela, se for fácil, vedar a escada com placas de pladur...e depois tirar.
  4.  # 6

    ja me tinha sugerido isso mas nao a mesmo. esta no meio da sala lol
    se arriscar vou perder a comissao de avaliacao e abertura processo q tenho q pagar ao iniciar processo....nao sei que faca...
    • size
    • 21 julho 2022

     # 7

    Se forem de madeira, observe a hipótese de desmanchar cirurgicamente, tapando a abertura do teto com pladur
  5.  # 8

    Colocado por: MissJRnao sei que faca...

    Fácil, se compensa trocar o crédito tem que arriscar.
    Concordam com este comentário: size
  6.  # 9

    Colocado por: MissJRnao sei que faca...


    Está a fazer um "filme" onde ele não existe, tenho uma situação idêntica, escadas interiores mas para uma cave de 160m2 habitável com cozinha, wc, lareira etc... não licenciada, já transferi o CH duas vezes para dois bancos distintos, e em ambas as avaliações a postura dos avaliadores foi a mesma, viram, mediram, fotografaram , colocaram a nota na avaliação, e não levaram essa àrea em conta para o valor.
    Nesta ultima avaliação, o avaliador foi até um porreiro, e enviou duas avaliações, uma oficial para o banco levar em conta , e outra do valor expectável, caso viesse a licenciar a cave.

    Avance para a avaliação... sem medos.
  7.  # 10

    Obrigada b3dukes!

    o banco e o montepio. vamos ver como corre. obrigada pela ajuda e incentivo.
  8.  # 11

    Colocado por: MissJRo banco e o montepio. vamos ver como corre. obrigada pela ajuda e incentivo.


    A nota que vem será qq coisa tipo isto:
      aval.JPG
  9.  # 12

    OBRIGADA
 
0.0165 seg. NEW