Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Alguém me consegue dar uma ajuda?
    Reparei hoje que o meu quadro tem um disjuntor não diferencial.
    Isto é normal?
    Não percebo nada de eletricidade. Nada mesmo.
    Tenho procurado e pelo que li, o melhor seria ter um disjuntor diferencial. Abaixo envio uma imagem do quadro e do disjuntor que está logo ao lado. O contador da EDP está na rua e é dos digitais.

    Estou seguro assim? Obrigado.

    Cumprimentos,
    O_Aprendiz
      disjuntor.jpg
      IMG_20220825_220132.jpg
    • size
    • 25 agosto 2022 editado

     # 2

    Mas na foto do quadro geral não se vê lá esse disjuntor ? Ode está isso, Aprendiz ?

    Mas, sim, o quadro tem instalado um disjuntor diferencial de 300 ma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: O_Aprendiz
    • zeto
    • 25 agosto 2022 editado

     # 3

    Esse disjuntor não diferencial foi colocado pela EDP. Não tem importância
    Você está protegido na mesma visto ter um disjuntor diferencial abaixo para esse circuito, só não entendo porque só colocaram apenas um diferencial para tantos disjuntores
    Mas não tem problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: O_Aprendiz
  2.  # 4

    E de 300mA que não cumpre as regras atuais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: O_Aprendiz
  3.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoE de 300mA que não cumpre as regras atuais


    Mas cumpre a que estava em vigor, na altura da construção.

    Se quiser pode alterar para um de 30ma.
    Concordam com este comentário: zeto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: O_Aprendiz
  4.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoE de 300mA que não cumpre as regras atuais


    Qual é o máximo que se pode por à cabeça agora? Quando é que mudou essa regra?

    Colocado por: VarejoteSe quiser pode alterar para um de 30ma.


    Só um de 30mA para aquilo tudo é capaz de ficar curto...
  5.  # 7

    Curto porquê? A única diferença é que se tiver um defeito, vai tudo abaixo, se tiver mais diferenciais, desliga só uma zona, iluminação, tomadas etc.
  6.  # 8

    Colocado por: VarejoteCurto porquê? A única diferença é que se tiver um defeito, vai tudo abaixo, se tiver mais diferenciais, desliga só uma zona, iluminação, tomadas etc.


    Não é preciso haver um defeito para haver fuga. É normal alguns equipamentos terem uma pequena, muito pequena, fuga. Seja por terem filtros EMI, ou fugas pelo isolamento etc. Um diferencial de 30mA pode disparar a partir dos 15mA de fuga. E houver um equipamento com uma fuga de 1mA aqui, outro com 2mA ali, tudo somado pode fazer disparar o diferencial.
  7.  # 9

    Mas isso é na teoria, na realidade tenho dezenas de instalações comerciais com frio, AC´s, informática, UPS, lâmpadas de iodetos, led, etc. e nunca tive de tirar ID´s de 30ma para 300ma, alguns deles abertos 24h.
  8.  # 10

    Não duvido nada que tenha, mas estas pequenas fugas não são teóricas.

    Devo salientar que eu disse que um diferencial de 30mA pode disparar aos 15mA, mas também pode disparar só aos 21mA por exemplo. Depende do fabrico...
  9.  # 11

    Colocado por: elfo106Não duvido nada que tenha, mas estas pequenas fugas não são teóricas.

    Devo salientar que eu disse que um diferencial de 30mA pode disparar aos 15mA, mas também pode disparar só aos 21mA por exemplo. Depende do fabrico...


    Não disse que não pode disparar, relatei a realidade diária em instalações comerciais.
  10.  # 12

    Colocado por: Varejote

    Não disse que não pode disparar, relatei a realidade diária em instalações comerciais.


    Eu percebi :)
  11.  # 13

    Colocado por: sizeMas na foto do quadro geral não se vê lá esse disjuntor ? Ode está isso, Aprendiz ?

    Mas, sim, o quadro tem instalado um disjuntor diferencial de 300 ma

    O disjuntor está do lado direito do quadro. Logo tiro outra foto e coloco.
  12.  # 14

    Colocado por: RicardoPortoE de 300mA que não cumpre as regras atuais

    Devo então trocar? É aquele que diz proteção quadro? E devo meter de 30 é?
  13.  # 15

    Colocado por: elfo106

    Qual é o máximo que se pode por à cabeça agora? Quando é que mudou essa regra?



    Só um de 30mA para aquilo tudo é capaz de ficar curto...


    Eu ainda vou ter um carro elétrico a carregar na garagem.
    Não percebo nada disto e queria-me mudar já no próximo mês, mas ter tudo direito.
  14.  # 16

    Colocado por: RicardoPortoE de 300mA que não cumpre as regras atuais
    isto não é correcto pois depende da existencia ou não de outros elementos
  15.  # 17

    Colocado por: jorgealvesisto não é correcto pois depende da existencia ou não de outros elementos

    Mas então a instalação assim esta boa e estou seguro?
  16.  # 18

    As Regras Técnicas impõem a utilização de dispositivos diferenciais de alta sensibilidade (IΔN ≤ 30 mA), para aplicação em habitações, nas seguintes:

    1) alimentação de luminárias e de aparelhos de aquecimento em certos volumes das casas de banho, bem como em equipamentos de aquecimento de água e banheiras de hidromassagem..

    2) alimentação de condutores e elementos aquecedores embebidos nos elementos da construção dos edifícios.

    3) as tomadas situadas no exterior, bem como as tomadas susceptíveis de alimentarem equipamentos móveis utilizados no exterior.

    4) protecção dos cabos flexíveis que alimentem aparelhos móveis ou portáteis, onde o uso ou o envelhecimento desses cabos possam provocar a deterioração do isolamento ou a rotura do condutor de protecção sem que esses defeitos sejam detectados.

    5) protecção das instalações em que as condições de utilização dos equipamentos eléctricos sejam severas, por exemplo, quando os riscos de humidade prejudicarem o bom isolamento dos equipamentos ou ainda quando a ligação à terra for aleatória.

    6) quando a resistência do eléctrodo de terra das massas tenha um valor superior a 500 Ω no esquema TT ou quando a construção de um eléctrodo de terra seja, na prática, de difícil realização.

    "Texto retirado de outro forum" mas está bastante completo.

    Atualmente acrescento:

    Alimentação de postos de carregamento de veículos eléctricos, em modo 3 ou 4, devendo o diferencial ser do tipo A ou B, consoante tipo de alimentação e posto de carregamento utilizado.
  17.  # 19

    Nos circuitos de alimentem instalações no exterior e WC, não.

    Nos quadros parciais, depende se tiver proteções diferenciais locais, que deverá ter.


    Edit: também irá depender do valor da resistência de terra. Se for superior a 166 ohm, não está protegido

    Colocado por: O_Aprendiz
    Devo então trocar? É aquele que diz proteção quadro? E devo meter de 30 é?
  18.  # 20

    Colocado por: BigmouseTexto retirado de outro forum" mas está bastante compl


    Como é que consigo ver esse valor dos ohm?

    Logo tiro mais fotos e coloco aqui, queria basicamente perceber o que deveria alterar.
 
0.0172 seg. NEW