Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde a todos,

    Estou em vias de vender uma garagem, e com o valor que vou vender vou ter mais-valias, é possível "abater" este valor com obras na minha habitação permanente?

    Obrigado a todos que me possam tirar esta dúvida!
  2.  # 2

    Não é possivel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ESI_Coupe
  3.  # 3

    Só a HPP poderá ser elegível para dedução de mais valias (caso reinvista determinado valor).

    A garagem não é a sua HPP, pois não?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ESI_Coupe
  4.  # 4

    pguilherme, não é, é uma garagem numa fracção independente da minha habitação própria permanente.
  5.  # 5

    À partida, creio estar aí a sua resposta.
    Não sendo HPP, julgo não ser elegível a dedução no caso de reinvestimento, pelo menos não directamente.

    Se vender também a HPP, será que há alguma forma de declarar a garagem como uma fracção "dependente" da habitação?
    Isso é uma boa pergunta à qual não sei responder...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ESI_Coupe
  6.  # 6

    São frações distintas, mesmo que tenha comprado ao mesmo tempo, também teve de fazer duas escrituras, IMT e IS também foram calculados de forma distinta.

    A única hipótese era de fosse pertença da mesma fração, que não o é.

    Portanto na venda nunca poderá ser "agregada" à HPP.
  7.  # 7

    Claro, sendo duas fracções, são duas transmissões independentes. Disso não há dúvida.

    Mas fiscalmente (já após as transmissões), poderá submeter-se à AT para apreciação, sustentando que o uso e propósito desse imóvel estaria dependente da HPP, tal como muitos apartamentos têm garagem como área dependente.

    Provavelmente dão uma nega, mas não custa tentar apelar ao espírito da lei :)
  8.  # 8

    Caso exista procura, a opção de arrendar poderá ser mais interessante ?
  9.  # 9

    Bom dia , Gostaria de uma ajudinha , comprei uma garagem em 2019 e a vendi agora em 2022. com uma boa mais valias.
    A garagem era porta para rua, e não tinha nada mais no predio a não ser a garagem ,

    Posso usar este valor de mais valiar para ajudar na aquisição de um terreno Urbano , ou alguma outra situação ?

    Eu não tenho casa propria na verdade eu usava a garagem como habtação mais legalmente sei que não conta.

    A poerguta é como posso usar e onde que poderei usar esta mais valias: carro para trabalho ou casa para habitar, ou em quais situações.
    se investir em algo para arrendamento seria possivel tem que ser HPP, ou HPA para arrendamento , isso pode ser uma outra garagem ?
    se for possivel tem que comprar com valor superior a que vendi ? acredito que ira me sobrar 7 mil de mais valias como posso não pagar e ultilizar legalmente

    obrigado pessoal
  10.  # 10

    Não, não existe nenhuma forma de se livrar das mais valias.
  11.  # 11

    Colocado por: Alex_SilvaBom dia , Gostaria de uma ajudinha , comprei uma garagem em 2019 e a vendi agora em 2022. com uma boa mais valias.
    A garagem era porta para rua, e não tinha nada mais no predio a não ser a garagem ,

    Posso usar este valor de mais valiar para ajudar na aquisição de um terreno Urbano , ou alguma outra situação ?

    Eu não tenho casa propria na verdade eu usava a garagem como habtação mais legalmente sei que não conta.

    A poerguta é como posso usar e onde que poderei usar esta mais valias: carro para trabalho ou casa para habitar, ou em quais situações.
    se investir em algo para arrendamento seria possivel tem que ser HPP, ou HPA para arrendamento , isso pode ser uma outra garagem ?
    se for possivel tem que comprar com valor superior a que vendi ? acredito que ira me sobrar 7 mil de mais valias como posso não pagar e ultilizar legalmente

    obrigado pessoal


    So é considerada a possibilidade de reinvestimento de mails valias obtidas na venda de HPP
 
0.0123 seg. NEW