Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: rjmpires
    Comprei uma deste tipo, a saida era de 1", infelizmente aqui na zona não há essas lojas grandes.
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Jardim/Rega/torneiras/WPR_REF_82643727

    Os preços do leroy andam na ordem do dobro das lojas tradicionais! Não será em tudo, mas em alguns acessórios de rega até posso mostrar provas! Tem é a grande vantagem de se poder devolver tudo sem perguntas.
  2.  # 22

    Colocado por: Casa da Horta
    Os preços do leroy andam na ordem do dobro das lojas tradicionais! Não será em tudo, mas em alguns acessórios de rega até posso mostrar provas! Tem é a grande vantagem de se poder devolver tudo sem perguntas.

    Aqui na minha zona as coisas têm todas um bocadinho de ouro 😅
    Qualquer dia vendo a casa e vou morar para um paraíso qualquer nas américas e viver dos rendimentos.
  3.  # 23

    Uma das grandes vantagens do Shelly, é para quem usa Home Assistant, fica com a gestão da rega na mesma plataforma em que gere tudo o resto.
  4.  # 24

    Colocado por: AlexRibeiroUma das grandes vantagens do Shelly, é para quem usa Home Assistant, fica com a gestão da rega na mesma plataforma em que gere tudo o resto.

    Não vejo grande vantagem em gerir a rega sentado no sofá a olhar para o telemóvel, mas isso sou eu, pronto. Sabe lá esse Home Assistant ver se a curgete e o pepino têm água a mais ou a menos :-P! É preciso esgravatar a terra e isso não se faz com apps.

    Estamos a trocar o contacto e o manuseio das coisas com o wireless e o touch screen. Está a ficar deprimente este nosso mundo, onde os homens já não apreciam a beleza de uma mulher porque andam todos de cabeça baixa! :-)
    Concordam com este comentário: rjmpires, imo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
    • hangas
    • 26 agosto 2022 editado

     # 25

    Colocado por: Casa da Horta
    Não vejo grande vantagem em gerir a rega sentado no sofá a olhar para o telemóvel, mas isso sou eu, pronto. Sabe lá esse Home Assistant ver se a curgete e o pepino têm água a mais ou a menos :-P! É preciso esgravatar a terra e isso não se faz com apps.


    Até faz, um projecto que tenho na gaveta para quando mudar para a moradia é fazer um farm bot. https://farm.bot/
    Mas é mais por carolice que outra coisa, claro. Porque gosto de eletrónica, informática, mecânica, etc e um projecto deste é uma forma de estimulação intelectual e aprendizagem que têm o seu valor. Agora não é comprar os kits e montar, é mesmo desenhar e fazer tudo de raiz.

    Agora para a rega de jardim ou árvores de fruto, também acho que não vale a pena inventar com shellyces. Um controlador de regra, programa-se e já está. É instalar e esquecer.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  5.  # 26

    Porque escolhi shelly para o controlo da rega?

    Desde o inicio quis ter o controlo via telemóvel do programador de rega. Ao pesquisar, verifiquei que os modelos que tivessem essa opção, custavam quase o dobro de um sistema normal.

    depois tinha ainda a dificuldade de ter sinal Wifi na zona onde estava prevista a instalação dos equipamentos de rega.

    A minha ideia de controlo do sistema de rega, é no futuro poder integrar sensores de vento e de chuva, que irão permitir a ativação e inibição do sistema de rega.
    O shelly possibilita essas funções integrando por exemplo num sistema tipo home assistant.

    Para alem dessas funções, consigo programar um horário de verão e um horário de inverno de uma forma mais comoda e rápida, Para alem, que consigo definir por exemplo inibir a rega nos dias que tiver de utilizar o jardim fora de horas.
    Consigo ainda programar o inicio da rega consoante o nascer do sol e o por do sol, definir tempo de rega das varias zonas (neste caso ainda são duas).

    Depois ainda ha a vantagem do custo. se um dos shelly se avariar, um novo custa 13€. Um controlador ficará mais caro.
  6.  # 27

    Colocado por: Casa da Horta
    Não vejo grande vantagem em gerir a rega sentado no sofá a olhar para o telemóvel, mas isso sou eu, pronto. Sabe lá esse Home Assistant ver se a curgete e o pepino têm água a mais ou a menos :-P! É preciso esgravatar a terra e isso não se faz com apps.

    Estamos a trocar o contacto e o manuseio das coisas com o wireless e o touch screen. Está a ficar deprimente este nosso mundo, onde os homens já não apreciam a beleza de uma mulher porque andam todos de cabeça baixa! :-)
    Concordam com este comentário:rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires


    Eu estava a falar do shelly para a rega do jardim da casa, creio que o user que criou o tópico falou em 400m2. Se é para uma exploração hortofruticola existiram com certeza outras soluções.

    A utilização do Shelly/Home Assistant não é para andar de cabeça baixa a olhar para o telemóvel e a dar comandos,é para ter um interface onde vê o estado de todos os sistemas da casa (climatização, cctv, video porteiro, consumos e produção eléctrica, se for o caso, rega, etc). A minha intenção é um dia destes ter um tablet antigo na parede a mostrar estas informações em tempo real. No que diz respeito à rega, há quem coloque os shellys a funcionar em função das leituras dos sensores de humidade no solo.

    Isto é apenas um listar das possibilidades, quem quiser continuar a fazer "à moda antiga" que o faça, não tenho nada contra, também pode por de parte o telemóvel e voltar a comunicar por carta escrita, se acha que isso ajuda a apreciar melhor a beleza feminina.
  7.  # 28

    Colocado por: BigmouseA minha ideia de controlo do sistema de rega, é no futuro poder integrar sensores de vento e de chuva, que irão permitir a ativação e inibição do sistema de rega.


    Colocado por: AlexRibeirohá quem coloque os shellys a funcionar em função das leituras dos sensores de humidade no solo


    Quase todos os programadores de rega já têm essa hipótese de ligar um sensor de humidade, mas eu faço melhor: sou eu o sensor! Tenho essa vantagem de conseguir perceber se está a chover ou muito vento! :-P e vou à torneira e pumbas, fecho-a. Mesmo à antiga ;-)

    Agora a sério, há lugar para todos, há que respeitar as diversas visões. O user assim fica elucidado sobre as várias opções disponíveis.

    só para terminar: não menosprezar a quantidade de fios eléctricos e ligações que o sistema de shellys implica. Se ficar perto de tubos de água ou no exterior não é de descartar o perigo de curto-circuitos...
    • hangas
    • 26 agosto 2022 editado

     # 29

    Colocado por: Casa da Hortanão menosprezar a quantidade de fios eléctricos e ligações que o sistema de shellys implica.


    Este é um dos principais motivos para optar por um controlador dedicado.
    Gosto de engenhocas e tenho na secretária breadboards cheias de fios para as brincadeiras/experiencias/protótipos.
    Mas quando é algo para utilização final e permanente prefiro uma solução mais limpa.

    Dai a preferir um controlador dedicado (em principio um RainBird de 6 canais) por ter logo o transformador embutido, ser IP65 visto que fica na rua, e depois sai um ou mais cabos multi-vias para as electrovalvulas pelas condutas.
    Fica tudo muito bem arranjadinho e robusto.
    Sim o modulo WiFi para o RainBird ainda é carote, para já vou prescindir dele.
    Mas depois logo se vê. Acho que com o sensor de chuva dele próprio não é preciso mais nada.


    Para fazer com um shellys ou um ESP32 com um modulo de relés, preciso de arranjar uma caixa em condições (IP65) para aquilo, uma fonte de alimentação estável com 5VDC e 24VAC. Faz-se, mas é daqueles projectos que não dá muita pica e não se poupa por ai além.
  8.  # 30

    Desde que fiquem bem acondicionados dentro de caixas IP55, com bucins adequados, não há problema nenhuma.

    No final quando tiver tudo bem acondicionado coloco aqui.

    Colocado por: Casa da Hortasó para terminar: não menosprezar a quantidade de fios elétricos e ligações que o sistema de shellys implica. Se ficar perto de tubos de água ou no exterior não é de descartar o perigo de curto-circuitos...
    Concordam com este comentário: hangas
  9.  # 31

    Colocado por: Casa da HortaEstamos a trocar o contacto e o manuseio das coisas com o wireless e o touch screen. Está a ficar deprimente este nosso mundo, onde os homens já não apreciam a beleza de uma mulher porque andam todos de cabeça baixa! :

    O objetivo é integrar os comandos de controlo todos no mesmo sítio e automatizados, para depois ter tempo para ver as babes 😛
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    • zeto
    • 26 agosto 2022

     # 32

    Colocado por: Casa da Horta
    Os preços do leroy andam na ordem do dobro das lojas tradicionais! Não será em tudo, mas em alguns acessórios de rega até posso mostrar provas! Tem é a grande vantagem de se poder devolver tudo sem perguntas.

    Pura realidade, só vou ao leroy mesmo em caso de necessidade, um exemplo uma eletrovalvula da Hunter no Leroy custa 32€, a mesma eletrovalvula na empresa onde compro bastante material pago pela mesma 12.5€, são é muito flexíveis na troca de qualquer produto aí são os melhores
  10.  # 33

    Tenho um motor/bomba de água a 300 m do disjuntor que o liga e faz debitar um tubo de água com caudal de 2 polegadas.

    Se colocar um Shelly neste disjuntor, posso ligar e desligar o motor com o telemóvel?

    É um filme do ter que ir ao disjuntor ligar e desligar sempre que quero regar.
  11.  # 34

    Colocado por: TicMicTenho um motor/bomba de água a 300 m do disjuntor que o liga e faz debitar um tubo de água com caudal de 2 polegadas.

    Se colocar um Shelly neste disjuntor, posso ligar e desligar o motor com o telemóvel?

    É um filme do ter que ir ao disjuntor ligar e desligar sempre que quero regar.

    Se o motor não puxar mais que 16A pode colocar um shelly 1 para funcionar como botão on/off (mas para isso precisa de sinal wifi no local de instalação do mesmo)
    • SrR
    • 27 agosto 2022

     # 35

    Colocado por: rjmpires
    Se o motor não puxar mais que 16A pode colocar um shelly 1 para funcionar como botão on/off (mas para isso precisa de sinal wifi no local de instalação do mesmo)
    liga a um rele contactor
  12.  # 36

    Como não confio (ainda) nos shelly para fazer de interruptor diretamente à potência, e principalmente em motores, aconselho sempre a introduzir um contacto, sendo que o shelly faz unicamente a atuação no comando do mesmo contactor.
 
0.0220 seg. NEW