Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para começar, não percebo nada de electrónica, nem W nem kW/h.
    Isto é tudo meio chinês para mim.
    Por isso peço ajuda aqui nas contas.

    Vivo numa vivenda dos meus sogros, eles no R/C (3 pessoas) e eu no 1º andar (4 pessoas)
    Antes de eu vir para cá morar, eles já tinham 4 X (2 painéis solares de 0,54 kW), portanto o total é 2,16Kw

    o consumo real de eletricidade entre 21 de Abril e 20 de Maio foi 474 Kwh (Já connosco cá a morar)

    Não está aqui em causa (ainda) se compensa ou não, etc. eu queria era, nesta fase, perceber como fazer as contas para, por exemplo, perceber que quantidade/potência de painéis precisaria de ter para produzir 50% dos 474kwh, 100% dos 474khw.

    Para depois saber quantos painéis precisaria, quanto é que isso ia custar, etc..., mas isso já é todo outro filme.
  2.  # 2

    o primeiro passo é instalar um medidor de consumos, na entrada geral do quadro, para ver quanto gasta, e quando gasta.
    não interessa ter paineis, se grande parte do consumo ocorre quando não há sol.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, Bigmouse
  3.  # 3

    Não é difícil mas também não é simples. No fim o que está a perguntar é:

    1-quanta electricidade gasto cada dia?

    e

    2-quanta electricidade conseguirei produzir cada dia?

    À pergunta 1 já começou a responder. Numa primeira abordagem podemos dizer que cada dia gasta a média do seu consumo medido:

    Consumo médio diário = 474 / 30 dias = 16 kWh / dia. Parece algo alto para a minha sensibilidade mas é o que é, siga.

    O lado da produção complica, mas vamos tentar. No fim, vai ter de presumir que todos os dias os seus painéis geram uma percentagem da sua potência máxima (conforme o sol) durante uma série de horas (conforme a época). Muito diferente no verão e no inverno. Mas talvez seja razoável dizer algo deste género:

    Electricidade máxima gerada / dia = potência de painéis instalada * 0,5 * 10 horas / dia ( no verão)

    Electricidade média gerada / dia = potência instalada * 0,3 * 5 horas / dia

    Portanto, os painéis que os seus sogros têm instalados devem gerar, no pico doverão:

    2.16 * 0.5 * 10 = 10 kWh/ dia (que efectivamente são reduzidos ainda depois pelo inversor a uns 5)

    E em média:

    2.16*0.3*5 = 3 kWh / dia (da mesma forma, apenas 1.5 será útil diria)

    Os factores concretos vão variar conforme a localização mas creio que a ideia é esta. Falta também analisar o consumo horário etc etc mas tudo isso é trabalhável. O mais importante na verdade seria ter dados da vossa produção solar actual real.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
  4.  # 4

    O importante é saber que energia consome durante o dia ( quando há sol)!!! não interessa contabilizar a energia que consome fora do horário solar.
  5.  # 5

    Primeiro terá de conseguir adquir o diagrama de carga tipo da instalação. Depois com base nesse diagrama escolher os painéis ou n de painéis que mais adequados para a sua situação. Só lhe compensa ter uma potência muito superior ao consumos se tiver onde armazenar a energia para consumir à noite.

    Deixo lhe uns diagramas tipo de uma instalação com todos os equipamentos eléctricos. Um gráfico de um dia da semana e outro ao fds
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      IMG_20220812_171739.jpg
      IMG_20220812_171812.jpg
  6.  # 6

    Portanto assim de uma forma muito genérica, por dia, consumimos efetivamente 16 kwh de eletricidade da rede e + 1,5 kwh que conseguimos produzir dos 8 painéis.

    Assim muito grosso modo, tinha de ter mais 10 vezes de produção dos painéis para garantir 100% do nosso consumo energético atual (5 vezes mais para 50%, etc.).

    No quadro tenho um medidor Carlo Gavazzi EM340, mas isto dá-me o acumulado total e (parece-me) o instantâneo, mas não consigo exportar um histórico, para ter médias, etc.

    Em relação aos 16 kwh serem muito ou pouco, nunca foi grande preocupação (começo eu a ter agora), pelo que preciso perceber onde e a que horas se anda a gastar e onde se pode ou não cortar.

    Isto é uma quintinha, vivenda, piscina, horta, anexo com churrasqueira, etc..., mas na prática são 2 famílias (frigoríficos, arcas, tvs, tudo a dobrar)

    A verdade é que em período escolar, estão em casa sempre os meus sogros, mais eu em teletrabalho cá em cima, mais a minha sobrinha, que mora com eles, em teletrabalho lá embaixo.

    Agora no verão, para além das minhas 2 filhas cá em cima, ainda vamos tendo mais 2 a 3 sobrinhos lá em baixo (mais telemóveis, tablets, telemóveis).

    Um Shelly EM (com 2 pinças) no quadro dos painéis, dava para ter a produção e consumo dos painéis, + 1 Shelly EM no quadro principal, dava para ter o consumo total ?
  7.  # 7

    Os paineis só produzem (o consumo é muito residual e o shelly consegue detetar).

    Um shelly no quadro de entrada, com uma pinça na entrada e outras no circuito do fotovoltaico


    Colocado por: nanetstuffUm Shelly EM (com 2 pinças) no quadro dos painéis, dava para ter a produção e consumo dos painéis, + 1 Shelly EM no quadro principal, dava para ter o consumo total ?
  8.  # 8

    o que deve evitar é este tipo de situações da imagem.

    Aparentemente a instalação possui um campo solar de 4000W, que não se enquadra em nada com os consumos da instalação.

    EDIT: muito provavelmente, se tivessem instalado dois paineis de 300W conseguia a mesma poupança durante o mesmo período horário (tirando aquele pico) e com um investimento muito mais reduzido.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mafgod
      Captura de ecrã 2022-08-12 174509.jpg
  9.  # 9

    A primeira coisa a fazer é meter a bomba da piscina a circular durante o período de maior produção FV....
    Arrisco dizer que a potencia instalada, pode estar a até equilibrada para esses gastos que descreve.
  10.  # 10

    .
  11.  # 11

    Sim, foi isso que eu pensei mas escrevi mal, acho.

    "Consumo dos painéis" era para saber se realmente estamos a usar tudo o que os painéis produzem.
    Para saber se há momentos em que os painéis estão a produzir mas está a perder-se parte.

    1 - Quanto os painéis estão a produzir (Shelly 1, pinça 1)
    2 - Do ponto anterior, quanto está efetivamente a ser usado, para perceber se está a haver desperdícios (e perceber se faz sentido gerir excedentes, etc) (Shelly 1, pinça 2)
    3 - Quanto estamos a gastar de eletricidade mesmo no geral, em tempo real (Shelly 2, pinça 1)

    Faz algum sentido ou estou a dizer baboseiras?


    Colocado por: BigmouseOs paineis só produzem (o consumo é muito residual e o shelly consegue detetar).

    Um shelly no quadro de entrada, com uma pinça na entrada e outras no circuito do fotovoltaico


  12.  # 12

    Pelo que entendo do que pretende, um shelly chega.

    uma pinça na entrada da E-REDES e outra na produção.

    Quando a pinça da e-redes indicar potencia negativa, é porque a sua produção é maior do que o consumo

    Colocado por: nanetstuffSim, foi isso que eu pensei mas escrevi mal, acho.

    "Consumo dos painéis" era para saber se realmente estamos a usar tudo o que os painéis produzem.
    Para saber se há momentos em que os painéis estão a produzir mas está a perder-se parte.

    1 - Quanto os painéis estão a produzir (Shelly 1, pinça 1)
    2 - Do ponto anterior, quanto está efetivamente a ser usado, para perceber se está a haver desperdícios (e perceber se faz sentido gerir excedentes, etc) (Shelly 1, pinça 2)
    3 - Quanto estamos a gastar de eletricidade mesmo no geral, em tempo real (Shelly 2, pinça 1)

    Faz algum sentido ou estou a dizer baboseiras?


    Estas pessoas agradeceram este comentário: nanetstuff
  13.  # 13

    Sim, já vi um video de exemplo só com 1 Shelly EM e 2 pinças (1 pinça no quadro principal e outra no quatro parcial).
    É o 1º passo, para perceber efetivamente os consumos.
  14.  # 14

    Honestamente não é assim tão complicado meter os consumos em fase com a produção solar: mete tudo o que é bomba, resistência de aquecimento ou outra máquina grande a trabalhar exclusivamente entre as 11 e as 5 e está feito.

    Se os seus consumos não variam imenso entre o inverno e o verão, provavelmente consegue justificar instalar mais 20 painéis sem drama. Mas digo-lhe que as contas raramente justificam imenso vs meter só tudo o que possa a trabalhar no período vazio com um contrato bi-horário. Ninguém fica rico a instalar solar (a não ser os instaladores).
  15.  # 15

    Talvez está minha questão não faça qualquer sentido, mas não acaba por ser duplicação instalar painéis solares (para apoio AQS) e fotovoltaicos?

    Os fotovoltaicos produzem energia para alimentar por exemplo a bomba de calor AQS.. ou estou a dizer uma barbaridade?
  16.  # 16

    Actualmente não faz muito sentido aplicar painéis solares termicos
    Concordam com este comentário: Gaarhee
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82, Bragas V
  17.  # 17

    Colocado por: Bragas VTalvez está minha questão não faça qualquer sentido, mas não acaba por ser duplicação instalar painéis solares (para apoio AQS) e fotovoltaicos?

    Os fotovoltaicos produzem energia para alimentar por exemplo a bomba de calor AQS.. ou estou a dizer uma barbaridade?

    Eu tenho 2.2kw instalado e dá para o consumo da case e para um cilindro de 150L.
  18.  # 18

    Colocado por: dom123
    Eu tenho 2.2kw instalado e dá para o consumo da case e para um cilindro de 150L.


    Fotovoltaicos certo?
  19.  # 19

    Colocado por: Bragas V

    Fotovoltaicos certo?

    Certo
 
0.0146 seg. NEW