Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O prédio foi construído em 1999, tem licença de habitação e o antigo Sistema SADI implementado.
    A empresa que faz a manutenção da central de incêndio indicou que para o ano requer que a central de incêndios esteja ligada aos elevadores com o Serviço de Bombeiros instalado.
    O prédio tem mais de 28m mas residem 8 pessoas com problemas motores inclusivé cadeiras de rodas
    Na última ocorrência fui eu que a apaguei e retirei as pessoas para o r/chão pelos elevadores.
    Normalmente ninguém reage á sirene a tocar.
    É obrigatório a aplicação retroactiva da lei?
  2.  # 2

    Colocado por: JoaoCarÉ obrigatório a aplicação retroactiva da lei?

    nÃO, se for somente tido em conta a legislação SCIE. ( mas essa questão, também se cruza com a legislação dos ascensores, e podem ter definido um periodo de transição- não sei)

    Colocado por: JoaoCarNa última ocorrência fui eu que a apaguei e retirei as pessoas para o r/chão pelos elevadores.

    NÃO DEVERIA TER FEITO ISSO!

    Tem mais de 28m, tem portanto implementadas as Medidas de autoprotecção, já que o Edificio insere-se na 3ª Categoria de risco de Incêndio.. que procedimento está definido?

    Nos meus Planos, nas Instruções Particulares de Segurnaça, tenho, definido este tipo de actuação para:
    Em caso de incêndio | COMO AGIR
    Os incêndios em casa são situações de perigo que colocam em causa a vida dos vários habitantes.
    Saber agir nestas condições é fundamental para lidar com o pânico e garantir a sua segurança…

    Como proceder em caso do incêndio começar na sua habitação:
     Tente apagar o fogo sem colocar a sua vida em risco.
     Se no espaço de um minuto não conseguir apagar o incêndio, deve ligar para os bombeiros.
     Feche as portas e as janelas da divisória onde está o fogo.
     Desligue a corrente eléctrica e feche o gás antes de abandonar a sua residência.
     Alerte os outros residentes.
     Uma vez no exterior, deve aguardar pelos bombeiros e estar pronto para lhe dar as seguintes
    indicações: localização do incêndio, possíveis materiais que estejam a arder e o que fez para
    evitar a progressão do incêndio.

    Cuidados a ter:
     Desloque-se agachado, junto ao chão, onde o ar é mais puro. A inalação dos gases libertados
    pelo fogo é a principal causa de morte nas situações incêndio.
     Antes de abrir uma porta verifique a temperatura desta. Se a porta estiver quente podem estar
    chamas do outro lado. Procure um caminho alternativo para abandonar o edifício.
     Se a sua roupa estiver a arder não corra. Deite-se no chão e role sobre si mesmo. Se tiver tempo
    enrole-se com um cobertor molhado antes de se deitar.
     Utilize sempre as escadas e evite os elevadores.
     Depois de abandonar o local do fogo, nunca volte atrás.
     IMPORTANTE – Se o incêndio for na sua habitação, quando a abandonar é muito importante
    que feche a porta do apartamento. Este gesto poderá salvar vidas, pois além de conter o
    incêndio ao apartamento, permite reduzir a propagação de fumos tóxicos para a circulação
    comum do prédio, possibilitando uma evacuação mais segura a TODOS.

    Se ficar retido no apartamento deve (por exemplo, no caso da existência de fumo toxico nas zonas
    comuns do prédio):
     Fechar a porta da divisória onde se encontra e isolar a parte inferior da porta para evitar a
    entrada de fumo.
     Manter-se junto de uma janela onde possa ser visto facilmente.
     Pedir auxílio, gritando e acenando com uma peça de roupa colorida.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradasuma peça de roupa colorida.


    Tendo em conta que é para chamar à atenção dos bombeiros, eu acrescentaria "e sexy" :)
  4.  # 4

    Já tem as medidas de auto proteção feitas?
  5.  # 5

    "... residem 8 pessoas com problemas motores inclusivé cadeiras de rodas."

    Não podendo utilizar os elevadores, o que fazer nesta situação?
  6.  # 6

    Colocado por: Riscador"... residem 8 pessoas com problemas motores inclusivé cadeiras de rodas."

    Não podendo utilizar os elevadores, o que fazer nesta situação?


    Quando existe um incêndio? Não será pelo elevador certamente.
  7.  # 7

    Ficar em casa, proteger, como descrevi.
    Os bombeiros depois tratarão da evacuação, se necessário.

    O maior perigo é o fumo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riscador
 
0.0124 seg. NEW