Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 4 agosto 2022 editado

     # 1

    Colocado por: hangas

    Posso estar completamente errado, mas a logica que estou a seguir é; o peso da agua cima da bomba anula a força necessária para a bomba elevar a agua do nivel desta esse ponto, isto porque é a altura de equilibrio (não sei se podemos usar a lei dos vasos comunicantes aqui).

    Ou seja, se a bomba estiver a 100m de profundidade, mas o nivel estiver a 50m (ou seja 50 acima da bomba) a agua eleva-se até aos 50m naturalmente, sem esforço da bomba. Num exemplo limite, se o furo tiver agua até ao cimo dos 100m, não é preciso elevação praticamente nenhuma.

    Já se o nível descer até aos 100m quase a boca da bomba, esta tem que fazer o esforço todo para elevar essa agua.
    n, porque a bomba tem que vencer na mesma esses 50mt de agua mais os 50mt para chegar ao topo ou seja no fim de contas desde a bomba e pela tubagem fora ate ao topo terá sempre 100mt de altura a vencer esteja o nivel de agua a 50mt ou a 100mt, junto à bomba tera sempre 10bar mais ó menos seja com uma altura ou outra
  1.  # 2

    Colocado por: hangasÉ como o jorgealves disse. A porca pequena ajusta o diferencial entre a alta e a baixa, a a porca grande mexe esse intervalo para cima ou para baixo.

    Mas percebo porque o SrR diz que a pequena ajusta o corte. Porque, por observação, acaba por parecer ser esse o resultado final.

    Mas a mola pequena está montada sobre o suporte da mola grande, e apenas adiciona mais contra-pressao ao limite superior do conjunto, como tal apenas vai aumentar/diminuir o intervalo. Sendo que a porca grande mexe o conjunto todo, ou seja mexe esse intervalo de sitio.

    Este vídeo explica isso com detalhe e com exemplos.
    https://www.youtube.com/watch?v=CenOM5S9jzA


    Por isso o melhor é ajustar o arranque, que só tem uma variavel, e depois ajustar o range na mola pequena para trazer o corte para onde o queremos.
    Concordam com este comentário:Caravelle
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sansoni7
      Screenshot 2022-08-04 at 11.19.23.png


    Bom vídeo deu para perceber bem.
  2.  # 3

    E tentei fazer o que o vídeo ensinava. Tenho é um problemita, o manómetro só marca o que lá está, que penso que seja a pressão de ar que se coloca lá com a bomba. A única forma de o ponteiro mexer é pôr ou tirar ar.
    Não sabendo a pressão e para não estourar com tudo fiz apenas com que a bomba funcione 15 segundos e fique a correr por 45 segundos.

    Tenho também um botão de topo (o que parece uma seta) que só sei que desliga o pressostato e como tal não é enviada informação para que o quadro deixe passar electricidade para a bomba. Basicamente é mais um botão de on e off.
      botao topo.jpg
      manometro.jpg
      ROscas.jpg
    • SrR
    • 8 agosto 2022

     # 4

    Zeto ja deu c o bixo?
  3.  # 5

    Colocado por: DacepaA única forma de o ponteiro mexer é pôr ou tirar ar.

    Estranho porque o manómetro parece estar no circuito da água e não na membrana do balão.
    Ou então estou a ver a coisa mal.
    • SrR
    • 8 agosto 2022

     # 6

    Tire o manómetro e limpe o buraco do te de 5 vias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
  4.  # 7

    Colocado por: rjmpires
    Estranho porque o manómetro parece estar no circuito da água e não na membrana do balão.
    Ou então estou a ver a coisa mal.


    Está a ver bem e também não "chego" lá.


    Colocado por: SrRTire o manómetro e limpe o buraco do te de 5 vias


    Nem sabia que saia hehe. Bem ele não nasceu lá... Será de rodar? Logo tento.
  5.  # 8

    Colocado por: Dacepa

    Está a ver bem e também não "chego" lá.




    Nem sabia que saia hehe. Bem ele não nasceu lá... Será de rodar? Logo tento.

    Provavelmente está obstruído, faça o que o SrR sugeriu, despressurize o circuito, desmonte, limpe e monte tudo novamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
    • zeto
    • 7 março 2023 editado

     # 9

    Boas companheiros, á uma dica aqui pó colega,
    Como vê nas fotos, não entendo a razão de os pulverizadores não abrirem por completo, abrem apenas 2/3cm, pressão no autoclave tenho o suficiente,
    Fuga de água nos tubos ou nos aspersores não tenho, visto que fecho os bicos todos e o contador de água pára significa que não á fuga, o sistema de início sempre funcionou até á uns tempo atrás, mas que raio se passa??
    Obrigado
      EA65CF93-B5FF-450E-9457-FE5599288619.jpeg
    • zeto
    • 7 março 2023

     # 10

    .
      E55D5F8F-27C6-49A6-8D90-1EC2AFB26EBC.jpeg
    • zeto
    • 7 março 2023

     # 11

    .
      8ACE0FC1-FC94-4291-87B7-3B15A16681CC.jpeg
  6.  # 12

    Tem algum filtro a montante dos pulverizadores?
    Acumulação de areias?
    • zeto
    • 7 março 2023

     # 13

    Colocado por: rjmpiresTem algum filtro a montante dos pulverizadores?
    Acumulação de areias?
    não Pires estão todos sem filtro
  7.  # 14

    Já me aconteceu ser acumulação de areia no circuito, na altura tirei todas as cabeças dos pulverizadores e liguei a rega durante um bocado para limpar a tubagem..
    Experimenta, mal não fará.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
    • zeto
    • 7 março 2023 editado

     # 15

    Colocado por: rjmpiresJá me aconteceu ser acumulação de areia no circuito, na altura tirei todas as cabeças dos pulverizadores e liguei a rega durante um bocado para limpar a tubagem..
    Experimenta, mal não fará.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zeto

    Pires, se os pulverizadores tivessem entupidos com lixo, areia mais uma razão os mesmos teriam de abrir até ao máximo, certo?
  8.  # 16

    Colocado por: zeto
    Pires, se os pulverizadores tivessem entupidos com lixo, areia mais uma razão os mesmos teriam de abrir até ao máximo, certo?

    Eu também pensava que sim, o que a realidade me mostrou foi que não.
    Se um dos pulverizadores tiver o filtro colmatando, também não me sobe como deve ser!
    • SACS
    • 7 março 2023

     # 17

    Colocado por: zetoBoas companheiros, á uma dica aqui pó colega,
    Como vê nas fotos, não entendo a razão de os pulverizadores não abrirem por completo, abrem apenas 2/3cm, pressão no autoclave tenho o suficiente,
    Fuga de água nos tubos ou nos aspersores não tenho, visto que fecho os bicos todos e o contador de água pára significa que não á fuga, o sistema de início sempre funcionou até á uns tempo atrás, mas que raio se passa??
    Obrigado
      EA65CF93-B5FF-450E-9457-FE5599288619.jpeg

    Estão todos assim?
    Se estiverem assim é estranho.
    Caso sejam somente alguns a dica do Pires parece bastante válida.
    • SrR
    • 7 março 2023

     # 18

    É so nesse circuito k isso acontece,?
 
0.0291 seg. NEW