Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá! :-)

    Venho saber se algum iluminado me consegue esclarecer algumas dúvidas que tenho em relação à exaustão a realizar numa cozinha.

    Nesta cozinha existe uma chaminé/corete em alvenaria de tijolo, e nesta chaminé pretendo passar a exaustão tanto de um fogão a lenha como a do exaustor.

    Quando fui consultar os tipos de tubo existentes para chaminés, reparei que existem vários, nomeadamente tubo isolado, tubo simples, tubo flexível, e relativamente aos materiais, tubo em inox, tubo em aço galvanizado, tubo em aço-carbono ou tubo em ferro preto.

    Relativamente a estes materiais, qual será o mais vantajoso a utilizar, do ponto de vista da durabilidade?

    Também li que o tubo em INOX isolado deverá ser aplicado na parte exterior da instalação, para evitar condensações. Isto é mesmo assim?

    Também reparei que existem uns tubos flexíveis em aço inox, é aconselhável a aplicação destes tubos? A rugosidade das paredes não permite a acumulação de creosoto nas mesmas?

    Relativamente ao tubo do exaustor, convém ter uma linha separada até ao topo da chaminé, ou posso fazer a ligação apenas até ao início da chaminé em alvenaria? Caso convenha ter uma linha separada até ao topo da chaminé, que tipo de tubo é mais aconselhável utilizar?

    Também fiquei na dúvida relativamente a 2 detalhes, nomeadamente numa ligação com dimensão diferente das dimensões comercializadas dos tubos, e na passagem do tubo pelo teto falso.

    Deixo aqui 1 desenho em PDF do cenário em questão.

    Obrigado pela a ajuda!
  2.  # 2

    Curvas a 90º para saída de fumos de um fogão a lenha? Não parece nada boa ideia, se quer que isso defume bem, sobretudo quando está a tentar acender isso.

    Tente falar com alguém que instala recuperadores de calor (só para não ser o vendedor do fogão a lenha, que só quer vender, e vai dizer-lhe o que você quer ouvir).
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josealmeida
 
0.0084 seg. NEW