Iniciar sessão ou registar-se
    • Ruipsm
    • 5 setembro 2022 editado

     # 41

    Estive a ler o tópico todo e chego a conclusão que o user não tem a certeza que o terreno é dele. É a única justificação para estar tão calmo nesta situação toda.

    Depois de notícias, vou gostar de saber o desfecho
  1.  # 42

    Sou solidário com a sua situação e espero que a consiga resolver quanto antes. Mas há um pormenor que não se entende, desculpe a franqueza: Então eu tenho um terreno e de repente vejo alguém lá dentro com máquinas a fazer muros e limito-me a vir ao fórum pedir orientação? Há quanto tempo andam no seu terreno a construir?

    Não li o texto inicial todo e posso ter falhado algum detalhe, mas há qualquer coisa de estranho na sua história.
  2.  # 43

    Ou na volta julga q herdou alguma coisa que já tinha sido vendida...
    Tem uma cederneta predial atualizada?
  3.  # 44

    Colocado por: zedasilvaSomos mesmo um país de ... mansos.
    Só porque que trabalha na obra são FP já não se pode fazer nada.
    O advogado enrola o para cobrar umas consultas e o pessoal aceita.
    Por amor da santa.
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Ainda não paguei nada, só falei com ele hoje e marcou novamente para o final da semana. Mas também não é fácil encontrar advogados competentes na zona, são poucos e a maior parte são novatos. Isto é zona rural.

    Colocado por: zedasilvaAAAAFFFF
    Se a história for como conta, a obra é embargada em 24h.

    Sou sempre exacto no que conto. Mas, posso ser responsabilizado se o embargo correr mal para mim? Um amigo diz que posso ser, mas ele também não é especialista. É que eu tinha a certeza que isto era claríssimo e 100% a meu favor, por ter o meu artigo e registo. Mas afinal já há uns artigos do vendedor a alegar que se referem a este meu terreno.

    Como pode alguém arranjar artigos e alegar serem o meu terreno? Com um artigo de terreno vizinho, que compraram e juntaram a uma das casas, mas agora dizer ser do meu terreno? Algum artigo de terreno onde originalmente implantaram as casas, mas que agora usam para dizer que é o meu. Isto começa a ser uma série de vigarices e todos compactuam.. Então Conservatória, Câmara, Banco não detectam falhas? E o comprador também não fica contente em perder, óbvio. É preciso descobrir a verdade!! Mas eu não sou especialista, fica difícil, meus senhores. Não vou desistir, mas não sei para onde me virar se vou aos sítios e a gente que está lá parece estar a marimbar-se para o problema. Eu até podia coloca-lhes um desafio a Conservatória, CM, toda a gente envolvida: se há desculpas de artigos, então que digam eles onde está o terreno do meu artigo. Mas aí iam todos ignorar e dar resposta fácil que "realmente há algo estranho, mas pronto, é a vida..."

    Colocado por: HAL_9000Olhe deixe estar. Vá com calma que isso tudo se resolve.

    Então se você tem a certeza que o terreno é seu, tem a documentação que o comprova, e acha que o melhor é esperar que o novo dono acabe a obra? Olhe se ele a acabar, se lá meter uns bons milhares, digo-lhe já que mais vale esquecer o terreno.

    Você devia era aconselhar o comprador a meter o vendedor em Tribunal porque o burlou.

    A GNR deveria já ter registrado o auto. Eu iria para a câmara e não saía de lá até algum fiscal lá ir verificar a legalidade das obras. Fazia desde logo um ofício a solicitar imediatamente o embargo das obras uma vez que estavam a ser feitas em térreo alheio. Isto se você tem a certeza que o terreno é seu. Agora se não tem a certeza, olhe deixe andar e logo se vê....
    Concordam com este comentário:zedasilva,rjmpires

    Está a construir uns anexos de parede simples, tipo garagem e arrecadação, ainda não é muito complexo. Aquilo vai abaixo em 3 tempos. Na casa, é que está adiantado, o único problema é que fechou portas da rua e abriu portas para entrar pelo meu terreno, mudou o projecto da casa para usar o meu terreno como entrada.

    Tenho a certeza que é meu, a documentação é que pode não ser a melhor, por ser antiga. Mas o vendedor diz que é dele. Um irmão desculpa-se que não se lembra. Outro diz que não sabe de nada, que sempre ouviu dizer que era dos pais deles, mas que nunca quis saber daquilo e que eu estou à vontade para tratar do que for necessário.. Isto é simples, o terreno é meu, o vendedor cobiçava-o e tentava usurpar. Por exemplo, chegou a pintar um muro meu com tinta igual à da casa dele. Alguém acha que eu devia ter ido lá dar um tiro ao sacana? O mais provável era ele dar-me 10 tiros a mim. É fácil falar, mas isto não é um filme de acção. Podia ter feito mais? Sempre achei que sim. Mas a minha família não é de confusões, e o terreno estava registado. Havia problema um muro aparecer pintado igual à casa?

    Colocado por: rjmpires
    Ao primeiro tiro a GNR aparecia logo no terreno, nem era preciso ser o AAAAFFFF a chamar!


    Mas você sabe se essas pessoas estão cientes da situação?
    O topógrafo foi contratado para fazer um levantamento, o solicitador para vender alguma coisa... Eu até descarto que esses tenham culpa, estavam só a prestar um serviço provavelmente.

    Mas você o melhor que tem a fazer é aparecer na obra, e falar com as pessoas que lá andam e chamar as autoridades! Ou dar um tirinho..
    Se tudo continuar como está, vai andando a obra e qqr dia chapéu!

    Se for aqui do litoral alentejano e precisar que eu lá passe com a cadeira avise!
    Ou então com o trator alisamos as paredes

    Se fosse para dizer mal do Costa ou que o Benfica só ganhou ai minuto 111.. já tinha 3 ou 4 conhecidos para ir fazer barulho no Facebook!

    Isto é um meio rural pequeno, muitas pessoas conhecem-se de vista. Mas claro, quem anda a construir pensa que anda a construir para o comprador. Os fiscais sabem que os trabalhadores costumam fazer trabalhos por fora. E verdadeiramente não querem chatear-se. Há uma licença, agora estão pouco interessados em ir ao fundo da questão, se o artigo está certo ou errado.


    Qual seria o principal problema se a obra fosse concluída? Os anexos no terreno não podem ir abaixo na mesma e fechar-lhe as portas viradas para meu terreno? Eu só estou à espera do advogado até Sexta, porque depois vou mesmo exigir tudo e mais alguma coisa.
  4.  # 45

    Colocado por: Holy_GrailA sua história é surreal. Abre o tópico a pedir ajuda. Indicam-lhe o que fazer e com quem reclamar.
    Acaba por não fazer nada porque acha que não vale o dinheiro e o esforço.

    Espero que perceba que posteriormente não terá moral para reclamar. Acaba por premiar o comportamento do vizinho vigarista e futuramente nada o impede de ter uma situação idêntica.
    Concordam com este comentário:Ruipsm,HAL_9000

    Agradeço o seu comentário, mas está a interpretar-me mal. Eu simplesmente tenho dificuldade em tratar das coisas, porque não sei bem, nunca fiz nada disto. Eu expliquei o caso aos fiscais, eles encolheram os ombros.. Obrigo-os a ir ao local?! É o que vou tentar de seguida! Mas até podem ir e voltam para a CM na mesma. Não sei de onde você é, mas isto é um meio rural, as pessoas conhecem-se e muitas vezes não querem chatices ainda que o seu trabalho seja fiscalizar.. Muitos deles têm emprego de tacho e pouca formação/experiência. São bastante incompetentes e sem profissionalismo.
  5.  # 46

    Colocado por: AAAAFFFFMas, posso ser responsabilizado se o embargo correr mal para mim?
    Mas como é que pode correr mal se o terreno é seu?

    É que se houver algum erro, e fazendo fé no que conta, quem pode ser responsabilizado é o vendedor e quanto muito o notário.

    "É que eu tinha a certeza que isto era claríssimo e 100% a meu favor, por ter o meu artigo e registo. Mas afinal já há uns artigos do vendedor a alegar que se referem a este meu terreno."- Mas referem como? O seu terreno algum dia foi vendido ao vendedor ou a alguém? Não tem o terreno inscrito na conservatória? É que se houver duplicação de números para o mesmo local, tem quando é que foram atribuídos dois números distintos ao mesmo terreno.

    Mas nem que haja algo a verificar isso deve ser feito com alma, depois de tudo estar parado, a cada dia que a obra decorre, mais dificil fica de voce recuperar o que é seu.

    tem pago o IMI desse terreno? Tem testemunhas que reconheçam que o terreno é seu ou dos seus familiares?

    Ah, e deixe rastro escrito na CM, na GNR, onde for de todas as suas diligências.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAAAFFFF
  6.  # 47

    Colocado por: RuipsmEstive a ler o tópico todo e chego a conclusão que o user não tem a certeza que o terreno é dele. É a única justificação para estar tão calmo nesta situação toda.

    Depois de notícias, vou gostar de saber o desfecho

    Tenho a certeza, mas como expliquei acima no #44, depois do seu comentário, o vendedor sempre cobiçou o meu terreno. E noutros comentários já expliquei que a minha documentação é antiga, não consigo apontar efectivamente que é ali. E eles arranjaram artigos que andaram a dizer que são ali também. No final, quem estiver lá fortificado parece ser o dono.. A minha ideia é obter documentação e registos do meu terreno que melhorem a minha justificação, e registos dos artigos que eles alegam para removam a justificação deles por ilegalidades.
  7.  # 48

    Colocado por: Casa da HortaSou solidário com a sua situação e espero que a consiga resolver quanto antes. Mas há um pormenor que não se entende, desculpe a franqueza: Então eu tenho um terreno e de repente vejo alguém lá dentro com máquinas a fazer muros e limito-me a vir ao fórum pedir orientação? Há quanto tempo andam no seu terreno a construir?

    Não li o texto inicial todo e posso ter falhado algum detalhe, mas há qualquer coisa de estranho na sua história.

    Foi na semana passada. Eu marquei logo com advogado, mas ele só tinha disponibilidade hoje. Ao mesmo tempo, pedi orientação aqui.

    Já há muito tempo que não passava no terreno, mas isto também é recente, mês de Agosto. Uma pessoa sabia, mas não me informou.
  8.  # 49

    Colocado por: NTORIONOu na volta julga q herdou alguma coisa que já tinha sido vendida...
    Tem uma cederneta predial atualizada?

    Não! Tenho registos na herança dos meus pais relativos a este terreno. Os meus pais sempre recusaram vender. Penso que mencionei isso algures num post ou comentário inicial.
    Tenho a caderneta predial rústica tirada na semana passada no Portal das Finanças. As confrontações estão desactualizadas. É isso que quer dizer sobre estar actualizada?
    Tenho também registo na conservatória, só não estava georreferênciado, mas na zona também só havia 2 georreferênciados de vendas recentes.
  9.  # 50

    "Tenho a certeza", mas como expliquei acima no #44, depois do seu comentário, o vendedor sempre cobiçou o meu terreno. E noutros comentários já expliquei que a minha documentação é antiga, "não consigo apontar efectivamente que é ali".

    Assim vai ser difícil, acho que estamos todos curiosos para saber o desfecho. Já teve uma conversa com o comprador a ver e dizer que vai para a frente com o caso e ele poderá perder o terreno? Só para ver a reação dele, sem discussões e mal elas aconteçam desista da conversa. Ele não pode estar calmo e continuar a construir sabendo que pode ficar sem o terreno.
    Quanto a advogados é insistir e exigir uma atuação rápida pois se lhe calhar um malandro vai só andar a pagar sem resolver nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAAAFFFF
  10.  # 51

    Colocado por: HAL_9000Mas como é que pode correr mal se o terreno é seu?

    É que se houver algum erro, e fazendo fé no que conta, quem pode ser responsabilizado é o vendedor e quanto muito o notário.

    "É que eu tinha a certeza que isto era claríssimo e 100% a meu favor, por ter o meu artigo e registo. Mas afinal já há uns artigos do vendedor a alegar que se referem a este meu terreno."- Mas referem como? O seu terreno algum dia foi vendido ao vendedor ou a alguém? Não tem o terreno inscrito na conservatória? É que se houver duplicação de números para o mesmo local, tem quando é que foram atribuídos dois números distintos ao mesmo terreno.

    Mas nem que haja algo a verificar isso deve ser feito com alma, depois de tudo estar parado, a cada dia que a obra decorre, mais dificil fica de voce recuperar o que é seu.

    tem pago o IMI desse terreno? Tem testemunhas que reconheçam que o terreno é seu ou dos seus familiares?

    - Sempre IMI pago!
    - Nunca foi vendido! Nem pelos meus pais nem por mim. Está na herança dos meus pais e registado na conservatória em meu nome.
    - Testemunhas é mais complexo por o terreno ter estado parado muito tempo e por vezes o vendedor tentava passar a ideia que era dele, como o caso de pintar o muro. Tenho familiares meus. Ele tem familiares dele. Isto é muito antigo, acredito que muita gente que saberia tudo já faleceu. As minhas confrontações mencionam os proprietários à data de registo. Por ocasião de herança dos meus pais, na Conservatória, o próprio Notário/Conservador/Responsável confirmou e obteve os registos deste terreno.

    O vendedor contratou um topógrafo e um solicitador este ano. Tinha 1 artigo urbano da casa vendida + 1 artigo rústico. Não faço ideia de onde surgiu esse rústico, porque este grupo de irmãos, no passado, já comprou pequenas áreas na zona para aumentar a área das casas, principalmente jardins, mas é muito suspeito porque na zona não há nenhum terreno independentemente visível actualmente. Eu imaginava que eram todos urbanos e o meu seria o único rústico, juntamente com o meu vizinho B. Quanto muito, pode ser algo antigo que foi integrado em qualquer umas das 4 casas vizinhas, ou não sei.. O que o solicitador diz ter feito acerto de áreas, juntando a área do rústico e do urbano. No final, ainda não vi documentação sobre o resultado, nem sei o procedimento. Se existem 2 artigos. Se foi criado 1 artigo novo e outros 2 eliminados. Se o urbano ficou maior e o rústico deixou de existir.. Não tenho experiência de nada disso. Mas à conta disso, agarram-se todos a terem posse de um artigo rústico, dizendo é o terreno, ou de um artigo qualquer que aponta ali para a zona, nem que seja a casa para a licença das obras. Mas isso também eu tenho, um artigo rústico e registo na conservatória, até mais antigo que eles.
  11.  # 52

    Colocado por: porttastic"Tenho a certeza", mas como expliquei acima no #44, depois do seu comentário, o vendedor sempre cobiçou o meu terreno. E noutros comentários já expliquei que a minha documentação é antiga,"não consigo apontar efectivamente que é ali".

    Assim vai ser difícil, acho que estamos todos curiosos para saber o desfecho. Já teve uma conversa com o comprador a ver e dizer que vai para a frente com o caso e ele poderá perder o terreno? Só para ver a reação dele, sem discussões e mal elas aconteçam desista da conversa. Ele não pode estar calmo e continuar a construir sabendo que pode ficar sem o terreno.
    Quanto a advogados é insistir e exigir uma atuação rápida pois se lhe calhar um malandro vai só andar a pagar sem resolver nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AAAAFFFF

    Falei logo no próprio dia em que vi aquilo. É um casal novo, pouco instruídos, mas não idiotas, gente simples, não tenho ideia de serem desonestos, mas também não devem estar numa de ficar a perder. Além do mais, acreditam piamente que está legal porque "nós só assinámos", "foi o solicitador que tratou de tudo", "eram dois artigos".. Têm licença da Câmara. O Banco aprovou empréstimo.. Basicamente, por agora, devem achar que eu sou tolinho e não tenho registos. Ou que estão incorrectos, porque o solicitador e a compra e venda é que têm pedigree.

    Quando digo "não consigo apontar efectivamente que é ali", quero dizer que não sei que documentação usar. Por isso logo no post inicial perguntei se havia algum registo topográfico que, por exemplo, fizesse correspondência dos terrenos num mapa com os registos das certidões da conservatória. Não sei como são registadas as propriedades na conservatória para enviar erros e ambiguidades em situações parecidas. Actualmente há a georreferênciação e o BUPi. Mas e há 10, 20, ..., 50 anos?
  12.  # 53

    Havia 1 livro com tudo desenhado....
  13.  # 54

    Colocado por: AAAAFFFFAs minhas confrontações mencionam os proprietários à data de registo. Por ocasião de herança dos meus pais, na Conservatória, o próprio Notário/Conservador/Responsável confirmou e obteve os registos deste terreno.
    Então com isso consegue localizar o seu terreno. De qualquer maneira até tudo ser esclarecido o comprador não pode continuar a construir. Trata-se de uma burla de que também ele foi alvo.

    "O que o solicitador diz ter feito acerto de áreas, juntando a área do rústico e do urbano"- Tem de ver esta correção de áreas, dever ter ficado registrada, talvez aqui levante a lebre.
    Concordam com este comentário: AAAAFFFF
  14.  # 55

    Colocado por: NTORIONHavia 1 livro com tudo desenhado....

    Peço desculpa, está a falar a sério ou é sarcasmo?
  15.  # 56

    Sarcasmo.

    Se tem a certeza que é seu, contrate uma escavadora e vá lá "limpar" o seu terreno.

    Quando aparecer a gnr explique que alguém construi coisas no que é seu e que está a repor o terreno.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  16.  # 57

    existem C.M. que tem este tipo de cadastros disponíveis online.
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AAAAFFFF
      Captura de ecrã 2022-09-05 233217.jpg
  17.  # 58

    Colocado por: AAAAFFFFPeço desculpa, está a falar a sério ou é sarcasmo?

    A sério! Cheguei a vê-lo, não sei como era organizado, se por concelho ou outra coisa... Agora tb n sei qual a entidade... Provavelmente a secção de património no serviço de finanças, não acredito é q se mantenha atualizado, mas deve ter o cadastro mais antigo.



    Colocado por: Bigmouseexistem C.M. que tem este tipo de cadastros disponíveis online.
      Captura de ecrã 2022-09-05 233217.jpg

    Sintra ainda tem disponivel no site. O livro q refiro era assim, simplesmente em papel...

    E tb há 1 site com esse tipo de cadastro, n me lembro agora do link, mas amanhã procuro.
  18.  # 59

    Colocado por: AAAAFFFFO problema é que os vendedores fizeram as vigarices toda, e bastantes.. Quem comprou acha que tem tudo correcto
    se eastá com pena deles deixe andar .. de resto é simples se quer resolver isso nao pode ter pena de ninguem
    Concordam com este comentário: Bztracens
  19.  # 60

    Colocado por: rjmpiresNunca vi uma pessoa a ser roubada e com tanta calma...
    Até aqui no Alentejo (onde costumamos ser mais serenos) isso já tinha dado direito a dois ou três tiros de caçadeira pro ar quando andasse alguém na obra em tom de aviso amigo.
    Concordam com este comentário:zedasilva,lumpre,HAL_9000
    nem mais. mas o homem pelos vistos e sem querer ofender ninguém é manso. cá pró norte já havia cabeças rachadas. garanto-lhe que nem vestígios de muro/construção haveria já e o entulho aparecia em dois tempos..

    não o entendo.. só desculpas para nao fazer nada. nem é preciso por porrada em ningúem mas nao sei onde vc mora, mas eu já teria um camião de pedra em cima da nova construção.. agora se é pra deixar andar e ver como se resolve.. força. só está a dar tempo e razão aos vigaristas deste país. o crime compensa.
 
0.0303 seg. NEW