Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Eu diria mais que o valor de mercado está acima do valor intrínseco. Pode ser visto tanto em relação ao valor de substituição quanto ao valor de rendimento futuro.

    Neste momento e devido ao aumento dos juros (e consequente impacto no discount rate futuro) esse valor intrinseco caiu abruptamente.
    • sltd
    • 11 setembro 2022

     # 22

    Por cá apenas vejo redução nos apartamentos.
    Terrenos e moradias (então as velhas, ui...) continuam super inflacionados.
    • smart
    • 11 setembro 2022 editado

     # 23

    Hum
    E vão continuar na minha opinião.
    Portugal está no centro da imigração europeia, face ao programa dirigido a palops, que está a ter uma aceitação estrondosa e na minha opinião parece um êxodo.
    Já existem municípios a recrutar profissionais directamente nesses países.
    Como tal, é necessário alojamento, quer seja por aluguer de quartos ou casa inteira, concorrendo juntamente com o programa de dispensa de tributação de impostos a quem fixar casa, pelo que tenho opinião que há de absorver a desaceleração por via do aumento das taxas, uma vez que continuará. Projectar uma procura elevada, resta saber por quanto tempo.
    Nós últimos censos 23% dos residentes em lx eram estrangeiros.
    Agora são muitos mais e daqui a um ano muitos mais serão, relembrando os dados estatísticos que apontam que nos últimos dez anos, um milhão de portugueses foi se embora..mas a n. população mantém se...
    O resultado é que com a procura elevada, os preços assim se mantém e os jovens não conseguem sequer representar a compra de casa, migrando para outras paragens em procura de melhores condições.
    Estamos a formar e exportar quadros, com todo o esforço do orçamento estando para o ensino e importar o que constata.
    Daqui a uns poucos anos alguem fará o balanço ...
    Não me parece que o preço das casas caia muito, face á procura que se assiste...
    Interessa aos bancos, manter os activos com valores altos, as garantias hipotecárias e ao estado para comer imt e imposto anual
  2.  # 24

    Mas alguém acredita que o mercado imobiliário de uma nação possa ser suportado apenas por investimento estrangeiro?

    Somos pequenos, mas não somos uma ilha do pacífico com 30 mil habitantes..
  3.  # 25

    De acordo com vários artigos, embora em Lisboa 30% dos imóveis tenham sido comprados por estrangeiros em 2021, a nível nacional apenas 10% foram adquiridos por estrangeiros. 90% foi o mercado doméstico. Dado que os vistos gold tiveram as modificações que todos conhecemos, estes 30% deveram ser significativamente inferiores no futuro. Então se começar a existir uma correcção irão abrandar ainda mais. Fun fact: nem os estrangeiros gostam de investir em ativos que têm um probabilidade crescente de desvalorizar.

    https://www.dinheirovivo.pt/empresas/imobiliario/venderam-se-190-mil-casas-em-2021-mais-de-10-a-estrangeiros-14524315.html
    • smart
    • 11 setembro 2022 editado

     # 26

    Colocado por: Bragas VMas alguém acredita que o mercado imobiliário de uma nação possa ser suportado apenas por investimento estrangeiro?

    Somos pequenos, mas não somos uma ilha do pacífico com 30 mil habitantes..

    Hum
    De facto é verdade.
    Mas comparado com o Brasil juntamente com o restante universo palop, face á livre circulação decretada, e subtraindo os rácios de emigração com a tx mortalidade verificada, somos pouco mais que uma aldeia
 
0.0121 seg. NEW