Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Gostava que me ajudassem a escolher a melhor solução para AQS e climatização atendendo à relação preço/qualidade, da minha futura casa que está em fase de projeto.
    Já tenho a opinião do meu arquiteto mas gostava de saber a vossa opinião e comparar com a dele.

    As características são:
    - T3 com cozinha e sala em openspace
    - Casa em forma de U virada a poente (mar)
    - Não tenho gás natural e não vamos querer colocar nenhum equipamento a gás, será tudo elétrico.
    - Bastantes envidraçados apenas com laminas de sombreamento e alpendres pequenos
    - Distância em linha reta de 1,5km até ao mar
    - Zona de Espinho (não sei se conhecem esta zona, mas normalmente esta é uma zona bastante mais fresca que o resto do país, bem como, extremamente ventosa).
    - Isolamento capoto 8cm (em princípio)
    - PRH hidraulico está fora de questão pelo preço

    Se me esqueci de referir alguma coisa, por favor, avisem-me.

    Muito obrigado, desde já, pelo vosso contributo.
  2.  # 2

    O que diz o seu projetista de térmica das necessidades energéticas da casa e o que está a ser feito para as minimizar?

    O que diz o seu projetista de AVAC sobre o que recomenda face a essas necessidades, o seu orçamento e a vivência da casa?
  3.  # 3

    Colocado por: LX_2509Se me esqueci de referir alguma coisa, por favor, avisem-me.
    qual a sua sua vivencia e o que pretende, e qual o consumo que espera ter com a solução

    prh+bc consome 1\4 a 1\6 das outras soluções sendo praticamente o único que apresenta temp homogenias de conforto em todo o imóvel indiscriminadamente, todas as outras soluções são de compromisso
  4.  # 4

    tendo em conta que não quer PRH e quer uma solução barata, e tem muito vidro, precisa de uma solução de resposta rapida.

    pra mim AC,
    Baratos: Murais / Split
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesqual a sua sua vivencia e o que pretende, e qual o consumo que espera ter com a solução

    prh+bc consome 1\4 a 1\6 das outras soluções sendo praticamente o único que apresenta temp homogenias de conforto em todo o imóvel indiscriminadamente, todas as outras soluções são de compromisso


    Somos 4 em casa, eu a minha mulher e 2 filhos pequenos. Ambos trabalhamos e só estamos em casa ao fim do dia a partir das 19h/20h..
    Sou alérgico a várias coisas (gramíneas principalmente).

    Pretendo acima de tudo uma solução RPQ boa, mas não posso ir para PRH pois tem um elevado custo inicial. Já estou a cortar em muita coisa na casa pois são quase 200m2 e ao custo de hoje...
    Tenho preferência por bomba de calor para AQS e AC's para climatização, mas parece-me que assim vou ter que instalar 2 unidades exteriores, certo?
  6.  # 6

    Colocado por: fernandoFerreiratendo em conta que não quer PRH e quer uma solução barata, e tem muito vidro, precisa de uma solução de resposta rapida.

    pra mim AC,
    Baratos: Murais / Split


    Certo, e para as AQS?
  7.  # 7

    Evitando o PRH e procurando soluções de baixo custo, split/multisplit é sempre boa opção.
    Pode até conjugar com um recuperador de calor/salamandra na sala (com ventoinha por exemplo), se for algo que goste e se tiver acesso a lenha barata (e onde a guardar).

    AQS eu apostaria numa bomba de calor com um COP minimamente decente.

    Recomendo também deixar a casa preparada e pensada para uma futura instalação de painéis fotovoltaicos, que nesta fase terá um custo reduzido, e no futuro conforme os gastos elétricos colocar ou não (ou até numa perspectiva de venda à rede, se o custo da eletricidade continuar a subir).
  8.  # 8

    Colocado por: fredcunhaEvitando o PRH e procurando soluções de baixo custo, split/multisplit é sempre boa opção.
    Pode até conjugar com um recuperador de calor/salamandra na sala (com ventoinha por exemplo), se for algo que goste e se tiver acesso a lenha barata (e onde a guardar).

    AQS eu apostaria numa bomba de calor com um COP minimamente decente.

    Recomendo também deixar a casa preparada e pensada para uma futura instalação de painéis fotovoltaicos, que nesta fase terá um custo reduzido, e no futuro conforme os gastos elétricos colocar ou não (ou até numa perspectiva de venda à rede, se o custo da eletricidade continuar a subir).


    Obrigado pelo contributo. Também já tinha pensado nessa opção. Uma questão, sendo assim vou ter que ter uma unidade exterior para o AC e outra para a BC de AQS, certo? É que tenho de prever já onde as vou colocar...
  9.  # 9

    Colocado por: LX_2509

    Obrigado pelo contributo. Também já tinha pensado nessa opção. Uma questão, sendo assim vou ter que ter uma unidade exterior para o AC e outra para a BC de AQS, certo? É que tenho de prever já onde as vou colocar...
    Sim, vai ter uma unidade exterior para a BC e uma unidade exterior por cada unidade interior de Split (ou se for para sistema multi-split pode ligar várias unidades interiores à mesma unidade exterior, reduzindo o número de unidades exteriores).

    Split ou multi-split tem vantagens e desvantagens, pelo que conjugado com o espaço disponível para as unidades exteriores deve-se analisar a melhor opção.

    Atenção que tem de haver critério no posicionamento das unidades exteriores, para não interferirem com o desempenho de cada uma, e sempre em locais abertos e bem ventilados
  10.  # 10

    Colocado por: fredcunhaSim, vai ter uma unidade exterior para a BC e uma unidade exterior por cada unidade interior de Split (ou se for para sistema multi-split pode ligar várias unidades interiores à mesma unidade exterior, reduzindo o número de unidades exteriores).

    Split ou multi-split tem vantagens e desvantagens, pelo que conjugado com o espaço disponível para as unidades exteriores deve-se analisar a melhor opção.

    Atenção que tem de haver critério no posicionamento das unidades exteriores, para não interferirem com o desempenho de cada uma, e sempre em locais abertos e bem ventilados


    pois... também achava que ia precisar de pôr 2 unidades exteriores, e assim sendo estava a pensar colocar numa das laterais da casa, dentro de uma "caixa" metálica com grelhas (não gosto de as ver em cru e também não queria ter que andar a ir à cobertura sempre que for necessário).

    Acha que uma em cima da outra há problema?
  11.  # 11

    Colocado por: LX_2509Certo, e para as AQS?

    Para AQS mete uma bomba de calor monobloco de 270 litros. não tem unidade exterior.

    ou se preferir tudo no mesmo equipamento pode meter bomba de calor + Acumulador de agua + ventiloconvetores (mas julgo que não terá vantagem)...
 
0.0139 seg. NEW