Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: callinasSe o contador tiver mais de 10 anos já "perdeu a validade".
    Pode exigir a substituição, por ser velho.
    Mas palpita-me que não será problema do contador , pois normalmente eles passam a medir a menos. São raros os casos que eles passam medir a mais .


    Só pode, 1000 litros diarios para vonsumo normal 4 pessoas é um absurdo, além de que foram feitos testes de fuga.
    Pode dar-se o caso de gastarem rios de água nos banhos, e aí o melhor é pedir engenhocas ao quilleute.
  2.  # 22

    Obrigado pelos vários comentários, mas na realidade não deverá ser do contador, pois este foi mudado há uns meses, quando o trocaram por o actual que transmite os consumos, e os litros mantiveram-se...
    O que eu gostava era de conseguir ter uma leitura dos consumos, por hora e por dia, como o contador "inteligente" já envia para os serviços, e assim seria fácil eu descobrir quem ou o quê está a desperdiçar água...
    Vi na net umas coisas complicadas para adaptar ao contador, mas nestes recentes já não dá, pois já lá tem um sensor dos serviços. O ideal seria talvez colocar um outro contador, logo a seguir ao dia serviços, e que tivesse esse envio das leituras por Wi-Fi... Mas não encontro nada e também deve ter um custo elevado...
    Lembrei-me que algum colega pudesse ter alguma informação.
    Obrigado
  3.  # 23

    Na falta de outra opção, coloque uma câmara a gravar o contador. Depois poderá verificar o que pretende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel Cunha
  4.  # 24

    1000 litros
    alguem anda a tomar uns bons banhos de imersão no jacuzzzzi
    • hangas
    • 15 agosto 2022 editado

     # 25

    Nao conheço nada pronto a usar com WiFi.
    Julgo que havia um da tuya, mas só aparecem referências antigas.

    Mas o que quer é um fluxometro, não tanto um contador.

    Se procurar por fluxometro (flow meter) no ali express tem alguma coisa, mas nada de uso directo. Teria sempre que fazer alguma integracao.

    WIFi sera difícil, pois quase tudo o que vi tem quando muito RS-485 para uso industrial.

    Eu estou a projectar algo assim, mas no contexto de domotica, para ter para a água o mesmo que tenho para a electricidade.

    Para uma despistagem pontual, mais vale usar o método da bissecção e tirar leituras manuais p. ex. a cada 12h, e depois a 6h, depois a 1h nos períodos com mais consumo.
    Ou ir logo directo para antes e depois de banhos, descargas de autoclismo ou outros principais suspeitos.
    • sltd
    • 15 agosto 2022

     # 26

    Não haverá por aí alguma ligação clandestina?
    Nos edifícios, à vezes, com sótãos por vender, depois aparecem casas de banho nesses sótãos e não se sabe de onde vai a agua...
  5.  # 27

    Mas se esse consumo é constante há muito tempo até pode ser real.

    1000 litros é “apenas” 1m3 por dia. Uns 30m3 por mês.
    Para 4 pessoas, embora seja algo não é assim algo tão disparatado dependendo dos hábitos.

    4 banhos de 10 minutos com um duche a 10L/min são logo 400l pelos 4.
    Se juntarmos umas 8-10 descargas de autoclismo de 10L já tem logo metade desses 1000l

    Ainda falta explicar 500l/dia.

    Mas é uma questão de tirar leituras regulares conforme sugeri.
    Tire leitura antes de todos irem dormir por exemplo. No outro dia se manhã outra vez depois da rotina de manhã. banhos etc
    Outra depois de almoço p.ex e depois de jantar.

    E fazer isto 2 ou 3 dias e ver a distribuição.
    Concordam com este comentário: Quilleute, Miguel Cunha
    • size
    • 15 agosto 2022

     # 28

    Colocado por: hangas

    Mas é uma questão de tirar leituras regulares conforme sugeri.
    Tire leitura antes de todos irem dormir por exemplo. No outro dia se manhã outra vez depois da rotina de manhã. banhos etc
    Outra depois de almoço p.ex e depois de jantar.

    E fazer isto 2 ou 3 dias e ver a distribuição.
    Concordam com este comentário:Quilleute


    O compadre Miguel Cunha saberá dessa elementar possibilidade, mas isso dá uma trabalheira do catano :)
    Concordam com este comentário: Miguel Cunha
  6.  # 29

    Sim, mas em 2 ou 3 dias (ou menos) consegue chegar logo a uma conclusão.

    Se for para algo mais permanente e monitorizar hábitos durante o ano, deteção de fugas etc, vale a pena o contador inteligente.

    Mas a verdade é que não há nada para o mercado europeu, nem nas chinesices, pronto a usar.

    Para o mercado americano até há umas 4 ou 5 ofertas, mas tudo a custar 200 a 300USD e por vezes com uma subscrição por cima na ordem dos 30-40USD mês, o que seria irrealista no nosso mercado mesmo que se conseguisse comprar.

    Eu andei semanas à procura de algo mais pronto a usar é fácil de integrar, mas só resta o DIY.
    • size
    • 15 agosto 2022

     # 30

    Colocado por: Miguel Cunha
    O que eu gostava era de conseguir ter uma leitura dos consumos, por hora e por dia, como o contador "inteligente" já envia para os serviços, e assim seria fácil eu descobrir quem ou o quê está a desperdiçar água...


    Estando disponibilizado a transmissão das leituras através do contador inteligente, é de admitir que possa ter acesso a essa transmissão de leituras, na área de cliente- Balcão digital.

    Na minha zona tenho acesso ao registo da leituras diárias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel Cunha
  7.  # 31

    Colocado por: hangasMas se esse consumo é constante há muito tempo até pode ser real.

    1000 litros é “apenas” 1m3 por dia. Uns 30m3 por mês.
    Para 4 pessoas, embora seja algo não é assim algo tão disparatado dependendo dos hábitos.

    4 banhos de 10 minutos com um duche a 10L/min são logo 400l pelos 4.
    Se juntarmos umas 8-10 descargas de autoclismo de 10L já tem logo metade desses 1000l

    Ainda falta explicar 500l/dia.

    Mas é uma questão de tirar leituras regulares conforme sugeri.
    Tire leitura antes de todos irem dormir por exemplo. No outro dia se manhã outra vez depois da rotina de manhã. banhos etc
    Outra depois de almoço p.ex e depois de jantar.

    E fazer isto 2 ou 3 dias e ver a distribuição.
    Concordam com este comentário:Quilleute

    Uma família de 4 devia gastar 1/3 disso.
    Nós gastamos 8-9m3
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, hangas, Miguel Cunha
  8.  # 32

    Aqui o máximo, 4 pax , foi 14m3. o normal era entre os 9 e os 11m3
    Concordam com este comentário: Miguel Cunha
    • hangas
    • 15 agosto 2022 editado

     # 33

    Concordo com esses valores normais.
    Nós somos 2 adultos mais 1 criança e a média anda nos 6/8 também.

    Estava só a extrapolar que com algum uso descuidado é fácil chegar a esses valores.

    Quanto à telecontagem, se for um registo diário não deve ajudar muito. Isso o OP já sabe que ronda 1m3/dia.

    E se for como a minha, que é por drive-by, tem uma leitura por mês.
    Concordam com este comentário: Miguel Cunha
      96251BE4-49FF-4C8C-A41A-7A716D775EA7.jpeg
  9.  # 34

    Estes equipamentos eram o ideal, são relativamente económicos (50 euros), aplicam-se directamente dobre o contador, memorizam e enviam os dados para uma app do telemóvel e fazem o registo dos consumos por hora, dia, mês, etc, usam gráficos muito intuitivos, há "apenas" 2 problemas:o meu contador já tem um sistema para enviar as leituras para os serviços, pelo que não permite instalar outro por cima, e este sistema também é incompatível com a marca do meu contador 🥴
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
      Screenshot_2022-08-15-00-15-54-117_com.android.chrome.jpg
      Screenshot_2022-08-15-00-16-57-169_com.android.chrome.jpg
    • hangas
    • 16 agosto 2022 editado

     # 35

    Mas isso tem sempre a possibilidade de comprar outro contador e instalar algures a seguir ao outro. Já dentro da sua rede privada.

    Nem precisa de ser certificado. Consegue comprar um por outros 40 ou menos euros.


    É ver se este da. https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Canalizacao/Acessorios-de-canalizacao/Torneiras-de-passagem-e-servico/WPR_REF_14189392

    Também há por metade do preço no aliExpress


    Edit: o maior problema e não venderem para Portugal. Até porque eles tem outros produtos interessantes.
  10.  # 36

    Colocado por: Miguel CunhaEstes equipamentos eram o ideal, são relativamente económicos (50 euros), aplicam-se directamente dobre o contador, memorizam e enviam os dados para uma app do telemóvel e fazem o registo dos consumos por hora, dia, mês, etc, usam gráficos muito intuitivos, há "apenas" 2 problemas:o meu contador já tem um sistema para enviar as leituras para os serviços, pelo que não permite instalar outro por cima, e este sistema também é incompatível com a marca do meu contador 🥴
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hangas
      Screenshot_2022-08-15-00-15-54-117_com.android.chrome.jpg
      Screenshot_2022-08-15-00-16-57-169_com.android.chrome.jpg

    O problema disso é que tapa o mostrador e a empresa não consegue fazer leitura.
    Há uns geradores de impulso que encostam aquele furinho, saem dois fios, é um gerador de impulsos.
    Depois liga a uma aparelho GSM. Há diversos. Por WiFi ainda não encontrei nada, mas pode haver.
      IMG_20220816_004132.jpg
  11.  # 37

    bom dia, nao sei se foi dito em cima, umas sugestões básicas, sair de casa apontar a contagem do contador ir passear e quando voltar 3H depois ver se houve alguma alteração.

    arranjas uns bidões e encher sem mais ninguém mexer em outra torneira uns 200l / 300l e ir ver se o contador contou o mesmo ou contou a dobrar.
  12.  # 38

    O consumo depende muito dos hábitos e do tempo que se passa em casa. Ate a uns 6 meses no meu caso, o gasto médio era 17m3 para um casal e criança numa moradia (com pequenas fugas em autoclismos), no entanto nao regava nem lavava pátios frequentemente. Dai que 30m3 ate pode ser possível para 4 pessoas permanentemente em casa, maquinas de lavar frequentes, pátios, etc, e ate porque o user admitiu ter fugas. No meu caso, 1 das fugas gastava 1m3 por mes.
  13.  # 39

    Colocado por: rui.fernO consumo depende muito dos hábitos e do tempo que se passa em casa. Ate a uns 6 meses no meu caso, o gasto médio era 17m3 para um casal e criança numa moradia (com pequenas fugas em autoclismos), no entanto nao regava nem lavava pátios frequentemente. Dai que 30m3 ate pode ser possível para 4 pessoas permanentemente em casa, maquinas de lavar frequentes, pátios, etc, e ate porque o user admitiu ter fugas. No meu caso, 1 das fugas gastava 1m3 por mes.

    O user diz que já teve uma fuga e a mesma foi reparada e que raramente rega o que quer que seja, ou tem máquinas de lavar antigas com grandes consumos de água ou tomam longos banhos ou puxam o autoclismo muito frequentemente.. e mesmo assim, 30m3 é muita água.. sinceramente não consigo projetar na minha cabeça triplicar o meu consumo de água apenas com uso doméstico.
  14.  # 40

    Apartamento 5/6m3 na moradia 6/7m3. Sem usar água no quintal ou lavar cimentos. Esses valores são de loucos. Contrate uma equipa de peritagem com máquinas para ver fugas que isso deve estar a escorrer para o subsolo nalgum tubo. Só o que gasta num ou dois meses cobre o gasto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel Cunha
 
0.0238 seg. NEW