Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: BelhinhoNão se preocupe. Isso não arde.

    pois não sei, espero que não..
    mas e em relação ao tamanho das copas e aquilo estar a entrar pelo terreno,
    e a tapar as vistas de rio que foram as responsáveis por ter comprado o terreno ?
    o que fariam?
  2.  # 2

    Colocado por: JPMN_17o que fariam?
    O que entrar no seu terreno pode cortar. Quanto a tapar as vistas, nada pode fazer, se não estiver próximo da sua casa.
  3.  # 3

    Parabéns e obrigada pelo tópico. É um gosto ver o evoluir da sua obra!
    Falou (como todos os que já construíram) que no fim da construção faria algumas coisas diferentes. Pode dizer-nos alguns exemplos, por favor? Seria muito útil para quem está a iniciar obra!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPMN_17
  4.  # 4

    Colocado por: JPMN_17
    pois tem razão ,
    o tanque foi de facto a primeira coisa a nascer
    So depois é que a casa aparece

    (eu aldrabei o timeline sem querer e só agora é que estou a falar dos arranjos exteriores, e pode ter baralhado, peço desculpa malta)
    E faz sentido que tenha sido assim, um dos muros é de contenção de terras, tem mais segurança o tanque da piscina do que compactar terras apenas com o muro
  5.  # 5

    Colocado por: Luísa CParabéns e obrigada pelo tópico. É um gosto ver o evoluir da sua obra!
    Falou (como todos os que já construíram) que no fim da construção faria algumas coisas diferentes. Pode dizer-nos alguns exemplos, por favor? Seria muito útil para quem está a iniciar obra!

    Isso era capaz de dar um livro :)
    mas vou tentar resumir,
    No fundo é assim, eu na casa em si, nas medidas, na planta, naquilo que é o grosso da coisa, eu acho que não mudaria praticamente nada, porque lá está, como ja mencionei algumas vezes, foi tudo planeado, pensado e estudado para satisfazer aqueles meus pontos e respeitar a fisionomia do terreno assim como o meu financiamento disponível.
    Onde eu sinto sim que melhoraria muito no meu processo se fosse começar hoje de novo, era em manter-me mais fiel ao planeado inicialmente. Isto é, eu planeei um determinado nível de acabamentos, e de equipamentos e confortos, só que depois surgiu aquela famosa frase "também já agora, por mais um bocadinho você ficava com uma coia em condições" e eu fui cedendo.. aqui.. ali.. e no meio disso há sempre coisas que EU PESSOALMENTE, como sei que não foi planeado para ser assim, eu olho e penso.. se eu soubesse tinha feito isto logo desta maneira e tinha ficado melhor....
    Durante o periodo de projeto até à construção, muita coisa muda, no meu caso, mudei de emprego, de salário, de alguns gostos, aparecem coisas novas, tecnologias, ideias, coisas que nem sabiamos que haviam quando fomos à primeira reunião com a equipa de arquitetura, e que entretanto veem confundir um bocadinho e baralhar ali o jogo a meio...

    portanto, sim, mudaria estes pequenos pormenores,
    Mas é imporante também começar a viver lá, e viver durante um tempo para fazer uma review mais ajuizada, neste momento é tudo com base apenas no que se vê,
    logo que nos mudemos definitivamente para lá certamente terei mais opinião fundada para partilhar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luísa C
    • snob
    • 23 setembro 2022

     # 6

    E o empreiteiro? Foi sugerido por algum conhecido, ou foi uma escolha/intuição sua em função do orçamento e trabalho apresentado?

    Como já referido, é por esta decisão que passa uma grande parte do sucesso de uma obra. Claro que tudo é importante, desde arquiteto, fiscais, etc, mas o empreiteiro acaba por ser a "pedra de toque".
  6.  # 7

    Colocado por: snobE o empreiteiro? Foi sugerido por algum conhecido, ou foi uma escolha/intuição sua em função do orçamento e trabalho apresentado?

    Como já referido, é por esta decisão que passa uma grande parte do sucesso de uma obra. Claro que tudo é importante, desde arquiteto, fiscais, etc, mas o empreiteiro acaba por ser a "pedra de toque".


    O empreiteiro foi engraçado,
    Tinha um amigo a construir a dele ali perto, vejam o post #398 mais lá atrás, das claraboias, é aquela casa moderna lá no fundo da foto.
    Ele já ia muito mais adiantado na construção, e não teve muita sorte com o empreiteiro dele.. e quando digo que não teve muita sorte, é que não teve mesmo... e em desabafo com o senho que lhe colocou as AQS este disse lhe que não-sei-quem da família estava a acabar de construir e que o empreiteiro tinha sido um espetáculo, impecável, bom preço, sério, cumpridor de palavra, tal e tal...

    Eu fiz ali o meu networking e acabei por arranjar o contacto do senhor,
    Marcamos o dia 01.05.2020 às 17h no terreno para mostrar os projetos o terreno e pedir orçamento.
    O homem às 16h59 estava me a ligar a dizer que já estava lá.

    Deu o seu preço, era o mais caro, tipo 10k€ acima do seguinte,
    Mas pela maneira de ser do homem, da sua forma de dar ideias pra obra, aproveitamentos e sinergias, a sua pontualidade, seriedade, eu nem hesitei e hoje acho que na verdade ele foi o "mais barato" de todos.

    Contudo, relembro que isto foi um verdadeiro leap of faith, ffoi um salto de fé completamente,
    há alturas na vida em que é fechar os olhos e pedalar..
    Acreditar e confiar nas pessoas nem sempre resulta bem, mas quando resulta, é um prazer.
    Concordam com este comentário: jorgealves, zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
    • snob
    • 23 setembro 2022 editado

     # 8

    Colocado por: JPMN_17Mas pela maneira de ser do homem, da sua forma de dar ideias pra obra, aproveitamentos e sinergias, a sua pontualidade, seriedade, eu nem hesitei e hoje acho que na verdade ele foi o "mais barato" de todos.

    Contudo, relembro que isto foi um verdadeiro leap of faith, ffoi um salto de fé completamente,
    há alturas na vida em que é fechar os olhos e pedalar..
    Acreditar e confiar nas pessoas nem sempre resulta bem, mas quando resulta, é um prazer.


    lol, comigo foi parecido, também senti seriedade, honestidade e pontualidade na pessoa. Depois de decidir - "é fechar os olhos e pedalar" ;)
  7.  # 9

    Colocado por: snob

    Provavelmente, no âmbito da legislação de prevenção aos incêndios rurais, há limpezas obrigatórias por lei que não estão feitas nos terrenos contíguos ao seu, tem a ver com desmatação e distâncias mínimas entre copas e outras. Assim, se não quiser fazer uma abordagem amigável, uma das possibilidades é fazer uma denúncia na linha SOS ambiente da GNR, vão ao local e fazem uma fiscalização, enviando-lhe a si o resultado da mesma. É uma ideia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JPMN_17


    O problema é exatamente a Legislação para Incendios Rurais não se aplica em zonas Urbanas... Que é outra coisa que a maioria da população se esquece, nesse caso ou existe algum regulamento municipal ou então não existe nada.
    A primeira abordagem deve ser sempre falar com o vizinho, muitas vezes conta a forma como se fala e não aquilo que se diz, no entanto parece-me que nessa parte o DO não terá dificuldades.
    Concordam com este comentário: snob
  8.  # 10

    E isto , ajuda ou complica ?
    Concordam com este comentário: snob
      7624B99A-1591-450E-8BAC-2AFFE829CF93.jpeg
  9.  # 11

    Colocado por: diouf_matos

    O problema é exatamente a Legislação para Incendios Rurais não se aplica em zonas Urbanas... Que é outra coisa que a maioria da população se esquece, nesse caso ou existe algum regulamento municipal ou então não existe nada.
    A primeira abordagem deve ser sempre falar com o vizinho, muitas vezes conta a forma como se fala e não aquilo que se diz, no entanto parece-me que nessa parte o DO não terá dificuldades.

    Peço desculpa por aproveitar este magnífico diário, mas tenho que fazer esta pergunta:
    E se o terreno do vizinho for Rústico? Já se aplica a legislação para incêndios rurais?
    Tenho um lote que confronta com terreno Rústico (floresta de proteção no pdm), aqui aplica-se os afastamento entre copas e afastamento das casa? Muito obrigada
    • snob
    • 23 setembro 2022

     # 12

    Colocado por: diouf_matosO problema é exatamente a Legislação para Incendios Rurais não se aplica em zonas Urbanas... Que é outra coisa que a maioria da população se esquece, nesse caso ou existe algum regulamento municipal ou então não existe nada.

    É verdade, mas a zona em questão, pelas fotos, parece ser um aglomerado populacional contíguo a uma zona rural(agrícola e florestal). E a ser assim, aplica-se a lei para prevenção dos incêndios rurais.
    Eu também dei a entender que a melhor via é sempre a amigável.
    Tenho um conhecido que ele próprio fez a limpeza no terreno do vizinho, só para não arranjar chatices com ninguém.

    Agora isto é tudo muito bonito quando as pessoas são compreensivas, mas muitas vezes só pela via legal / fiscalização é que se resolvem as coisas.
    Concordam com este comentário: diouf_matos, Edfbrg
  10.  # 13

    JPMN em primeiro lugar agradecer as suas partilhas.
    Relativamente à imagem que postou, infelizmente não a consigo abrir, mas talvez saiba melhor que eu, depende de àrea para àrea.
    Parece-me que a sua casa está em zona urbana, o que significa que não se aplica dentro das areas urbanas, à volta da zona urbana alicam-se os tais metros onde tem que haver limpeza e respeitar-se as distancias entre copas.
    Fresias, gostaria de saber dar-lhe uma resposta, mas apenas pretendi alertar que a questão da limpeza se aplica em zona rural e não em zona urbana. Tendo que existir as tais faixas de limpeza ao redor da casa (se em zona rural) ou da zona urbana, com dimensões diferentes.
    O mais simples será contactar o Nucleo de Proteçao Ambiental da GNR da sua zona ou a Proteçao Civil, certamente conhecerão a area e planos em vigor, podendo dar lhe uma resposta certeira.
    Concordam com este comentário: snob
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias
  11.  # 14

    Colocado por: diouf_matosA primeira abordagem deve ser sempre falar com o vizinho, muitas vezes conta a forma como se fala e não aquilo que se diz


    Colocado por: diouf_matosO mais simples será contactar o Nucleo de Proteçao Ambiental da GNR da sua zona ou a Proteçao Civil, certamente conhecerão a area e planos em vigor, podendo dar lhe uma resposta certeira.


    Parece me que está aqui tudo o que preciso para esta fase :)
    Vou contactar o tal Nucleo de Proteçao Ambiental e Proteção das Vistas de Rio e saber o que posso ou não pedir ao falar com o vizinho sobre isto,

    Eu até já tenho um plano para abordar o vizinho,
    Chamo-o lá a casa, mostro lhe a piscina, abrimos uma garrafa de alvarinho, e depois levo à varanda lá acima, e na boa pergunto-lhe ao ouvido: "Acha que esta merd# tem algum jeito amigo?!" :D :D
    (humor, ok? calma!)

    Muito obrigado pessoal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diouf_matos
  12.  # 15

    O melhor é comprar o terreno ao vizinho.
  13.  # 16

    Colocado por: NTORIONO melhor é comprar o terreno ao vizinho.


    Eu pelo menos ando a pensar nisso 🤣🤣🤣🤣
    • snob
    • 23 setembro 2022

     # 17

    Colocado por: FresiasTenho um lote que confronta com terreno Rústico (floresta de proteção no pdm), aqui aplica-se os afastamento entre copas e afastamento das casa? Muito obrigada


    Aplica se tiver lá uma edificação, caso contrário não.

    Em zonas urbanas, podemos socorrer-nos do respetivo código de posturas municipais.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias
  14.  # 18

    Colocado por: snob

    Aplica se tiver lá uma edificação, caso contrário não.

    Em zonas urbanas, podemos socorrer-nos do respetivo código de posturas municipais.


    Muito obrigada snob, é o lote onde vou construir a casa portanto fico mais contente.
  15.  # 19

    Colocado por: NTORIONO melhor é comprar o terreno ao vizinho.

    Ja Pensei, e até está a venda
    Mas aquilo é um monte bastante grande ao qual pertence também aquela casa lá em cima do rio ,
    800k€
    Não gosto… demasiado barato pra mim :D
  16.  # 20

    Colocado por: JPMN_17Ja Pensei, e até está a venda
    Mas aquilo é um monte bastante grande ao qual pertence também aquela casa lá em cima do rio ,
    800k€
    Não gosto… demasiado barato pra mim :D

    Pode ser que dê para fazer o destaque de uma parcela junto da sua casa, e compra apenas essa parcela.
 
0.1645 seg. NEW