Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a negociar a compra de uma casa que esta hipotecada pelo banco, mas sei que o proprietario tem outras dividas com varias agencias de credito e que por falta de pagamento das prestacoes ja recebeu uma carta de uns advogados ameacando-o com a penhorar dos seus bens (so tem esta casa hipotecada - um carro e o seu ordenado).
    Pergunto: podem ir sobre esta casa hipotecada? Como posso assegurar que ao comprar esta casa nao venho a herdar problemas alheios? Obgda
    • Ed-l
    • 20 janeiro 2010

     # 2

    A casa pode ser penhorada pelos credores mesmo com hipoteca, o que acontece é que a hipoteca têm prioridade sobre as penhoras ou seja em caso de venda a receita 1º liquida a hipoteca e as "sobras" liquidam as penhoras.
    Exemplo: valor da hipoteca 50000€, valor da penhora 30000€, venda do imóvel 70000€, retirado as custas desconta a hipoteca e o restante cerca de 20000€ paga parte da penhora. A maioria compra casa com prazos de 30 anos ao fim de 15 a dívida resume-se aprox a 65% do valor da divida inicial ou seja gerou patrimonio a favor do titular da hipoteca, infelizmente muita gente contraí novos financiamenmtos com novas hipotecas durante a sua vida e anda sempre com "as calças na mão"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Assun
  2.  # 3

    Obrigada pelo esclarecimento. Neste caso a casa já estava paga. A hipoteca foi para contrair um empréstimo bancário, mas tenho outra dúvida: posso avançar com o contrato de compra e venda sem que os possíveis credores intervenham nele? Penso que para fazer a escritura, o banco terá que libertar a hipoteca. Correcto? Mas se os outros credores entretanto avançarem com a penhora, podem interferir? Quem vai regular o valor da venda da casa e o que ficará remanescente após o pagamento da hipoteca, para que seja entregue aos credores que meteram o processo de penhora?
  3.  # 4

    Não adiante dinheiro, actualmente uma escritura marca-se numa semana, pois bem em caso de compra marquem a escritura e pague na hora da escritura, e faça a escritura pelo valor real da compra, não facilite. Assim não terá dissabores.
  4.  # 5

    Será que posso fazer a escritura directamente num notario ou na Loja do Cidadão, ou tem que ser através da entidade bancária detentora da hipoteca, apesar de não ir requerer nenhum crédito para efectuar essa compra?
  5.  # 6

    Colocado por: AssunSerá que posso fazer a escritura directamente num notario ou na Loja do Cidadão, ou tem que ser através da entidade bancária detentora da hipoteca, apesar de não ir requerer nenhum crédito para efectuar essa compra?
    Em princípio, é onde quiser.

    Mas INFORME-SE NO BANCO.

    Em princípio terá de estar presente um representante do banco detentor da hipoteca, para receber o que lhe é devido.

    Em troca, entregar-lhe-á um documento do banco (devidamente autenticado) que lhe permitirá registar a ANULAÇÃO DA HIPOTECA.

    Terá de avisar o banco da data e local da escritura com a devida antecedência para eles prepararem os documentos e para lhe comunicarem qual o valor que têm a receber ( e eles só recebem em cheque visado! ).

    Se você comprar por 100, e a hipoteca for de 60+juros+burocracia+deslocação de funcionário+o que eles inventarem e der na veneta = 61,2548210, você deverá levar 3 cheques para a escritura:
    o de 61,2548210 par ao banco
    o do restante para o proprietário.
    outro para pagar a escritura e as cópias.

    NOTA: este custo adicional no Registo (anulação de hipoteca) devia ser pago pelo vendedor...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Assun
    •  
      FD
    • 20 janeiro 2010 editado

     # 7

    Colocado por: Luis K. W.e eles só recebem em cheque visado!

    Ou cheque bancário (emitido pelo próprio banco).

    Colocado por: rosendoNão adiante dinheiro

    Reforço veementemente este conselho.
  6.  # 8

    O valor do imóvel será negociado tendo em conta que os custos da transação irão ser a meu cargo por o vendedor não ter como os pagar.
    Em quanto poderão ascender os custos desta trasação? há alguma tabela que se possa consultar?
    Há mais alguma entidade oficial (exº Finanças) que deva consultar para assegurar que o imóvel que quero comprar está legalizado e não tem outras situações associadas, além desta hipoteca?
    •  
      FD
    • 20 janeiro 2010

     # 9

    Colocado por: AssunO valor do imóvel será negociado tendo em conta que os custos da transação irão ser a meu cargo por o vendedor não ter como os pagar.

    Isso é sempre assim, a não ser que esteja a falar da comissão da imobiliária.

    Colocado por: AssunEm quanto poderão ascender os custos desta trasação?

    De que custos é que fala?
    Se for os de uma compra/venda normal: leia aqui quais são os custos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Assun
  7.  # 10

    Estou completamente a leste destas questões por isso peço desculpas se fizer alguma pergunta incorrecta.
    Como posso fazer a escritura pelo portal do Casa Pronta, sendo que o Banco vai querer estar presente?
    • Ed-l
    • 20 janeiro 2010 editado

     # 11

    Colocado por: rosendoNão adiante dinheiro, actualmente uma escritura marca-se numa semana,

    E isto porque pode ter mais uma surpresa, se o vendedor tiver dividas fiscais em execução e existir uma penhora (parte das finanças) sobre qualquer bem do vendedor as finanças bloqueiam o pagamento do IMT até que a divida seja saldada, esta situação ocorreu comigo no passado mês de Outubro o vendedor tinha uma divida de 4800€ de IRS e como se encontrava em processo contensioso as finanças não deixaram o notário emitir as guias de IMT que poderiam ser pagas no próprio notário, conclusão tive de ser eu a liquidar a divida do vendedor e descontar o valor ao preço do imóvel naturalmente isto tudo na mesma hora e com testemunho dos intervenientes (notário incluído). BOA SORTE
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Assun
  8.  # 12

    O vendedor não tem dívidas ao fisco. As suas dívidas são com as Agências de créditos e entidades bBancárias.
    Estive entretanto a pesquisar o site do Casa Pronta onde fala que existem vários balcões de acesso, mas não encontrei a lista. Eu estou em Lisboa perto do Marquês de Pombal. Há algum balcao perto dessa localização?
    •  
      FD
    • 21 janeiro 2010 editado

     # 13

    Já é possível usar o serviço CasaPronta nas instalações do banco. Pergunte lá a ver se há essa possibilidade. ;)

    Lista dos balcões CasaPronta em anexo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Assun
  9.  # 14

    Olá, andei a fazer novas pesquisas no casa pronta e afinal em Lisboa não o posso fazer no Banco porque não aderiu ainda, mas encontrei nas "perguntas frequentes" nº 6 uma lista de conservatórias que têm este serviço em Lisboa. Caso interesse a alguém aqui vai:

    Lista de Postos de Atentimento do Casa Pronta
    Localidade Conservatória Morada C.Postal Telefone

    Lisboa C.N.C.E. Lisboa Av. Defensores de Chaves, nº 52, r/ch 1000-120 LISBOA 217818850
    Lisboa Loja dos Registos de Lisboa Rua Augusto Pina, nº 21, r/ch, Loja "A" 1500-065 LISBOA 217709030
    Lisboa Posto de Registos de Lisboa Av. Fontes Pereira de Melo, nº 7 a 11, 1º Dtº 1050-115 LISBOA 213506845
    Lisboa C.N.P.L. Lisboa Av. Almirante Reis, nº 104, 4º 1150-022 LISBOA 218110640

    A configuração do que seleccionei na página não ficou aqui muito bem mas penso que dá para identificar. A página de acesso é:


    http://www.casapronta.pt

    Quando tiver mais informações volto ao forum, pois estou a achar imensamente interessante e produtivo. Obgda a todos
  10.  # 15

    Encontrei mais duas conservatórias em Lisboa que têm horário alargado até às 19h.
    Na Expo Tel. 211550420 - Avda Boa Esper. Edif. J - Campo da Justiça - ao pé da Torre Vasco da Gama (antiga Pç Sonny)
    Na Praça Francisco Sá Carneiro (Areeiro) - Tel. ?? opss (podem ver na lista dos balcões do Casa Pronta) ( o da Expo é novo e não vem o nº na lista)
  11.  # 16

    Olá a todos. Já completei o processo de compra do imóvel e correu tudo lindamente. Fiz tudo através do Casa Pronta e foi impecável. São muito rigorosos e ainda bem porque neste caso o vendedor tinha tido uma 1ª hipoteca no banco que estava saldada há aprox 3 anos mas como o banco não fechou correctamente o processo de cancelamento, a Conservatória não deixou avançar até ter o papel do banco a confirmar que estava cancelada. Foi uma protecção não só para o vendedor como para mim compradora.
    Agradeço a todos os intervenientes nesta discussão pelas dicas dadas que foram uma ótima ajuda para uma leiga como eu. Obgda e até sempre.
 
0.0207 seg. NEW