Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: sizePara formalizar contratos de arrendamento de prédios urbanos torna-se necessário o NIF português.


    Se for residente de um país da UE, deve usar o NIF do país de origem.
    • AMVP
    • 6 setembro 2022

     # 22

    O que referem não me faz sentido, mas acreditando no que dizem, tanta coisa que não faz sentido neste sentido, como é que obtenho um nif português? mantenho um exemplo de espanha, sou espanhol e não vou fixar residente em Portugal e não necessito de visto, pois sou cidadão da UE, como obtenho o NIF português?
    • AMVP
    • 6 setembro 2022

     # 23

    Colocado por: HAL_9000então mas esclareça-me uma coisa. Se quiser uma habitação de férias permanente. Certo pode fazer com o NIF português. Mas depois como faz contrato de água, luz, net? No nome do senhorio?

    Com o contrato de arrendamento, é esse documento que é exigido.
    • AMVP
    • 6 setembro 2022

     # 24

    Colocado por: HAL_9000Além de que arrendar uma casa permanente para férias não deve ser algo muito frequente.


    Como sabe isso? até portugueses pobres têm casas arrendadas ao ano para este fim, pelo que não me parece assim tão estanho.
  2.  # 25

    Não parece existir meio termo.
    Ou é um contrato de arrendamento nos termos do NRAU ( duração mínima de 03 anos ) ou então é um aluguer turístico ou alojamento de curta duração ( o CAE utilizado parece ter a sua importância ) .

    O primeiro na prática obriga a ter NIF nacional ou pelo menos um representante fiscal.
    O segundo para fins de curta duração será mais indicado ?
  3.  # 26

    Colocado por: AMVP
    Com o contrato de arrendamento, é esse documento que é exigido.
    Como é que a edp lhe factura uma conta sem nif nacional? Até pode ser possível, não digo que não, contudo a mim em Espanha ninguém me fez porra de contrato nenhum sem o dni ou la com eles chamavam?
  4.  # 27

    Colocado por: AMVP

    Como sabe isso? até portugueses pobres têm casas arrendadas ao ano para este fim, pelo que não me parece assim tão estanho.
    No estrangeiro? É que cá oproblema não se coloca porque existe toda a documentação para fazer.

    Eu não conheço ninguém que tenham uma casa arrendada ao ano por exemplo no estrangeiro só para lá ir passar férias. Mas isso admito é porque os portugueses pobres que conheço são mesmo pobres :)
  5.  # 28

    Colocado por: AMVPO que referem não me faz sentido, mas acreditando no que dizem, tanta coisa que não faz sentido neste sentido, como é que obtenho um nif português? mantenho um exemplo de espanha, sou espanhol e não vou fixar residente em Portugal e não necessito de visto, pois sou cidadão da UE, como obtenho o NIF português?


    É simples dirige-se a uma repartição de finanças com o seu DNI ou passaporte espanhol, diz que necessita de um NIF porque está a pensar alugar\comprar casa, etc.. Até há umas semanas atrás seria necessário um representante fiscal com morada fiscal em Portugal, agora já nem isso é preciso: https://informador.pt/legislacao/doutrina-administrativa/oficio-circulado-n-o-90057-2022-de-20-07/
 
0.0103 seg. NEW