Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá. Eu e meu companheiro estamos a viver juntos e temos filhos de relacionamentos anteriores. Nós vivemos só com meu filho menor. Entretanto a casa é dele e achei por bem passar a casa também para meu nome uma vez que estou a contribuir financeiramente com todas as despesas do dia a dia mas ele não quer fazer a escritura em nome dos dois com a justificação que é para os filhos dele herdarem e que o meu filho já tem a herança do pai dele. Não acho justa esta situação, devia ser tudo a meias, e faz-me sentir insegura pois não tenho mais nenhuma casa (nem esta). Eu preciso de me sentir segura porque nunca se sabe o dia de amanhã e tenho medo de ficar na rua mais o meu filho. Ele diz que a nossa relação é para sempre e para eu esquecer este assunto e não falar mais nele. Mas não vai ser assim. Como mudar a cabeça dele?
  2.  # 2

    Colocado por: SofiaPVEntretanto a casa é dele e achei por bem passar a casa também para meu nome uma vez que estou a contribuir financeiramente com todas as despesas do dia a dia mas ele não quer fazer a escritura em nome dos dois com a justificação que é para os filhos dele herdarem e que o meu filho já tem a herança do pai dele.
    realmente as pessoas complicam o que é simples:


    Colocado por: SofiaPVdevia ser tudo a meias
    A SofiaPV paga metade da casa ao seu companheiro e ele registra em seu nome também. Tudo a meias não é contribuir para as despesas a meias, é mesmo literal, tudo a meias ;)

    Ele até poderia querer oferecer-lhe metade da casa, mas se não quer, não ha nada a fazer, está no total direito dele. A questão é que ele provavelmente também precisa de se sentir seguro, porque "nunca se sabe o dia de amanha"
    Concordam com este comentário: dalmonio
    • DR1982
    • 3 setembro 2022 editado

     # 3

    Contribuem ambos na mesma proporção para o total das despesas mensais? Ele tinha dado algum tipo de entrada para a casa? Se for tambem tem de lhe dar metade desse valor

    Edit: a casa está totalmente paga?
  3.  # 4

    Colocado por: SofiaPVachei por bem passar a casa também para meu nome uma vez que estou a contribuir financeiramente com todas as despesas do dia a dia


    mas apenas nas despesas correntes ou tb para o emprestimo (caso exista) ao banco.

    se ajuda apenas na luz, água, supermercado, etc concordo com a posição do seu companheiro. Essas despesas iria ter sempre estando com ele ou estando sozinha.
  4.  # 5

    O seu namorado comprou a casa e agora oferecia-lhe 50% da casa só porque vivem juntos? Isso é que é ter "olho para o negócio".
    Se vivessem os dois numa casa alugada também se sentiria insegura?
    Se lá vive com ele (mais um filho que não é dele) e come, bebe, gasta água e eletricidade, dividir as contas do dia a dia não é mais que a sua obrigação, certo?
    Não ter de pagar renda ou prestação ao banco nos dias de hoje já seria uma sorte que poucos têm, mas há sempre quem queira mais qualquer coisinha....
    A solução é simples, pague-lhe metade daquilo que ele já pagou ao banco e assim já tem o direito de pedir 50%.
    Concordam com este comentário: treker666, ASGG, snob
  5.  # 6

    Colocado por: SofiaPVe achei por bem passar a casa também para meu nome uma vez que estou a contribuir financeiramente com todas as despesas do dia a dia ma
    hahahahahahahhaha...

    essa é boa. só se ele for muito totó
  6.  # 7

    As despesas luz comunicações supermercado almoço fora etc tudo eu pago. Acaba por ser parecido o que gastamos os dois, mas eu acho gasto mais um pouco do que o que ele pouquito só. Ele deu entrada para casa sozinho vivemos juntos à ano e meio quando ele comprou a casa. Eu não contribuo para o empréstimo ao banco. Ele está seguro além desta casa está a tratar de comprar outra para a ex mulher e filhos viverem.

    Sim, se vivessemos casa alugada tmb me sentiria insegura, nada como termos uma casa nossa.
  7.  # 8

    Colocado por: SofiaPVmas eu acho gasto mais um pouco do que o que ele pouquito só


    se é apenas mais um pouquito então até é justo, afinal são 3 em casa (2 adultos e uma criança) se a balançar pender um pouquito para o seu lado não acho injusto.

    agora que tem um problema, tem. Imagine daqui a muitos anos que ele morre primeiro que você? os filhos dele que irão herdar a casa podem despeja-la ou pedir uma renda.
    Concordam com este comentário: SofiaPV
  8.  # 9

    Se ele nao quiser lhe dar 50% da casa, o justo seria ele pagar o credito sozinho a acima disso 50% de todas as despesas.
    Se realmente paga todas as outras despesas você também nao me parece muito justo
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  9.  # 10

    Exacto, as despesas têm de ser divididas a dois, depois a casa é de quem paga o crédito.
  10.  # 11

    Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

    Esta é que havia de ser boa. Quer metade da casa de outra pessoa? Compre-lhe essa metade a preço de mercado. Se ele aceitar, que não tem nenhuma obrigação. Depois podem dividir as despesas comuns como acharem melhor.

    Acha injusto? Siga com a vida, vá ganhar dinheiro e compre uma casa você. O crédito desta deixa de ser problema seu e deixa de se sentir tão insegura. Aproveita e muda para um namorado que não lhe dê cantigas.
    Concordam com este comentário: SofiaPV
  11.  # 12

    Ele comprou a casa para vivermos os dois (estreámos a casa) e disse tu pagas as despesas todas eu pago o crédito e eu ok. Mas agora já passou mais de um ano (comprei mobílias paguei pintura da casa toda etc.) e acho que quando um casal se junta deviam dividir o que é seu. Vou estar sempre numa posição vulnerável. Sim zemvpferreira, estou a pensar comprar uma para mim também mas com as despesas q tenho nesta que é dele de facto não consigo.
  12.  # 13

    Pois! Cantigas bem me parece ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrocardiff
  13.  # 14

    Sim eu propus-lhe comprar metade da casa, isto é, eu passaria a pagar o crédito metade e despesas alimentaçao etc metade tudo igual a cada um.Ele não quer para o filhos herdarem, não quer cá misturas comigo nesse aspeto
  14.  # 15

    Pois assim está efetivamente prejudicada
  15.  # 16

    Então recuse-se a pagar mais de metade das despesas, e com o que poupa vá fazendo um fundo para comprar uma para si ou para investir.

    Eu consigo compreender em parte ele não querer dividir a casa, mas sendo assim ele tem de assumir metade de todas as despesas restantes.
  16.  # 17

    Bem, numa situação dessas acho que o mais justo seria cada um pagar as suas contas, e talvez dar algum extra para ajudar na renda porque apesar de não ter a casa em seu nome está lá a viver e em qualquer outra casa teria de pagar uma renda/crédito.
  17.  # 18

    Assim realmente não faz sentido. Ele vai investindo e fica com o ativo e a Sofia paga as despesas. Assim também eu fazia negócios.
  18.  # 19

    Não é conosco que vai resolver este problema.

    O seu namorado parece ter decido o que quer da vida. Pense bem se é compatível com o que você precisa ou se vão ter de retrabalhar a relação. No fim, vida só há uma e homens há muitos. Só a fazem de parva se você deixar.
    Concordam com este comentário: SofiaPV
  19.  # 20

    Ele não vai assumir mais nada eu é que vou deixar de comprar tantas coisas e vou por o q conseguir de lado. Para além de ter de me dar o que já investi nesta casa. Sim, ele fica com o ativo e eu pago as despesas. Totó sou só eu. É triste que seja assim a nossa relação é boa mas eu tenho de pensar no futuro e salvaguardar-me
 
0.0226 seg. NEW