Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou em processo de comprar a primeira casa. Queria só saber que critérios ou condições se devem ter em conta para evitar, ao máximo, supresas indesejáveis após a compra se efectivar?

    Sei que se deve validar que o condomínio não tem dívidas ou obras (caras) previstas, tentar saber de que ano são as canalizações, se o registo predial/certidão de teor está alinhado com o que se pretende comprar.

    Num prédio do centro de Lisboa, com construção antes de 1930, que mais situações se podem ter em atenção? Térmitas no prédio todo? Outros apartamentos, do mesmo edifício, com mau estado de conservação que levem a fugas ou outro tipo de problemas? Ou ter outros apartamentos em modo alojamento local, com constante barulho/confusão?

    Resumidamente, a pergunta (ainda que bastante genérica) é que situações podem fazer com que uma compra de um imóvel no centro de Lisboa se torne um arrependimento e fonte de problemas?

    Obrigado.
  2.  # 2

    - Verificar a existência de humidades (geralmente escondidas com pintura recente).
    - Se for último andar verificar há quantos anos foi intervencionado o telhado
    - Acima de tudo procurar saber se o condomínio funciona bem, se todas os condóminos (ou pelo menos a grande maioria) tem as contas em dia. Procurar saber há quantos anos não são feitas obras de manutenção no prédio.
    - Se tem vizinhos barulhentos ou conflituosos (se bem que aqui não sei como se pode aferir isto, e os atuais proprietários vão sempre dizer que não tem).

    Basicamente são os cuidados gerais que já elencou, com especial relevo para o funcionamento do condomínio. Se funcionar mal, pode ser um filme de terror.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmd47300
  3.  # 3

    Altere para "Cuidados a ter para evitar surpresas indesejáveis após antes da compra.
  4.  # 4

    Colocado por: rjmpiresAltere para "Cuidados a ter para evitar surpresas indesejáveisapósantes dacompra.


    As surpresas indesejáveis é que aparecem após a compra e nos primeiros tempos após habitar a casa.
    Os cuidados sim, serão antes.
    De qualquer maneira, não vejo opção de alterar o nome do tópico.
  5.  # 5

    Colocado por: HAL_9000se bem que aqui não sei como se pode aferir isto, e os atuais proprietários vão sempre dizer que não tem

    Não perde em tentar falar com 2 ou 3 habitantes do prédio.
    • imo
    • 28 agosto 2022

     # 6

    Tente saber se foi feita alguma remodelação profunda em algum dos apartamentos em que tenha havido remoção de paredes. Pode ser um verdadeiro filme de terror se a integridade estrutural do edifício for comprometida.
    Boa sorte
  6.  # 7

    Como está a canalização?
    O sistema elétrico é recente? Tem circuito de terra?
 
0.0119 seg. NEW