Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: CarvaiMuita confusão
    Isso é que me lixa nas facturas da luz, vêm com carradas de taxas e taxinhas e no fim temos de andar a descodificar para ver uma coisa bem simples: Quanto pago eu por dia só para ter luz instalada sem consumo? quanto pago eu por cada KWh efectivamente consumido?

    Posso dizer que o mes passado, paguei na casa secundária, 3.60 eur de eletricidade efectivamente consumida e 15.33 de taxas. Neste caso o valor é baixo porque praticamente não consumo eletricidade, mas o valor das taxas é ridículo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, desofiapedro
  2.  # 102

    Governo obriga pagamentos do Estado à Endesa ao "crivo" de Galamba

    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/governo-obriga-pagamentos-do-estado-a-endesa-ao-crivo-de-galamba

    Lol, república das bananas, estou mesmo a ver o galamba a validar as facturas. Claro que é preciso manter a narrativa que os preços não vão aumentar.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 2 agosto 2022

     # 103

    Esta decisão do Primeiro Ministro é sintomática da forma como ele e a máquina partidária do PS entendem a governação.

    Em primeiro lugar, colocam um secretário de estado a analisar as faturas da eletricidade de todos os organismos do Estado. Este tipo de controlo tão pessoal, é um bocado surreal e injustificado. Os organismos do estado certamente que serão capazes de detetar faturação injustificada, e denunciar os contratos em caso de abuso. Não é preciso o Galamba meter o bedelho.

    Em segundo lugar, este despacho refere-se apenas a uma empresa específica (ENDESA) e dá instruções para que sejam procurados outros fornecedores. É um ataque claro do governo a uma empresa privada específica, materializando a velha máxima do PS: "quem se mete com o PS, leva".
    Concordam com este comentário: Bondi, J.Fernandes
  3.  # 104

    Colocado por: euÉ um ataque claro do governo a uma empresa privada específica, materializando a velha máxima do PS: "quem se mete com o PS, leva".
    Certo, mas as declarações do presidente da Endesa continuam muito mal explicadas. Se foi uma tentativa de inflacionar o mercado aproveitando a instabilidade reinante, acho bem que a empresa seja discriminada negativamente. Isto se ele de facto não tiver qualquer razão para aquelas declarações.
  4.  # 105

    Colocado por: HAL_9000Isto se ele de facto não tiver qualquer razão para aquelas declarações.


    E mesmo que tenha, entretanto foi cozido em lume brando e perde a credibilidade perante a opinião publica. O aumento até pode vir depois, mas ai vai ser camuflado de outra coisa qualquer e vai ser jurado a pes juntos que não tem nada a ver com este mecanismo, que são outras forças de mercado, etc,etc.
    Concordam com este comentário: Bondi
  5.  # 106

    Colocado por: hangasO aumento até pode vir depois, mas ai vai ser camuflado de outra coisa qualquer
    Custa-me a crer que um aumento de 40% consiga ser camuflado com outra coisa qualquer, teria sempre de ser bem explicado. Este ano já tivemos aumentos na ordem dos 3% e gerou contestação, quando mais 40%.

    Se o aumento vier, eu pelo menos terei bem presente esta situação, mas acredito que a grande maioria das pessoas, isto já será passado.
  6.  # 107

    Os velhotes são clientes da EDP,

    Olhe que não, pelo menos em Lisboa , muitos caíram na cantiga do bandido dos “porta-a-porta “ de empresas como Endesa , gold energy etc …

    Aqui no prédio ( 4 frações em 4 andares, a maior parte dos moradores são de faixa etária 65+ ) contam-se pelos dedos de 1 mão os clientes EDP .


    É um ataque claro do governo a uma empresa privada específica,


    Vamos fingir que a dita empresa que praticamente provocou uma especulação absurda nos preços da electricidade, não tentou claramente manipular milhões de consumidores, afim de ganhar milhões indevidamente.

    O governo não está a atacar ninguém , o governo está a gerir as suas despesas ( ao menos 1 vez na vida ) e a procurar um fornecedor mais barato, aliás, não é para isso que serve o mercado liberalizado?

    Julgo que todos nós faríamos o mesmo…

    Nesta situação… eles têm razão … a Endesa meteu a pata na poça .
  7.  # 108

    O governo está sim a atacar uma empresa específica. Procurar um fornecedor mais barato, já o fizeram quando contrataram essa empresa, não?
    Por isso nada de novo nem que justificasse o despacho do PM......
  8.  # 109

    Verdade, verdade é que a minha factura da endesa ao dia 30/31 já eatava disponível, e hoje dia 2 ainda nem vê-la.

    Já começo a ficar preocupado 🤔🤔
  9.  # 110

    Colocado por: QuilleuteO governo não está a atacar ninguém , o governo está a gerir as suas despesas ( ao menos 1 vez na vida ) e a procurar um fornecedor mais barato, aliás, não é para isso que serve o mercado liberalizado?

    Julgo que todos nós faríamos o mesmo…


    E até ai tudo bem... mas é a forma como essa imagem é passada.. é como o eu referiu.
    Alguém acredita que vai ser o Galamba a olhar para todas as facturas de dezenas ou centenas dos varios organismos? Claro que não.. vão ser como sempre foram os diretores dessas unidades orgânicas.

    Isto é só um "Estou de olho em ti" com estardalhaço mediático.

    Concordam com este comentário: Quilleute
  10.  # 111

    Recebi a minha dia 31.

    Mas está preocupado com o que? Foi notificado de uma forma legal de algum aumento.

    Só se for uma taxa regulada pela rede e que poderão cobrar sem comunicação.

    Colocado por: Pereira_89Verdade, verdade é que a minha factura da endesa ao dia 30/31 já eatava disponível, e hoje dia 2 ainda nem vê-la.

    Já começo a ficar preocupado 🤔🤔
  11.  # 112

    Basta procurarem os procedimentos de concurso oublico de aquisição de fornecimento de energia, para verem quem ganhou.
  12.  # 113

    Sinceramente isso do galamba ter de pagar as facturas apenas indica que todos até lá são incompetentes. Acho que é daquelas medidas sem pés nem cabeça, apenas mais uma vez espelha o governo que temos.

    Colocado por: BigmouseRecebi a minha dia 31.

    Mas está preocupado com o que? Foi notificado de uma forma legal de algum aumento.

    Só se for uma taxa regulada pela rede e que poderão cobrar sem comunicação.




    "Preocupado" , muitas vezes atiram o barro a parede e depois o pessoal é que se tem de amanhar. Perde-se tempo, paciência. Não estou preocupado de ter de levar com aumento só com o facto de poder ter trabalho para resolver.
  13.  # 114

    Colocado por: BondiO governo está sim a atacar uma empresa específica. Procurar um fornecedor mais barato, já o fizeram quando contrataram essa empresa, não?
    Por isso nada de novo nem que justificasse o despacho do PM......


    Ó meu caro , fizeram-no quando a contrataram e agora vão voltar a fazê-lo , pois a empresa claramente já anunciou a sua intenção …
    Mas , Sim sim … nós sabemos… o Gov não devia fazer nada e deixar andar e esquecer-se todo o caso.

    A dita empresa tentou em directo burlar os seus consumidores e não iria haver consequências…??
    Nem eu que concordo com o resultado das eleições, acho que isto não deveria ficar impune, independentemente de quem estaria a governar.

    Preso por ter cão … preso por não ter.


    Alguém acredita que vai ser o Galamba
    , eu não, e até me ri dessa parte, mas acredito que irá haver avaliação das mesmas, mesmo que de forma generalizada.
    Infelizmente, é assim que eles demonstram o quão mau gerido é o país … deu raia …o Sr. Professor vai agora corrigir pessoalmente os tpc’s… 😒

    Estão agora a aproveitar a situação ( criada pela Endesa ) para que seja mais tarde utilizado como exemplo em campanha de como … agiram 🤪
  14.  # 115

    Colocado por: Quilleutemas acredito que irá haver avaliação das mesmas,

    Até aqui não faziam isso?
    É preciso vir o Costa pedir para verificarem as faturas?
    Só da endesa? dos outros não é necessário?
  15.  # 116

    Quem me dera que o fizessem , se calhar não estaríamos, onde estamos mas agora vão utilizar a situação para posterior campanha política .

    A Endesa deu-se a morte e os abutres agora voam á volta da carcaça até haver novo tema.
  16.  # 117

    Colocado por: J.Fernandes
    Argumentos imbatíveis...não fosse a coincidência de que o país que recebe mais turistas no mundo a - a França - ser dos que mais explora o nuclear. Outros "campeões" do turismo como Espanha, RU, e EUA também têm dezenas de centrais nucleares.
    Concordam com este comentário:eu,hangas,pkasa


    Deixe-me cá ver: Quantas vezes a França é maior que Portugal? Eles puseram as centrais deles em grande número junto à fronteira da Alemanha, onde eles têm a sorte de ter bons rios, pois as centrais nucleares requerem ou um rio ou o mar perto.
    Se uma central nuclear entrar em colapso em Portugal, nas localizaçõees que são viáveis, mais de 30% da popullação tinha que ser deslocada, talvez para Espanha ou Marrocos
  17.  # 118

    .
  18.  # 119

    A colocação de centrais nucleares em Portugal seria muito proveitoso a nível energético e até económico mas …

    Onde colocá-las ? , eu certamente não iria querer morar junto de uma ou a sujeitar-me á desvalorização imobiliária que daí adviria.

    O que fazer aos resíduos a longo prazo ?

    É energia limpa ? Sim ! Mas os sub-produtos… não

    Não sou especialista na área , mas como cidadão comum, precisaria de muita informação antes de emitir opiniões fincadas a esse respeito.
    • hangas
    • 2 agosto 2022 editado

     # 120

    Olhando para o despacho, o Galamba até pode não olhar para as facturas, mas vai ter que assinar os despachos.

    O que vai acontecer é que vai demorar e as facturas não vão ser pagas a tempo. Estejam ou não correctas!

    Basicamente é meter as facturas da Endesa, especificamente, numa pilha.


    Daí o ponto que diz, que é melhor procurarem outro fornecedor. Porque a Endesa vai acabar por cortar o fornecimento.


    Ou seja, soa mesmo a castigo :)
      2EBAC7CF-8C83-44CE-8AAA-77DE3E899095.jpeg
 
0.0317 seg. NEW