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    • hangas
    • 11 novembro 2022 editado

     # 41

    Tinha aqui um busca-polos à mão e resolvi abrir o gajo.
    A ideia era ver a especificação dos micro-switches. E são mesmo micro, nem têm uma referência impressa.

    Depois também há a questão da secção das pistas da PCB.
    Estão bem espaçadas e uma vez que não há neutro não deverá haver potencial de arco.

    Agora é obvio pela construção que isto não é um equipamento com uma classe de isolamento para 220VAc
      IMG_2716.jpg
  1.  # 42

    Isso é mesmo mini, parece os com que trabalho para as chaves dos carros
  2.  # 43

    Colocado por: bluthunder82Isso é mesmo mini, parece os com que trabalho para as chaves dos carros


    O gap entre os contactos la dentro deve ser mínimo, dai a limitação a poucos mA.
    Agora é uma questão de ver qual a corrente nominal entre o L e um dos SW do Shelly I4.
    Concordam com este comentário: rrocha2022, bluthunder82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rrocha2022
  3.  # 44

    Eu utilizo esse botão com um shelly I4 e até agora zero problemas. Inclusive tenho um potencial na casa bastante elevado (Entre os 240 a 253V).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  4.  # 45

    Colocado por: rrocha2022Eu utilizo esse botão com um shelly I4 e até agora zero problemas.


    Também acredito que não haja grande problema. Até porque como foi referido acima. O potencial entre o L e o SW deve mesmo ser os 3.3v.

    Isto porque internamente aquilo deve ser um pull-up.
    E apesar de aquilo ser ser alimentado a 220v, aquilo não tem uma fonte de alimentação. Como tal deve trabalhar apenas com 3.3v de diferença entre os 220V e um outro ponto provoca uma queda de tensão de 3.3v nos 220V.

    (terá de haver a seguir algum elemento regulador/rectificador para passar o AC para DC (um LM03 ou assim).
    • hangas
    • 11 novembro 2022 editado

     # 46

    Estive a pesquisar com mais detalhe agora depois de almoço e encontrei uma nota de um gajo que explica em mais detalhe o porque a diferença de potencial ser apenas 3.3v.


    https://www.facebook.com/legacy/notes/2007690509330303/

    Vai de encontro ao que se disse aqui..
    Mas.. apesar de a ddp entre o L e SW ser apenas 3.3v (ou 0v quando está fechado) a linha tem 220VAC a todo o momento.
    Apenas a diferença entre os pinos é de 3.3V

    Não haverá problemas de corrente excessiva, mas haverá questões de isolamento do equipamento a considerar.
    Concordam com este comentário: Luis_C
  5.  # 47

    Eu vou optar por colocar o MBT da Efapel ligado diretamente ao Shelly i4 DC que por sua vez vai ligar a um micro transformador de 220v AC para 12V DC.

    Parece-me mais seguro e consigo que fique tudo dentro da caixa da aparelhagem.
  6.  # 48

    Comprei mais umas coisas da shell nesta BF, entre as quais esta caixa para um Shelly 1/1PM
    https://www.shelly.cloud/products/shelly-button-smart-home-automation-device/

    E reparei que eles usam um micro-switch exatamente igual ao que a Efapel usa nos botões MBT. Talvez precisamente porque a diferença de potencial entre o L e o SW são os tais 3.3v, embora a diferença seja de 220v à terra.

    Ainda não tive tempo de montar o MBT com o i4, a ver se o faço este feriado.
  7.  # 49

    Depois deixe aqui o seu feedback.
  8.  # 50

    Não sendo eu entendido em eletricidade, venho aqui questionar se o Efapel 21164 dará para ligar 3 candeeiros.
    Tenho neste momento na sala/cozinha (open space) 3 candeeiros em que cada um tem a sua aparelhagem, mas quero anular 2 aparelhagens e ficar apenas com uma central.
    O objetivo dos 4 botões, seja Efapel 21164 ou Shelly Wall Switch 4 é usar cada um para ligar/desligar cada um dos 3 candeeiros e com botão pressionado fazer dimming, o 4 botão seria para usar para controlar os 3 candeeiros em conjunto, também ligar/desligar e com botão pressionado fazer dimming.
    Isto que quero é de alguma forma possível?
    Se sim quais botões aconselham usar e quais Shelly?
 
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