Iniciar sessão ou registar-se
    • Carvai
    • 15 setembro 2022 editado

     # 21

    Colocado por: Casa da Horta- o banco chega a entregar algum dinheiro ao inquilino? Penso que não, é só em caso de necessidade que irá pagar ao senhorio...
    O Banco nunca entrega nada ao inquilino, só paga ao senhorio se este o exigir
    - os juros são 3% dos 3 mil euros a cada 3 meses? 90 euros a cada trimestre, nesta simulação?
    Os juros são anuais mas pagos semestralmente, mas calculei os custos sobre o total das rendas, portanto neste caso pagaria 180€ ano.
    - se o inquilino deixa de pagar (já percebi que dificilmente isso irá acontecer porque a garantia é altamente desencorajadora de falhar), num determinado mês, o banco paga a renda logo no mês seguinte? E paga até esgotar o máximo combinado de 3 mil euros?
    O que escrevi no contrato foi que a garantia será usada na totalidade ao fim de 3 meses de falha de pagamento, o que é legalmente considerado incumprimento. Isto é ao fim de 3 meses de falha levanto a totalidade da garantia e aciono a ação de despejo. Se o inquilino sair nos 3 meses seguintes a divida ficaria quitada. Mas em Portugal dificilmente consegue um despejo antes de 1 ano de incumprimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, csanjos
  1.  # 22

    Muito obrigado, está muito mais fácil entender o processo.
    Da sua exposição salta a pergunta óbvia: imaginando uma ação de despejo a durar 1 ano, não dá para ter a garantia bancária correspondente aos 15 meses? 12 após o inicio da ação de despejo e os 3 até a poder iniciar?
    Se os juros são calculados em função da totalidade das mensalidades (12x500 na meu exemplo) e não pelo total da garantia (que a 15 meses seriam 7500), não haveria por parte do senhorio aumento de custos. Há algum limite ao numero de mensalidades que se podem prever na garantia?
  2.  # 23

    Colocado por: CarvaiMas em Portugal dificilmente consegue um despejo antes de 1 ano de incumprimento.


    Só por aqui está respondida a questão inicial do tópico. :)
    Se é preciso um ano de chatices após o incumprimento óbvio (2-3 meses?), então mais vale estar quieto.
  3.  # 24

    Colocado por: Casa da HortaSe os juros são calculados em função da totalidade das mensalidades (12x500 na meu exemplo) e não pelo total da garantia (que a 15 meses seriam 7500), não haveria por parte do senhorio aumento de custos. Há algum limite ao numero de mensalidades que se podem prever na garantia?

    Peço desculpa se induzi em erro, mas evidentemente que os juros dependem do valor da garantia. Portanto o valor que o banco cobra é cerca de 6%. Mas para mim divido o custo pelo rendimento anual.

    Colocado por: hangasSe é preciso um ano de chatices após o incumprimento óbvio (2-3 meses?), então mais vale estar quieto.

    Pode encarar isso de outra forma. Se eu há 4anos tivesse 200K num banco a prazo hoje teria exatamente os mesmos 200K e teria ganho uns trocados em juros que deduzidos das despesas bancárias seriam quase zero. Se tivesse alugado uma casa do mesmo valor por 4 anos com um rendimento de 400€/mês liquido teria recebido em 3 anos 14400€ e mesmo que estivesse mais 1 ano sem receber nada era melhor negócio. E provavelmente a casa já valeria uns 300K.
    Claro que podem dizer que existem melhores aplicações de capital garantido mas eu não conheço.
    Concordam com este comentário: TzRi, csanjos, LiliFrancisco
  4.  # 25

    Colocado por: sizeTudo depende da honestidade, capacidade financeira, dos pretensos inquilinos.
    À partida há que selecionar, muito bem, os ditos-cujos...


    E nesse processo de selecção é sobretudo crucial reunir com eles e a agência, se for caso disso, antes de tomar a decisão final. É muito importante conhecer cara a casa os potenciais inquilinos.
  5.  # 26

    a
  6.  # 27

    Colocado por: CarvaiO inquilino é que trata junto do seu banco como se fosse um empréstimo.
    Nem todos os bancos fazem O BCP e a CGD não fazem a particulares.
    Eu assumo os custos para não haver a desculpa que é caro. A emissão custa entre 200 a 300€ (igual a qualquer empréstimo pessoal ou auto) e depois pago cerca de 270€/ ano de juros sobre um valor de cerca de 4000€
    .
    Concordam com este comentário:Heliaço
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta,sognim,csanjos



    Essa do "é muito caro" custa mesmo ser o argumento principal do inquilino. Também já me aconteceu esvaziar esse argumento do mesmo modo ao oferecer-me para pagar metade da mensalidade num contrato comercial a 5 anos e para cobrir 6 meses de renda num contrato com renda superior a 1.000 euros. Acabei por pagar pouco mais de 25 euros/mês por essa metade da garantiai.
    Não considero nada caro e, como refere bem o @Carvai, deixa descanso. Outra coisa, pelo que percebi quando fiz essa Garantia, convém é que a Garantia Bancária feita junto de qualquer Banco seja realizada com características de ser executada "à primeira solicitação". Isto para o Banco não poder engonhar e escusar-se ou arrastar a activação dessa Garantia.
    Concordam com este comentário: Carvai, LiliFrancisco
  7.  # 28

    Quais são as condições para activar a garantia bancária? Como se faz a prova de não recebimento de renda?
  8.  # 29

    Colocado por: palmstrokeQuais são as condições para activar a garantia bancária? Como se faz a prova de não recebimento de renda?

    Não precisa de fazer prova nenhuma, vai ao Banco com o original da garantia e pede o pagamento, vai demorar poucos dias.
    Concordam com este comentário: Heliaço
    • AMG1
    • 19 setembro 2022

     # 30

    Colocado por: Carvai
    Não precisa de fazer prova nenhuma, vai ao Banco com o original da garantia e pede o pagamento, vai demorar poucos dias.

    Admitindo, claro que não ha qualquer oposição por parte do Banco. Por isso e que eu perguntei ha dias se ja tinham executado alguma destas garantias.
    No fim pode acontecer terem de ir para tribunal com oa inquilino e com o Banco.
    Eu talvez tenha sorte, mas em dois apartamentos alugados há cerca de 20 anos apenas tive um problema com um inquilino, mas o fiador, que era um tio, la foi pagando até que eu o desobroguei do pagamento porque o homem coitado estava a fazer um sacrificio medonho.
    Para mim o fiador, com algumas posses e com ascendente sobre o inquilino e nao posso dizer que esteja a correr mal, mas tambem não abuso nas rendas nem ando a aumentar a toda a hora. Até me chego a esquecer de fazer os aumentos anuais. No proximo ano, mesmo que o "Costa" nao tivesse imposto a limitação eu tambem iria ser mais comedido do que a lei possibilitava.
    Claro que ajuda ter familia a viver no mesmo prédio.
    • Carvai
    • 19 setembro 2022 editado

     # 31

    Colocado por: AMG1Admitindo, claro que não ha qualquer oposição por parte do Banco. Por isso e que eu perguntei ha dias se ja tinham executado alguma destas garantias.

    O Banco não pode fazer qualquer oposição está escrito na garantia. Claro que um senhorio que acione a garantia sem que o inquilino esteja pelo menos 3 meses em incumprimento era mesmo muito estúpido. Se uma ação de despejo quando o inquilino entra em incumprimento demora um ano ou mais imagine se é o senhorio a fazer uma vigarice. Levantava a garantia e nunca mais via uma renda nem a casa.
    Eu também prefiro alugar mais barato, mas sem chatices. Nunca aumentei uma renda durante a duração de um contrato mesmo com renovações.
  9.  # 32

    Eu se fosse arrendatário não sei se passaria assim um cheque em branco a um senhorio. O valor da renda teria de ser bastante abaixo (-30% pelo menos) do preço mercado.
    Você diz que nunca levantaria o dinheiro, acredito, mas legalmente nada o impede e o que não falta nesta vida são pessoas mal intencionadas.
  10.  # 33

    Colocado por: palmstrokeVocê diz que nunca levantaria o dinheiro, acredito, mas legalmente nada o impede e o que não falta nesta vida são pessoas mal intencionadas.

    Se leu aquilo que escrevi acima o senhorio levantar a garantia indevidamente era a sorte grande do inquilino. Ganhava uma casa de borla por uns anos.
  11.  # 34

    Conheço um caso de uma garantia bancária de 3000 euros (aproximadamente 6 meses de renda). Os inquilinos deixaram de pagar ao fim do primeiro ano e estiveram sem pagar 1 ano (6000 Euros). Teiveram que ser feitas obras de cerca de 3000 Euros

    O senhorio ficou só a perder 6000 Euros, que bom
  12.  # 35

    A partir dos 6 min, sugere um metodo em que cobra em cartão de credito.

    https://www.youtube.com/watch?v=tWHB1sAesM0&t=538s&ab_channel=ArrowPlus
  13.  # 36

    Colocado por: ParamonteConheço um caso de uma garantia bancária de 3000 euros (aproximadamente 6 meses de renda). Os inquilinos deixaram de pagar ao fim do primeiro ano e estiveram sem pagar 1 ano (6000 Euros). Teiveram que ser feitas obras de cerca de 3000 Euros

    O senhorio ficou só a perder 6000 Euros, que bom

    Caso contrario o senhorio teria perdido 9 mil. E o inquilino fica com um registo negativo no Banco de Portugal que lhe vai tornar quase impossível contrair um crédito. Portanto, a garantia bancária continua a ser uma mais valia no arrendamento.

    Agora, a pergunta que já fiz e não encontro resposta é: porque não pedir garantia de 15 meses de renda? Sendo que demora 1 ano a conseguir a ação de despejo e 3 meses sem pagar até ser considerado incumprimento...
  14.  # 37

    Colocado por: Casa da HortaAgora, a pergunta que já fiz e não encontro resposta é: porque não pedir garantia de 15 meses de renda? Sendo que demora 1 ano a conseguir a ação de despejo e 3 meses sem pagar até ser considerado incumprimento...

    É apenas uma questão de custo, o Banco cobra entre 6 a 8% ano sobre o valor da garantia.
    Se for de 6 meses significa cerca de 3% sobre o valor das rendas. Se for 15 meses já pode representar 10 ou mais. Mas tudo é negociável.
    Não existe nenhum investimento 100% seguro. Até os investimentos financeiros têm riscos e quando tem muito pouco risco - depósitos a prazo - não rendem nada.
    Os cartões de crédito só funcionam no AL e também têm custos.
    Como diz um User ser senhorio é ser maluco, mas eu acho que deve sobretudo ser muito cauteloso e principalmente pouco ganancioso.
    Concordam com este comentário: Gaarhee, sognim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  15.  # 38

    Já tinha um tópico aberto mas fica aqui a minha sugestão para a filtragem... não garante nada mas já filtra muita coisa.


    Boa tarde, dada a minha péssima experiência no primeiro contrato...

    Agora na segunda tentativa... fui mais cuidadoso, anda aí MUITA mas MUITA gente a tentar saltar de casa em casa sem pagar e depois de entrarem, chapéu, ninguém mais os tira, o estado protege MUITO o inquilino e zero o senhorio, então se tiverem crianças. E as despesas judiciais e a burocracia alimentam isto porque muitos nem sequer entram com o processo... enfim. É preferível não alugar do que ter chatices, e quem quer MESMO apresenta todos os documentos que solicitei sem qq problema. Pode não valer nada a filtragem, não se sabe o dia de amanhã, de repente tantos com a pandemia ficaram sem recursos, mas acredito que o que fiz ajudou a filtrar.

    Ligavam porque viram o anúncio, queriam ir ver... eu falava, ok, bla bla bla... solicitava o email e indicava que iria enviar as condições para verificar se mantinham o interesse na visita.

    Mail tipo, +/- isto:

    "Exmos senhores bla bla bla... após a visita caso seja para posteriormente avançarem com contrato será necessário enviarem directamente para a minha advogada (sendo que eu não tenho nada a ver com o processo de análise nem irei ter acesso aos vossos documentos) os seguintes documentos:

    Fiador:
    - Documento de identificação
    - Comprovativo de morada
    - Declaração IRS de 2 anos
    - Últimos recibos de vencimento
    - Cópia do contrato de trabalho ou declaração da entidade patronal em que refira claramente o tipo de contrato e a duração (sem termo, prazo, outras…)

    Inquilinos (de TODOS os residentes):
    - Documentos pessoais
    - Declaração IRS de 2 anos
    - Últimos recibos de vencimento
    - Cópia do contrato de trabalho ou declaração da entidade patronal em que refira claramente o tipo de contrato e a duração (sem termo, prazo, outras…)

    Com fiador, proponho contrato ou anual, ou de 2 anos, pagamento de 4 rendas com a celebração do contrato e entrega das chaves (1º, 2º, 3º, último mês) mais um mês de caução.

    No caso da não apresentação de fiador, podemos celebrar um contrato anual com o pagamento de 6 rendas mais um mês de caução, com a entrega das chaves / celebração do contrato.

    Cumprimentos
    ...
    "

    Pronto, está filtrado mais de 90% dos que ligaram. Andem pelo facebook nos grupos de aluguer de casas e apt e reparem bem nos comentários e apelos da malta a perguntar onde: se aluga só com 1 mês... sem fiador e etc... uiiiiiiiiiiiiiiiii... n deles... por isso todos cuidados são poucos.

    Tb fiz uma reportagem fotográfica detalhada de TUDO (em anexo e assinada por ambos) e coloquei tudo listado no texto do contrato, máquinas, torneiras, até o canhão da fechadura da entrada (caso perca chaves tem substituir por igual marca e modelo (400€).

    Espero ter ajudado. Exagerei ? No meu ver não. Dos sei lá... 30 telefonemas, 4 mantiveram visita e 3 semanas depois estava alugado. Alguns responderam torto ao email que eu era muito exigente (nem respondi), outros nem ligaram mais... não quero saber, quem está por bem é como digo, apresenta tudo sem problemas e eu nem vi nada, foi a advogada que deu o ok.
  16.  # 39

    Colocado por: josesilva1979No caso da não apresentação de fiador, podemos celebrar um contrato anual com o pagamento de 6 rendas mais um mês de caução, com a entrega das chaves / celebração do contrato.

    E a advogada aprovou isso? É ilegal pedir mais do que 3 meses de renda, antecipadamente!
  17.  # 40

    Qual é o prazo do contrato de recomendam que recomendam?
 
0.0227 seg. NEW