Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    quantos pisos tem o predio?
    o seu é um rc ou que andar?
    teve alguma vez alguma conversa com o condominio nesse sentido?
  2.  # 2

    Colocado por: machado da silvaSinto que preciso de contextualizar com outros detalhes.
    Vivemos num condomínio fechado, em 2ª linha de praia. Gostamos bastante da zona e transitar para um T3 significaria muito dinheiro, nesta mesma zona. Provavelmente uns 250k mais. Investir num T3 longe da praia está parcialmente fora de questão, embora não totalmente excluído. Por isso, esta ideia de fazer obras. Temos de ceder em algum lado. É difícil.


    isto explica muita coisa. o apartamento tem uma boa localização. e no seu ponto de vista gastar dinheiro nele acaba por compensar face a comprar um T3 na mesma localização.

    no entanto eu evitava fazer obras profundas. a ideia de colocar um dos filhos ou mesmo o casal a dormir na sala, ou dividir o quarto da forma como o marco apresentou são as opções mais baratas e revertíveis no futuro. os anos passam a correr e quando se der conta já está a viver sozinho com a mulher.

    tenho um colega que alugou o T2 onde vivia, e alugou um T3 para fazer face ao aumento da familia. com o que recebe do aluguer do T2 paga a casa ao banco e ainda ajuda a pagar parte da renda do T3. daqui a uns anos quando a familia voltar a encolher regressa ao T2.

    não sei se pode fazer algo parecido, nem sempre a compra é a melhor situação.
  3.  # 3

    O T0 em que vivi com os meus pais também era perto da praia, percebo perfeitamente a vontade de ficar e concordo a 100%. Mas essa mudança de cozinha é uma obra chata e cara que não valoriza minimamente o apartamento se um dia o vender. É despesa pura.

    Se quer mesmo fazer uma obra, faça a divisão dos quartos na diagonal por 1/20 do preço. Se daqui a 5 ou 6 anos constatar que já não funciona para os putos, logo pode pensar em gastar mais ou mudar de casa.
  4.  # 4

    Colocado por: zemvpferreiraSe quer mesmo fazer uma obra, faça a divisão dos quartos na diagonal por 1/20 do preço. Se daqui a 5 ou 6 anos constatar que já não funciona para os putos, logo pode pensar em gastar mais ou mudar de casa.


    Essa divisão, embora fácil resulta em dois quarto mesmo muito pequenos. Julgo que o original tem uns 11 ou 12m2, ficam dois na casa dos 5/6. Para miúdos que a certa idade "vivem" nos quartos, pode ser algo pequeno.

    A outra obra embora reduza bastante a sala/cozinha parece-me que fica mais equilibrado.

    É uma questão de pedir orçamentos e ver a exequibilidade.
    Pode até nem ser um bicho de 7 cabeças.

    Comparando com o outro tópico que havia de mudar a cozinha para o lado oposto da casa, esta alteração assim na planta parece bem mais simples. Mas isso só um profissional no local é que consegue aferir.
  5.  # 5

    Tem razão que é essencial ir ao terreno para fazer um orçamento a sério, mas a diferença de custo entre meter umas raias e uns metros de pladur vs demolir uma cozinha, construir outra, mudar pavimentos, fazer paredes, etc etc etc é óbvia. Um quarto de 5m2 é pequeno. Mas não é escabroso enquanto os putos não forem adolescentes.

    Numa altura em que se fala em guerras, crises financeiras, inflacção descontrolada e outras hecatombes do género, não será de prioritizar a poupança dos 5-20k euros que vão pedir pela obra maior? Sem falar no horror de tentar gerir uma casa de 4 pessoas com uma cozinha daquele tamanho. Nem quero pensar na loucura que vai ser cozinhar uma refeição por dia, quanto mais duas. Ou lavar uma máquina de roupa. Não será de fazer por atrasar este problema 10 aninhos?
  6.  # 6

    Colocado por: pauloagsantos

    isto explica muita coisa. o apartamento tem uma boa localização. e no seu ponto de vista gastar dinheiro nele acaba por compensar face a comprar um T3 na mesma localização.

    no entanto eu evitava fazer obras profundas. a ideia de colocar um dos filhos ou mesmo o casal a dormir na sala, ou dividir o quarto da forma como o marco apresentou são as opções mais baratas e revertíveis no futuro. os anos passam a correr e quando se der conta já está a viver sozinho com a mulher.

    tenho um colega que alugou o T2 onde vivia, e alugou um T3 para fazer face ao aumento da familia. com o que recebe do aluguer do T2 paga a casa ao banco e ainda ajuda a pagar parte da renda do T3. daqui a uns anos quando a familia voltar a encolher regressa ao T2.

    não sei se pode fazer algo parecido, nem sempre a compra é a melhor situação.


    Caro Paulo,
    efetivamente já me passou pela cabeça fazer o que o colega fez, alugar o T2 > pagar o crédito > com o sobrante ajudar a pagar o T3 noutra zona em conta... ao fim e ao cabo continuaremos com aquela despesa fixa mensal.
    Sobre a outra ideia: a vida muda muito... em 10 são adolescentes e em 20 são jovens a viver fora de casa...então teremos o T2 só para nós... obrigado por avivar essa sugestão
  7.  # 7

    Colocado por: hangasuenos. Julgo que o original tem uns 11 ou 12m2, ficam dois na casa dos 5/6. Para miúdos que a certa idade "vivem" nos quartos, pode ser algo pequeno.


    Essa opção não é viável pois só existe uma janela.
    OBrigado
  8.  # 8

    Estou a aprender bastante e a refletir também. Cada um tem sempre uma perspetiva sobre um tópico e a diversidade enriquece.

    LEMBRO O SEGUINTE:
    Passar de T2 a T3 assim.

    Possíveis obras:
    - mudar o chão de cozinha atual para flutuante;
    - deitar paredes abaixo (um pouco da cozinha atual e mudar porta central uns cm para o lado de acesso aos wc e aos quartos)
    - encontrar esgotos e águas na parede do wc e fazer ligação;
    - cozinha nova;
    - etc...

    Obrigado pelo feedback
      image_2022-08-25_11-08-252.jpg
      Captura de ecrã 2022-08-24, às 01.14.34.png
  9.  # 9

    Outra hipótese:

    Retirar a parede da cozinha
    Aproveitar 1 das janelas da sala e usando o espaço da WC e fazer aí o quarto.
    Se houver espaço fazer uma wc só com sanita e lavatório dentro do quarto
      1255h.jpg
  10.  # 10

    Primavera, e a courette do prédio... Não dá para demolir.
    Concordam com este comentário: marco1
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasPrimavera, e a courette do prédio... Não dá para demolir.

    Pois, disso já não percebo nada ehehhhe
  12.  # 12

    pois se não fosse isso era fazer uma wc ao lado da wc com banheira ( do lado direito da imagem) e ai sim ficar com um quarto onde pôs a primavera e amplo salão.
  13.  # 13

    Colocado por: machado da silvaEstou a aprender bastante e a refletir também. Cada um tem sempre uma perspetiva sobre um tópico e a diversidade enriquece.

    LEMBRO O SEGUINTE:
    Passar de T2 a T3 assim.

    Possíveis obras:
    - mudar o chão de cozinha atual para flutuante;
    - deitar paredes abaixo (um pouco da cozinha atual e mudar porta central uns cm para o lado de acesso aos wc e aos quartos)
    - encontrar esgotos e águas na parede do wc e fazer ligação;
    - cozinha nova;
    - etc...



    No final em relação á sugestão que dei iria ficar com a mesma area para a sala/cozinha e teria que partir a casa toda.

    plantas
  14.  # 14

    Colocado por: Jose_BM

    No final em relação á sugestão que dei iria ficar com a mesma area para a sala/cozinha e teria que partir a casa toda.

    plantas


    Concordo que em área fica mais ou menos igual, no entanto não consigo percecionar cozinha e sala, isto é, como por mesa, sofá e tv...
    obrigado
    Concordam com este comentário: Jose_BM
  15.  # 15

    é claro, mesma área não significa a mesma funcionalidade e aproveitamento.
    jose´a sua solução tirando as circulações apenas tem um aproveitamento de um retangulo com a largura da cozinha, tudo o resto é hall e passagem para os quartos e ainda aquele zig zag...

    machado
    a sua solução como já disse pode ser trabalhada, endireite aquela parede, centre mais a passagem para os quartos.
    Vai ficar é com um apartamento algo desconfigurado e não regulamentar pois fica com uma kitchenette, deve prever uma boa exaustão e não sei se pode aproveitar para isso as courettes da wc.
    de qualquer forma será uma intervenção mais onerosa e invasiva.
  16.  # 16

    Violava a parte da janela, teria luz exterior facilmente com uma janela na parte de cima da parede.


    vv
  17.  # 17

    Colocado por: Jose_BMViolava a parte da janela, teria luz exterior facilmente com uma janela na parte de cima da parede.


    vv


    Grato pelo feedback, no entanto, não é do agrado da esposa.
    • TzRi
    • 26 agosto 2022

     # 18

    E porque não fazer desaparecer uma das wc's? precisam mesmo de duas?
  18.  # 19

    TzRi

    se analisar bem em face da courette isso não ia adiantar nada.
    • TzRi
    • 26 agosto 2022

     # 20

    Colocado por: marco1TzRi

    se analisar bem em face da courette isso não ia adiantar nada.


    Podia abolir a wc da banheira e aumentava o espaço da cozinha na solução da planta a cores por exemplo
 
0.0235 seg. NEW