Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    A meio de Julho comprei um terreno urbano para construção, o terreno pertencia a 2 pessoas da mesma família as quais foi pago metade do valor do terreno.

    Agora que consultei o site das finanças e vi que na nova caderneta predial urbana, onde já sou um dos titulares, consta o nome dos antigos donos como titulares, um como Modelo 1 do IMI e outro como imposto de selo.

    Qual é o significado disto? Não entendo porque o nome dos antigos donos ainda consta na nova caderneta. Têm os antigos donos ainda direito a alguma parte do terreno que eu comprei?


    Obrigado,
    Luís
    • NLuz
    • 5 setembro 2022

     # 2

    Algo está mal explicado...

    Diz que pagou metade do valor do terreno certo?
    Se assim for só possuí 50% do terreno.
    Os outros 50% pertencem às duas pessoas a que comprou essa metade....
  2.  # 3

    Posso-me ter explicado mal, não comprei metade, mas sim paguei metade do valor a cada um dos anteriores proprietários. Após consultar o registo predial vi que apareço como sujeito ativo na compra e os antigos donos com passivos. Neste caso posso assumir que serei o único proprietário?
  3.  # 4

    Está certo. Sujeito ativo é o atual proprietário, sujeito passivo antigos proprietários...
    • NLuz
    • 5 setembro 2022 editado

     # 5

    Então vá as finanças, e leve a escritura.
    As.vezes há coisas estranhas nos averbamentos.

    O imi é o antigo proprietário que tem que pagar, pois é relativo ao ano civil.
 
0.0095 seg. NEW