Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Tinha um esquentador da marca Zeus, que mesmo colocando o caudal da água no máximo e a chama do gás no mínimo, a água saía sempre demasiado quente.

    Em casa tenho tudo elétrico e o gás butano apenas serve para a água quente. Somos duas pessoas a tomar um banho diário cada um. Assim, liguei para a EDP para mudar para um termoacumulador. A estimativa que me deram seria a de um gasto mínimo de 30€ por mês em eletricidade. Ora, uma garrafa de gás custa esses 30€ e dura-nos 3 meses, assim optámos por comprar, também à EDP, o esquentador da marca Vaillant, modelo "turboMAG pro". Este aqui:
    https://www.edp.pt/edp-store/esquentador/vaillant-309?varId=151

    Vieram instalar hoje, um esquentador novo portanto, e mesmo regulando a temperatura para 35 graus a água sai sempre a 57 graus. O técnico no final disse que o problema seria do redutor do gás que não estava bom e deixava passar muita pressão de gás. Fui à Rubis gás para trocar o redutor, disseram-me que não seria do redutor, porque a pessoa lá da Rubis também tem o mesmo problema da água demasiado quente. Aconselharam experimentar outra marca de gás / modelo de redutor. Fui depois à Repsol, troquei o redutor e a garrafa de gás.
    Concluindo, tenho um esquentador novo, uma garrafa e redutor de gás novos e de outra marca, e continuo com o problema da água demasiado quente.

    Chamei depois um técnico de gás, que veio ver que não há nenhum problema com a instalação, trocou a mangueira do gás. Segundo ele devia ter comprado um esquentador Vulcano/Bosch, porque "são melhores", mas claro que não me garante que ficasse resolvido.

    A única coisa que é melhor neste esquentador em relação ao Zeus é que posso meter a misturadora do duche a meio do quente/frio sem que se apague, mas mesmo assim a água sai a escaldar.

    Estou triste com tudo isto porque queria ter resolvido o problema, agora tenho que reclamar com a EDP porque o que me venderam não me serve. Para além de ter deitado fora um esquentador que se calhar durou mais do que este novo cheio de eletrónica vai durar.

    Alguém tem uma ideia milagrosa para nos dar? O que faziam no vosso caso, ou caso tenham passado por algo parecido, como resolveram?

    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Esse não dá para activar o modo eco?
  3.  # 3

    Será que a linha de água fria que alimenta o esquentador têm um diâmetro muito reduzido?
    Só acontece com a água do banho ou é em todas as torneiras que têm água quente?
  4.  # 4

    Deixa de tomar banhos e acabam-se os problemas.

    Agora a sério, no verão tambem tenho esse problema com um esquentador com 20 anos.
    O seletor na posição de verão não aquece o suficiente e na posição de inverno aquece demasiado.
    Solução: temperar a agua no duche.

    Eu opto por tomar banho ao final do dia sem aquecer, ainda vem morna o suficiente para o meu gosto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bztracens
  5.  # 5

    Colocado por: OvelheiroEsse não dá para activar o modo eco?

    Como se activa o modo eco? O esquentador tem dois botões, o on/off e outro para regular a temperatura da água, que apenas deve alterar a chama, não mexe na pressão da água:
    .


    Colocado por: rjmpiresSerá que a linha de água fria que alimenta o esquentador têm um diâmetro muito reduzido?
    Só acontece com a água do banho ou é em todas as torneiras que têm água quente?

    A água até sai com uma pressão dita considerável. Isto acontece com todas as torneira: cozinha e lavatório também. O apartamento tem apenas uma casa de banho.

    Se estrangular a mangueira do gás, apertando-a com a ponta dos dedos, o esquentador fica a trabalhar perfeitamente sem aquecer demais, mas não sei se é boa ideia arranjar forma de a deixar sempre apertada. Não haverá mesmo nenhuma forma de reduzir o gás que entra no esquentador? Uma peça qualquer que se possa colocar na mangueira?
    • SrR
    • 6 setembro 2022

     # 6

    O esquentador que lhe colocaram ja vinha preparado para gas de botija?
  6.  # 7

    Olá SrR, sim, é o modelo para gás butano "turboMAG pro MAG 125/1 3R PT"

    https://www.vaillant.pt/clientes/produtos/turbomag-pro-lownox-222.html
  7.  # 8

    Colocado por: Goncalves1994OláSrR, sim, é o modelo para gás butano "turboMAG pro MAG 125/1 3R PT"

    https://www.vaillant.pt/clientes/produtos/turbomag-pro-lownox-222.html


    O link q você colocou é para um aparelho que tem duas versões: gás de garrafa e gás natural.

    Tem mesmo de ter a certeza que tem a versão para gás de garrafa (propano ou butano / GPL).

    Se tiver (erradamente) a versão de gás natural, via ter sempre gás a mais e demasiado aquecimento.
  8.  # 9

    Colocado por: ClioIIé o modelo para gás butano "turboMAG pro MAG 125/1 3R PT"

    Por isso coloquei a informação de que é o modelo para gás butano.
    Modelo é "turboMAG pro MAG 125/1 3R B-PT"
    B = Butano
    Concordam com este comentário: ClioII
  9.  # 10

    Colocado por: Goncalves1994
    Por isso coloquei a informação de que é o modelo para gás butano.
    Modelo é "turboMAG pro MAG 125/1 3R B-PT"
    B = Butano
    Concordam com este comentário:ClioII


    OK, esse "B" não estava no post anterior de resposta ao SrR.
  10.  # 11

    O plus é que tem modo eco.
    Coloque uma foto do redutor.
  11.  # 12

    Colocado por: ClioII
    OK, esse "B" não estava no post anterior de resposta ao SrR.


    Pois não, foi lapso meu. O "B" estava no link inicial que partilhei:
    https://www.edp.pt/edp-store/esquentador/vaillant-309?varId=151

    Eu gostava que o problema fosse ter o modelo de esquentador errado, porque esse conseguiria resolver.
  12.  # 13

    Colocado por: OvelheiroO plus é que tem modo eco.
    Coloque uma foto do redutor.


    Segue a foto do redutor que me deram ontem na repsol, que é compatível com a Rubis:




    Imagem do esquentador a funcionar com a temperatura no mínimo:

  13.  # 14

    Por curiosidade, sabe a que temperatura está a água de entrada?

    Se já vier morna o resultado vai ser água demasiado quente na saída.
    • SrR
    • 6 setembro 2022

     # 15

    Vai ter que chamar ai o técnico a ver se regula o máximo e mínimo do gas no esquentador
  14.  # 16

    Colocado por: ClioIIPor curiosidade, sabe a que temperatura está a água de entrada?

    Se já vier morna o resultado vai ser água demasiado quente na saída.

    Está fresquinha :) A sério que eu agradeço a vossa ajuda.

    Já liguei para a EDP e vão enviar o técnico novamente cá a casa. Na pior das hipóteses leva o esquentador de volta.
  15.  # 17

    isso é o termostato que está avariado
  16.  # 18

    O gás deve sair do redutor com demasiada pressão para esse esquentador.
    Existe uns redutores com regulação, que resolve o seu problema, é só regular a pressão de saída para o que considerar bom para si.

    https://www.hcm.pt/pt/produto/redutor-c-regulacao-alta-pressao-galp-propano-entrada-0-5-10bar-saida-0-2bar-q-0-10-kg-hr
    • SrR
    • 6 setembro 2022

     # 19

    Colocado por: PauloSuO gás deve sair do redutor com demasiada pressão para esse esquentador.
    Existe uns redutores com regulação, que resolve o seu problema, é só regular a pressão de saída para o que considerar bom para si.

    https://www.hcm.pt/pt/produto/redutor-c-regulacao-alta-pressao-galp-propano-entrada-0-5-10bar-saida-0-2bar-q-0-10-kg-hr
    quer mandar gas a 2 bar pro esquentador?
  17.  # 20

    Colocado por: joaopiresxisso é o termostato que está avariado


    Quer no aparelho novo, quer no antigo? Acho demasiada coincidência...
 
0.0203 seg. NEW