Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Escrevo esta mensagem na esperança de alguém ter conhecimento e poder ajudar-me. Eu e o meu namorado comprámos uma casa nova na zona do Montijo em Fevereiro, em prédio acabado de construir o ano passado. A casa é um óptimo T3, com imensa luz solar, a nível de isolamento térmico parece tudo ok dentro da casa também. Tem ar condicionado já instalado e na casa propriamente dita não tivemos qualquer problema até agora. O certificado energético é A.

    A nível de isolamento acústico temos tido as nossas queixas: cada barulho fora do normal parece que é amplificado e faz eco. Não conseguimos dormir com os passos das crianças no andar de cima, ouvimos as conversas em tom baixo em detalhe como se estivessem numa divisão dentro da nossa casa, etc. Parece-nos estranho. Estamos no 2º andar e conseguimos inclusivamente ouvir o barulho do 1º. Ou seja, para fora tudo ok porque temos vidros duplos, mas dentro do prédio o barulho é quase impossível (já conseguimos até ouvir ruído de um vizinho a reparar uma cadeira no 5º andar).

    Mas o real problema que me traz aqui ao fórum encontrei-o hoje. Cada casa tem uma arrecadação no último piso do edifício (edifício de 5 pisos sendo que a arrecadação é no 6º), sendo que tinhamos deixado na nossa alguns móveis novos (mas que trocámos quando viemos para cá e então decidimos lá guardá-los), a minha bicicleta e outras coisas de valor nossas que para já não teriam lugar dentro de casa. Qual não é o meu espanto quando abro a porta da arrecadação (talvez um mês e pouco depois de ter ido lá pela última vez) e me vem um bafo de calor enorme e um cheiro a mofo INSUPORTÁVEL. Com isto, olho em volta e percebo que está TUDO coberto de bolor. Quando digo coberto é mesmo coberto. Todos os móveis com manchas e camadas de bolor que pareciam pó de tão espessas que eram, bichinhos do mofo (mold mites, se não souberem o que é já tive essa experiência numa casa antes e é de nos querermos atirar pela janela e desistir de tudo) a passar em todo o lado, a minha bicicleta tinha bolor até nos cabos...fiquei em pânico. Também o tecto da arrecadação e as paredes têm imensas manchas amarelas e esverdeadas de bolor claramente vivo e recente.

    De referir que tinhamos visitado o prédio pela primeira vez em outubro de 2021 e já estava quase concluído. As arrecadações pareciam estar secas já.

    Se isto é assim, nem quero pensar como será no inverno ou nos anos que aí vêm.

    A minha pergunta é: tendo nós comprado casa nova, com garantia de 5 anos, é da responsabilidade do construtor o que está a acontecer? É que parece-me impensável comprar uma casa nova em que uma arrecadação fica neste estado nojento em menos de meio ano. O que posso fazer ou o que posso exigir da minha parte?

    Muito obrigada pela vossa ajuda desde já. Deixo-vos duas fotografias de exemplo para perceberem o estado das coisas.

    movel
    bicicleta
    • size
    • 14 agosto 2022 editado

     # 2

    Reporte isso imediatamente ao construtor.
    Para existir essa patologia na arrecadação é porque existirá possível infiltração de água pela cobertura.

    Também poderá ser causado por resto de humidade das paredes e placas de betão, caso a construção seja mesmo muito recente.

    Quanto ao ruído interno de piso para piso, será porque não foi implementado possível isolamento nas placas
  2.  # 3

    Colocado por: sizeReporte isso imediatamente ao construtor.
    Para existir essa patologia na arrecadação é porque existirá possível infiltração de água pela cobertura.

    Também poderá ser causado por resto de humidade das paredes e placas de betão, caso a construção seja mesmo muito recente.

    Quanto ao ruído interno de piso para piso, será porque não foi implementado possível isolamento nas placas


    Peço desculpa pela minha ignorância mas essa possível infiltração de água seria de onde, dado que não houve chuvas nos últimos meses? Poderá ser alguma coisa relacionada com os painéis solares colocados acima? Se bem que me parece improvável e mais uma questão de materiais a secar / qualquer falha no isolamento do edifício / falta de ventilação. O prédio é muito recente, sim.

    A temperatura da arrecadação estava muito elevada quando lá fui. E ainda lá voltarei amanhã para confirmar porque penso que não tem qualquer ventilação. E não entendo como é que um projeto novo é autorizado nestes termos.

    Muito obrigada pela resposta. Vamos enviar carta registada à empresa de construção esta semana.
    • AMVP
    • 15 agosto 2022

     # 4

    Quanto a temperatura ser elevada, parece-me habitual visto estar no sotao, tal como no inverno sera mais fria. A questao da ventilacao embora seja desejavel nao me parece que seja por isso que tem bolor nas suas coisas. A arrecadacao que tenho hoje em dia tem ventilacao natural mas ja tive uma em que tal nao existia e nunca tive bolor.
  3.  # 5

    Acredito que possa não acontecer, mas uma das causas de que mais se fala para o aparecimento de bolor é a falta de circulação de ar. Tanto que por ter tido esse problema anteriormente, ventilo esta casa com muito mais cuidado. Até pode não encontrar bolor físico, mas os esporos andam no ar. E basta ser asmático como eu para sentir a diferença :)

    De qualquer forma, averiguarei com o construtor as causas. Quando souber de alguma coisa coloco aqui para o caso de poder ajudar mais alguém. Obrigada pelas vossas respostas.
    • size
    • 15 agosto 2022

     # 6

    Colocado por: nara92
    Peço desculpa pela minha ignorância mas essa possível infiltração de água seria de onde, dado que não houve chuvas nos últimos meses?


    Houve alguns dias de chuva, dependendo da zona do País.
    Para surgir o bolor que reporta é porque existe, ou existiu, alguma humidade no interior da arrecadação fechada.
    Outra hipótese poderá recair no facto de esses seus bens terem sido ali fechados carregados de uma elevada percentagem de humidade sem possibilidade de se dissipar por falta de arejamento do espaço. Sim, à partida, convém abrir respiradores com grelhas numa parede.

    Para controlar o espaço poderá recorrer à aquisição de um higrómetro baratucho
      x3.jpg
    • argo
    • 16 agosto 2022

     # 7

    Começava por ventilar o espaço.
    https://m.olx.pt/d/anuncio/ventilador-extractor-in-line-sodeca-IDHgiLY.html
    Concordam com este comentário: Sansoni7
  4.  # 8

    Colocado por: argoComeçava por ventilar o espaço.
    https://m.olx.pt/d/anuncio/ventilador-extractor-in-line-sodeca-IDHgiLY.html


    Mais de meio caminho andado.
    • AMVP
    • 16 agosto 2022

     # 9

    Colocado por: argoComeçava por ventilar o espaço.
    https://m.olx.pt/d/anuncio/ventilador-extractor-in-line-sodeca-IDHgiLY.html

    Essa não deveria ser a solução, tal como já referi já tive uma arrecadação sem ventilação e zero de bolor, foi ganhando cheiros mas nunca por nunca bolor. Tem de haver algum problema na construção ou como já disseram por alguma razão os objetos lá colocados já tinham húmidade.
    •  
      Dom
    • 16 agosto 2022

     # 10

    O bolor é um fungo que senão for exterminado, multiplica-se facilmente com as condições ideais. Quer me parecer que a humidade proveniente da construção recente junto dos seus bens que já podiam conter alguma humidade mais o espaço fechado sem circulação de ar, possa ter sido a causa do que relata. No entanto, não se deve descartar que possa existir uma infiltração.
  5.  # 11

    Colocado por: DomO bolor é um fungo que senão for exterminado, multiplica-se facilmente com as condições ideais. Quer me parecer que a humidade proveniente da construção recente junto dos seus bens que já podiam conter alguma humidade mais o espaço fechado sem circulação de ar, possa ter sido a causa do que relata. No entanto, não se deve descartar que possa existir uma infiltração.


    Se tivesse infiltração teria outros sintomas.
 
0.0164 seg. NEW