Iniciar sessão ou registar-se
    • fgm
    • 25 agosto 2022

     # 1

    Boa tarde,

    Estou a participar pela 1a vez no forum, gostava de apelar aos vossos conhecimentos para ter uma noção dos riscos de uma solução de instalação de um termossifão.

    Foi me proposto que a forma mais simples de levar os tubos de água e um cabo electrico até ao termossifão no telhado seria através da chaminé. A chamine tem 2 tubos um para o exaustor e outro para a caldeira a gás, sendo que a proposta seria de passar pelo tubo do exaustor pois as temperturas seriam inferiores.

    Gostava de saber os riscos desta solução, se teria problemas com uma inspecção e se será uma solução duradoura, ou seja, se aguenta o tempo de vida do sistema (presumo que seja ~20 anos).

    Obrigado
    • size
    • 25 agosto 2022 editado

     # 2

    Mas a corete/chaminé onde circulam esses 2 tubos não dispõe de espaço vago para aquilo que pretende ?
      x6.jpg
    • fgm
    • 25 agosto 2022

     # 3

    Não sei dizer, na foto está o que consigo ver da cozinha. Não tenho foto para dentro da chaminé.
      IMG-3211-2.jpg
  1.  # 4

    Rejeite essa ideia, faça uma passagem em separado
    • size
    • 25 agosto 2022

     # 5

    Colocado por: fgmNão sei dizer, na foto está o que consigo ver da cozinha. Não tenho foto para dentro da chaminé.


    Pode ir ao telhado tirar uma foto para o interior
    • fgm
    • 25 agosto 2022

     # 6

    Infelizmente não tenho como ir ao telhado. No entanto, se a instalação fosse feita fora dos tubos como mostrou na sua foto presumo que não haveria nenhum problema ou estou enganado?

    Caso não houvesse esse espaço e tivesse de passar dentro do tudo do exaustor quais os problemas que poderia ter? Pelo que percebi do instalador, que já efectuou outras instalações em casa iguais aqui na urbanização, a solução seria esta segunda.

    Obrigado
  2.  # 7

    vai manter a caldeira?
    os tubos do exaustor não podem servir para passar outros tubos sem eliminar o exaustor.
    • fgm
    • 25 agosto 2022

     # 8

    Sim, não pretendia mudar nenhum dos sistemas que estão funcionar. Idealmente adicionava o solar térmico ao que já existe.
  3.  # 9

    Colocado por: fgmSim, não pretendia mudar nenhum dos sistemas que estão funcionar
    então esqueça esse percurso para o termosifão
    • fgm
    • 26 agosto 2022

     # 10

    tubos do exaustor não podem servir para passar outros tubos sem eliminar o exaustor

    Não podem porque não é seguro e há risco de incêndio? é ilegal? Desculpe o meu desconhecimento mas não sou da área.

    E se os tubos de agua passarem por fora do tubo do exaustor se houver espaço, nesse caso haveria problema?

    Obrigado
 
0.0144 seg. NEW