Iniciar sessão ou registar-se
    • M_B
    • 22 julho 2022

     # 1

    Bom dia, orçamentaram-me esta bomba de calor, a minha questão é a seguinte, aqui fala no COP, sobre o COP na 1º condição, e o COP na 2º condição, a minha questão é, qual é o valido? por qual me devo guiar?
      bomba.png
  1.  # 2

    Colocado por: M_Bpor qual me devo guiar?
    pela condição que melhor se encaixa no seu caso,
    a BC vai aspirar ar de dentro de casa e envia para o esterior ou vai ser colocada no exterior com ar á temp exterior?
  2.  # 3

    Penso que as normas indicam que pode fazer-se o teste com ar a 7°, ou com ar a 14°.

    Portanto a primeira condição é inválida para efeitos comparativos (ar a 20°).

    De qualquer modo, comparando fichas técnicas tem sempre que evitar comparar alhos com bugalhos. As normas de teste também têm versões diferentes ao longo dos anos.
  3.  # 4

    Tanto quanto pesquisei, o melhor COP (EN16147) é de 3.84 (ar a 14°C), para bombas de calor só AQS de 300l, e pertence à Energie monobloc 300i.
    • M_B
    • 22 julho 2022

     # 5

    Colocado por: ricardo.rodriguesPenso que as normas indicam que pode fazer-se o teste com ar a 7°, ou com ar a 14°.

    Portanto a primeira condição é inválida para efeitos comparativos (ar a 20°).

    De qualquer modo, comparando fichas técnicas tem sempre que evitar comparar alhos com bugalhos. As normas de teste também têm versões diferentes ao longo dos anos.



    pois, eu no fundo queria saber como percebo pouco disto, apenas me aconselharam a procurar uma bomba com o COP superior a 3, e claro, não sei por qual me devo guiar..
    • M_B
    • 22 julho 2022

     # 6

    Colocado por: jorgealvespela condição que melhor se encaixa no seu caso,
    a BC vai aspirar ar de dentro de casa e envia para o esterior ou vai ser colocada no exterior com ar á temp exterior?


    vai estar dentro de casa
  4.  # 7

    Colocado por: M_Bvai estar dentro de casa
    então será a condição 1
  5.  # 8

    Colocado por: ricardo.rodriguesPenso que as normas indicam que pode fazer-se o teste com ar a 7°, ou com ar a 14°.
    corretissimo por isso é que o cop certificado é na condição 2,

    mas as condições especificas de instalação entram dentro do cop não certificado o que levanta problemas de comparação com outros produtos.
  6.  # 9

    Colocado por: M_B
    vai estar dentro de casa


    Eu também tenho previsto aspiração de ar dentro de casa (zona técnica ao lado da lavandaria e garagem, com grelhas abertas para ambos esses espaços, que isso provoca arrefecimento do local e precisa de ter muito volume de ar para funcionar bem). Exaustão de ar para a rua.

    No inverno, claro que as bombas de calor têm que trabalhar mais, diminuindo significativamente o COP quando têm de aquecer água a 55° e extraindo calor de ar a baixas temperaturas. Se as temperaturas forem muito baixas, às vezes têm de "parar" e gastar energia em resistências eléctricas para descongelar.
    Concordam com este comentário: Cvera
  7.  # 10

    Colocado por: ricardo.rodriguesEu também tenho previsto aspiração de ar dentro de casa (zona técnica ao lado da lavandaria e garagem, com grelhas abertas para ambos esses espaços, que isso provoca arrefecimento do local e precisa de ter muito volume de ar para funcionar bem). Exaustão de ar para a rua.
    nesse caso é considerado exterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
    • M_B
    • 22 julho 2022

     # 11

    mas então a norma correta, a que aparece por padrão (não como nesta bomba que fala em 2 condições de ensaio) é a 14º?
  8.  # 12

    Colocado por: jorgealvesnesse caso é considerado exterior


    Para "efeitos" do certificado energético, devia pedir ao comercial, documento com o COP da máquina com ar a 14°, que vai ter "sempre" um número acima de 3 (quase que aposto, em qualquer bomba moderna).

    De qualquer modo, na configuração que eu tenho prevista, sempre ajudará a secar a roupa e à ventilação indirecta dos "fumos" da garagem.

    A chatice é que as grelhas significam que o ruído da bomba de calor também será propagado para a lavandaria e garagem. Na garagem é non issue, mas na lavandaria não sei (embora aí a "grelha" seja pequena, é um simples extrator de diâmetro 120m, BF Silent).
  9.  # 13

    Colocado por: M_Bmas então a norma correta, a que aparece por padrão (não como nesta bomba que fala em 2 condições de ensaio) é a 14º?


    Para facitar a comparação, todas as marcas deviam apresentar os valores COP tanto com ar a 7°, como com ar a 14°, bem como a versão (ano) da norma em cujas condições fizeram o teste.

    O marketing sobrepõe-se à engenharia.

    Tem que ver qual é o melhor negócio para si. Não justifica pagar mais 500 ou 1000€ por causa de umas décimas de COP. É bem mais importante a qualidade e longevidade do equipamento, e a correta configuração e instalação de todos os grupos "acessórios" (e, "já agora", o eficaz isolamento térmico de todas as tubagens e acessórios do circuito de distribuição de água quente, e de retorno, caso tenha).
  10.  # 14

    Aproveitando para perguntar ao Jorge Alves, estanto dentro de casa é aconselhável que se aplique isolamento térmico na tubagem de exaustão do ar da bomba de calor?

    (não sei se será propenso a pingar por condensação, dado que irá passar o ar frio através de local aquecido)
    • M_B
    • 22 julho 2022

     # 15

    Mais uma questão, o que é valido afinal sobre esta norma, em relação aos 15º graus? é em relação ao ar ou em relação à temperatura da agua? Questiono pois no anexo em cima, onde tem o suposto COP de 4,16, por baixo tem A20ºC/15ºC EN16147
  11.  # 16

    Colocado por: M_BQuestiono pois no anexo em cima, onde tem o suposto COP de 4,16, por baixo tem A20ºC/15ºC EN16147


    Calcularam COP para elevar a temperatura de 300l de água, de 15° até aos 55°, tendo a temperatura do ar de admissão constante a 20°.
  12.  # 17

    Colocado por: M_Bo que é valido afinal sobre esta norma
    a norma permite 2 temperaturas ambientes 7ºC e 14ºC para uma temp de acumulação de 50ºC, não tem outros cenários.
  13.  # 18

    Colocado por: ricardo.rodriguesestanto dentro de casa é aconselhável que se aplique isolamento térmico na tubagem de exaustão do ar da bomba de calor?
    se usar a tubagem propria, ela já é isolada, se usar outro tipo tem que isolar termicamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
 
0.0194 seg. NEW