Iniciar sessão ou registar-se
    • PLRA
    • 13 setembro 2022

     # 1

    Boa tarde,

    Estou a construir uma moradia por empreitadas, tendo para já apenas adjudicado a estrutura e escavação a duas empresas especializadas em cada uma das áreas. Gostaria de ter uma ideia aproximada do peso percentual desta fase (escavação e estrutura em betão armado) no custo total da obra. Trata-se de uma casa de arquitectura tradicional, composta por cave, R/C e 1º andar. Se alguém tiver uma ideia de qual o intervalo percentual em que se pode cifrar esta fase no custo total de uma obra deste tipo, agradecia a partilha de conhecimento. Desde já muito obrigado pelas eventuais respostas.
  1.  # 2

    Depende de muita coisa.
    Os trabalhos de estrutura que contratou contemplam o quê?
    Estrutura, impermeabilização e drenagem de zonas enterradas, movimentação de terras para aterros e nivelamento do terreno, telhado e chaminés acabados e alvenarias?
    Quem é o empreiteiro geral e o diretor técnico? Estes intervenientes vão manter-se quando acabarem os trabalhos referentes à sua empreitada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PLRA
    • PLRA
    • 13 setembro 2022

     # 3

    Obrigado pela sua resposta. Os trabalhos de estrutura contemplam a execução de toda a estrutura da casa em betão armado (fundações, sapatas, muralhas da cave, lages aligeiradas, lages em betão armado, pilares, escadas e muros de contenção para acesso automóvel à cave). O transporte da terra para aterro está incluído na empreitada de escavação. A impermeabilização e drenagem não estão incluídas na empreitada da estrutura. As alvenarias e telhados serão outra fase a seguir à conclusão da estrutura, e portanto não incluídas nesta. O empreiteiro geral e director técnico deverão manter-se após terminada a sua empreitada da estrutura.
  2.  # 4

    Atendendo a que será mesmo só estrutura e não conhecendo o projeto, eu diria que poderá contar com cerca de 20%.
    Isto para uma construção sem grande complexidade técnica.
    A este custo deverá acrescentar o alvará e DT até ao final da empreitada.
    Se for um empreiteiro responsável e que saiba contabilizar custos, não lhe deverá cobrar menos de 100€+IVA/mês
    Este valor é para uma situação em que o DT faça parte dos quadros da empresa com uma afetação de 100%. Se for uma situação em que o DT tem um contrato de prestação de serviços com a empresa o valor facilmente duplicará
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PLRA
  3.  # 5

    Quem faz as obras por administração direta pode poupar alguma coisa, mas só no final da obra é que sabe se ganhou ou perdeu.
    Quanto à sua questão, não tem resposta. Ninguém sabe.
 
0.0103 seg. NEW