Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho uma moradia de 2 pisos, com aquecimento de água através de painéis solartérmicos.
    Este sistema é composto por dois painéis e 1 deposito de 200L, posteriormente existe 1 cilindro de 50L que aquece a água caso a temperatura do deposito de 200L esteja inferior a 45º.
    O sistema tem também uma bomba de circulação da água, que é controlada por um automatismo. Quando a temperatura dos painéis ou do deposito de 200L é muito elevada, o automatismo liga a bomba de circulação da água quente, e caso não seja suficiente, liga uma eletrobomba que esta na piscina, fazendo circular a água da piscina por um permutador que esta junto aos painéis solares.
    O problema é que á coisa de 1 mês, quando a temperatura dos painéis solares não é muito elevada (mais ou menos quando é inferior aos 60º) fico sem água quente nas torneiras.
    Ao abrir a torneira da água quente, passado 15 segundos (mais ou menos) sai um pouco de água quente, e depois sai sempre fria.

    Alguém tem alguma ideia do que poderá ser?

    Obrigado.
    • SrR
    • 13 setembro 2022

     # 2

    Misturadora avariada, dê-lhe 2 bastonadas e rode de um lado pro outro o selector de temperatura e volte a colocar na mesma posição, caso resolva optimo, caso contrário vai ter que a abrir e limpar o mecanismo, ou se nao tiver paciência troque simplesmente a Misturadora
  2.  # 3

    Boa noite SrR,

    Obrigado pela iedia, mas isto acontece em todas as torneiras (lavatório, bidé e duche), por isso não é uma questão de torneiras.
    E também acontece nos Wc's do Piso 1.
    • SrR
    • 13 setembro 2022

     # 4

    Tem misturadora termostactica à saida do depósito solar?
  3.  # 5

    Eu não percebo nadinha de canalização, mas se calhar o user SrR estava-se a referir à misturador que está no depósito de 200L.
  4.  # 6

    logo á saída não. Mas poderá estar no sótão.
    Tenho de ver amanhã.
    comprei a casa quando ela já tinha 7 anos, ainda não conheço todos os pormenores.
    • SrR
    • 13 setembro 2022

     # 7

    Quando a agua sai fria tem a certeza que tem agua quente no depósito? Tem k tirar umas fotos para ver ao certo e tentar entender o esquema que tem instalado
  5.  # 8

    sim.
    Como disse, o sistema é controlado por um automatismo que o antigo proprietário da casa instalou.
    Nele consigo verificar a temperatura a que a água esta nos vários "depósitos"
    Mando uma foto do visor do automatismo.
      Sem Título.gif
  6.  # 9

    Boa tarde,

    Segue fotos dos painéis termo solares, do deposito de 200L e das ligações existentes no sótão.
    Não encontrei nenhuma misturadora termostática
      image4.jpeg
      image5.jpeg
      image3.jpeg
    • SrR
    • 14 setembro 2022

     # 10

    Isso esta um pouco pessegada
  7.  # 11

    acredito que sim.
    existe outra coisa no sótão que não percebo a sua função.
    Segue foto.
      image1 (1).jpeg
  8.  # 12

    São purgadores de ar automáticos.... para purgar o ar que estiver na rede hidraulica. Mas devem estar instalados na parte mais alta da rede... Será aí?!
  9.  # 13

    estão ao mesmo nível do deposito de 50L
    acima disto estão os painéis solares térmicos e o deposito de 200L
    • SrR
    • 14 setembro 2022

     # 14

    Com o visor como está, ou seja 50graus num depósito e 54graus noutro mesmo assim sai agua fria?
  10.  # 15

    Sim, sai 15s água fria, depois 10s água quente’ e depois sempre fria
    • SrR
    • 14 setembro 2022

     # 16

    Pelo que conta parece ter uma ligação parasita entre a agua fria e quente, à distância nao é facil, mas tenho uma ideia que possa ser ai na ligação dessa bomba circuladora, se a valvula anti retorno ai instalada estiver avariada vai existir uma ligação directa entre a agua quente e fria, veja se antes da bomba n tem um passador de maneira a fechar e experimentar se volta a ter agua quente
  11.  # 17

    tem este que marquei a vermelho, mas se fechar esse estou a fechar toda a água fria não?
    reparei agora na foto que o passador vermelho que esta a frente do que marquei na foto, não esta totalmente aberto. É normal?
      image3.jpg
    • SrR
    • 15 setembro 2022

     # 18

    E nesta zona debaixo do plástico n tem nenhum?
      image32.jpg
  12.  # 19

    Boa noite,

    Fui hoje novamente ao sótão. Não tem nenhum passador por baixo do plástico.
    Reparei também quando lá cheguei que tanto a tubagem da água quente como da água fria estavam quentes. Quando abri a água quente saiu um pouco de água quente, mas depois sai sempre fria. Regressei ao sótão e as duas tubagens (fria e quente) estavam frias.
    Quando fui ao sótão eram mais ou menos 19 horas
  13.  # 20

    Colocado por: MiltonRodriguesBoa noite,

    Fui hoje novamente ao sótão. Não tem nenhum passador por baixo do plástico.
    Reparei também quando lá cheguei que tanto a tubagem da água quente como da água fria estavam quentes. Quando abri a água quente saiu um pouco de água quente, mas depois sai sempre fria. Regressei ao sótão e as duas tubagens (fria e quente) estavam frias.
    Quando fui ao sótão eram mais ou menos 19 horas


    Há quanto tempo isso começou a ficar assim? Está aí um fenómeno dos tais!
 
0.0175 seg. NEW