Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 7 janeiro 2025

# 941

Isso pode só querer dizer que as compras por menores de 35 anos estiveram adiadas até a entrada em vigor das novas medidas.
    também não consigo perceber como é que se pode inferir dessa informação, que o preço das casas aumentou em resultado das medidas em causa.
    Na verdade, até é possível que tenha havido algum ajuste de preço, decorrente do eventual aumento da procura por jovens, mas julgo que isso ainda está por demonstrar.
    Só vi os títulos da noticia, mas pareceu-me que até houve uma ligeira redução do valor total dos novos contratos de outubro para novembro.
  1.  # 942

Colocado por: AMG1Isso pode só querer dizer que as compras por menores de 35 anos estiveram adiadas até a entrada em vigor das novas medidas.
    também não consigo perceber como é que se pode inferir dessa informação, que o preço das casas aumentou em resultado das medidas em causa.
    Na verdade, até é possível que tenha havido algum ajuste de preço, decorrente do eventual aumento da procura por jovens, mas julgo que isso ainda está por demonstrar.
    Só vi os títulos da noticia, mas pareceu-me que até houve uma ligeira redução do valor total dos novos contratos de outubro para novembro.

a isenção de IMT já está em vigor desde Agosto, portanto não se verifica "compras adiadas".

a não ser que não tivessem os 10% de entrada, nesse caso, sem a medida nunca seriam compradores.

quanto à redução de valor total dos novos contratos de outubro para novembro, não é verdade, o que reduziu foram as renegociações. Mas é expectável que reduza, quem é que vai comprar casas a meio milhao?
    • AMG1
    • 7 janeiro 2025

# 943

Colocado por: jg231

a isenção de IMT já está em vigor desde Agosto, portanto não se verifica "compras adiadas".

a não ser que não tivessem os 10% de entrada, nesse caso, sem a medida nunca seriam compradores.

quanto à redução de valor total dos novos contratos de outubro para novembro, não é verdade, o que reduziu foram as renegociações. Mas é expectável que reduza, quem é que vai comprar casas a meio milhao?

Pois está bem. Mas como é que conclui que as casas aumentaram devido as medidas do governoa para os jovens. Porque sim?
  2.  # 944

Colocado por: AMG1

Pois está bem. Mas como é que conclui que as casas aumentaram devido as medidas do governoa para os jovens. Porque sim?

Por alguma razão o BP achou que era importante mencionar.

48% parece-me algo elevado, especialmente com estes preços, mas se achar os dados para os meses anteriores meta aí.

Além disso, o nº de transações, preços subiu bastante no 3T, o que mudou no mercado?
    • AMG1
    • 8 janeiro 2025

# 945

Por alguma razão o BP achou que era importante mencionar.

48% parece-me algo elevado, especialmente com estes preços, mas se achar os dados para os meses anteriores meta aí.

Além disso, o nº de transações, preços subiu bastante no 3T, o que mudou no mercado?

Credito novo também caiu em novembro, face a outubro (10M). BdP menciona os 48%, mas também não diz mais do que isso.
    Está aqui o documento do BdP com a evolução do CH.
    https://bpstat.bportugal.pt/conteudos/noticias/2351
  3.  # 946

Colocado por: jg231Além disso, o nº de transações, preços subiu bastante no 3T, o que mudou no mercado?

A Euribor tem vindo a baixar, o que ajuda na obtenção de CH.
  4.  # 947

Colocado por: jg231Ainda dizem aqui que as medidas do PS2 não interferiram no valor das casas, ai não não, aqui foi um disparo e não foi pouco

Deve ter sido isso.
    Claramente a descida dos juros nao teve rigorosamente nada a ver.

Colocado por: jg231Além disso, o nº de transações, preços subiu bastante no 3T, o que mudou no mercado?

Ahhhh.... deixa-me ca meter o cerebro a trabalhar a 120%....

Ja sei! Talvez uma certa coisa chamada 'taxa de juro'!! Sera isto?

Ahhh nao... foi a isencao do imt.

Colocado por: AMG1Isso pode só querer dizer que as compras por menores de 35 anos

Acima de tudo demonstra bem o ridiculo de ter um governador do BP que usa o cargo para politica.
    Qual foi o comportamento dos creditos nesta faixa etaria nos anos anteriores? Se o valor subiu por exemplo de 46 para 48% quer dizer alguma coisa? Enfim... centenices
  5.  # 948

Colocado por: N Miguel Oliveira

O governo é o reflexo do povo. Assim de simples.

Não é qualquer pessoa que tem interesse em participar na politica, e muito menos é qualquer pessoa que tem capacidade para singrar na politica.
  6.  # 949

Colocado por: dmanteigas

Deve ter sido isso.
    Claramente a descida dos juros nao teve rigorosamente nada a ver.

Ahhhh.... deixa-me ca meter o cerebro a trabalhar a 120%....

Ja sei! Talvez uma certa coisa chamada 'taxa de juro'!! Sera isto?

Ahhh nao... foi a isencao do imt.

Acima de tudo demonstra bem o ridiculo de ter um governador do BP que usa o cargo para politica.
    Qual foi o comportamento dos creditos nesta faixa etaria nos anos anteriores? Se o valor subiu por exemplo de 46 para 48% quer dizer alguma coisa? Enfim... centenices

1) o aumento já se nota no 3º trimestre em que a taxa de juro ainda não tinha "caído".

2) a taxa de juro "caiu" mas os preços dos imoveis subiram em flecha, são mais caros agora do que quando com a taxa mais alta, inclusive a prestação
  7.  # 950

Colocado por: AMG1

Credito novo também caiu em novembro, face a outubro (10M). BdP menciona os 48%, mas também não diz mais do que isso.
    Está aqui o documento do BdP com a evolução do CH.
    https://bpstat.bportugal.pt/conteudos/noticias/2351

realmente no texto diz que caiu 10M, mas no gráfico está igual a Outubro
    • eu
    • 8 janeiro 2025

# 951

Colocado por: jg231Ainda dizem aqui que as medidas do PS2 não interferiram no valor das casas, ai não não, aqui foi um disparo e não foi pouco

É economia básica: ao fomentar o aumento da procura mantendo a oferta igual, naturalmente os preços aumentam.

Somos governados por idiotas para idiotas.
    Concordam com este comentário: John Doe
  8.  # 952

Colocado por: N Miguel OliveiraEu prefiro que para fazer um serviço, haja dois engenheiros a ganhar 4 mil, e que o trabalho físico seja feito por uma máquina, do que ter 20 operários que se partam todos e ganhem uma miséria.
    Curioso que Portugal exporta esses engenheiros que poderiam optimizar o pocesso e ganhar os 4 mil, e importa 20 operários que se partem todos para ganhar uma miséria....
    • AMG1
    • 8 janeiro 2025

# 953

realmente no texto diz que caiu 10M, mas no gráfico está igual a Outubro

A escala do gráfico não permite que os 10M sejam perceptíveis.
    Mas também não são esses 10M que permitem perceber qualquer inversão de tendência. Temos de ver os proximos meses.
    • AMG1
    • 8 janeiro 2025

# 954

Colocado por: dmanteigas

Acha mesmo que o governador do BdP é o autor, ou sequer mentor, do conteudo destes textos colocados em boletins estatisticos regulares?
    Eu até tenho alguma dificuldade em perceber o papel das estruturas dos BC na zona euro, mas não acredito que o trabalho do governador esteja assim tão desvalorizado. Alias, ainda esta semana vimos o contrário, aparentemente por causa de uma opinião do governador do BdP, o governo teve mesmo de reverter a sua posição face a uma nomeação que considerava fundamental...ou será que não foi por causa do governador, mas pelo "método azelha" como fizeram a coisa?
    Mas agora com o ministro das finanças a convocar a comissão de remuneração (que não reune há uma década), ja vamos ficar todos a saber porque razão um consultor, aparentemente sem funções designadas, ganha no BdP o que afinal não pode ganhar como secretario geral do governo.
    Isto é tudo ridiculo e menor e apontar ao Centeno, ao Sarmento ou ao Montenegro, não muda nada.
  9.  # 955

Colocado por: ferreiraj125Não é qualquer pessoa que tem interesse em participar na politica, e muito menos é qualquer pessoa que tem capacidade para singrar na politica.

Certo. Tal como no povo. Nem todos tem capacidade ou interesse em emancipar-se, em criar o seu próprio negócio, em exigir ao patrão o que acha que merece, em renvidicar os seus direitos, etc etc etc... Esperar que na politica estejam os melhores é uma ilusão. Sobretudo sendo relativamente mal pagos nos cargos de topo, ao contrário da opinião pública no geral.
  10.  # 956

Colocado por: HAL_9000Curioso que Portugal exporta esses engenheiros que poderiam optimizar o pocesso e ganhar os 4 mil, e importa 20 operários que se partem todos para ganhar uma miséria....

É tudo menos Curioso.
    E ainda menos curiosos são os nossos resultados.
    Mas atenção que "Portugal" não é uma espécie de poder divino ou entidade abstracta.
    O cidadão comum, individual, é também ele responsável. "Portugal" é apenas a soma dessas decisões individuais.

Para não fugir ao tema, quando o Dono de Obra vai com o empreiteiro da esquina, porque aparentemente faz mais barato (porque aposta do trabalho escravo e não na frota, na ferramenta), quando o Dono de Obra decide ser ele próprio a gerir uma obra em vez de delegar ao Engenheiro, quando faz a casa com tudo "à medida" em vez de apostar pela repetição e estandartização, quando vai à Primark comprar uma t-shirt de 3€ feita no Nepal, quando no 12º ano aposta por everedar no ensino superior sem o menor talento para nada, em vez de seguir uma carreira no ensino profissional, no fundo, está a contribuir para esse tal "Portugal".

Quanto à imigração, deixo aqui uma entrevista informal ao coordenador e um dos autores do famoso Barómetro sobre o que os portugues acham da imigração. Talvez ilucide algumas mentes...
    https://open.spotify.com/episode/6pYUGvBO1aTyU1CzxYOxDB?si=OJS-uGo-SZ63_R9W8BhEOA

A menos que andem por aí a vaguear... diria que se há imigrantes no país, é porque há espaço no mercado para eles. Se não é esse mercado que queremos, há também decisões individuais que podem ajudar ou prejudicar esse tal mercado do Turismo, Restauração, Ubers, etc... Se afinal é tão evidente onde existe "exploração", enquanto consumidor, pode boicotar esse provedor, e ajudar outro que não o faça. Claro que as autoridades devem regular as coisas. Porém, o individuo não está isento de responsabilidades.
  11.  # 957

Colocado por: jg2311) o aumento já se nota no 3º trimestre em que a taxa de juro ainda não tinha "caído".

Ok, entao aqui o problema e que nao acompanha o comportamento das Euribor nem percebe nada de expectativas (como por exemplo as ofertas de taxa mista).
    Ate medidas como baixar de 3 para 1.5% a taxa do teste de stress teve mais impacto que as medidas do governo no preco das casas.

Colocado por: jg2312) a taxa de juro "caiu" mas os preços dos imoveis subiram em flecha, são mais caros agora do que quando com a taxa mais alta, inclusive a prestação

O que e perfeitamente.... natural.
    Baixando a taxa de juro facilita-se o acesso a credito, desvaloriza-se o dinheiro e aumenta o preco dos ativos.
    Este ano e apenas o reflexo do mercado a regressar em forca depois de um 2023 onde houve uma enorme contracao, apesar de tudo o que disseram.
  12.  # 958

Colocado por: N Miguel Oliveiraquando o Dono de Obra vai com o empreiteiro da esquina, porque aparentemente faz mais barato (porque aposta do trabalho escravo e não na frota, na ferramenta), quando o Dono de Obra decide ser ele próprio a gerir uma obra em vez de delegar ao Engenheiro, quando faz a casa com tudo "à medida" em vez de apostar pela repetição e estandartização, quando vai à Primark comprar uma t-shirt de 3€ feita no Nepal, quando no 12º ano aposta por everedar no ensino superior sem o menor talento para nada, em vez de seguir uma carreira no ensino profissional, no fundo, está a contribuir para esse tal "Portugal".
    O que o Miguel não diz é que o DO toma essas decisões todas porque na verdade não tem margem financeira para tomar decidões diferentes,

Bem sei que defende construção mais pragmática, maior planeamento, melhor optimização dos espaços, etc...como forma de optimizar os recursos, de forma a obter mais com menos. E eu concordo totalmente consigo. Contudo não posso deixar de me questionar, se isso assim é, porque raio continua o DO a decidir de forma diferente? Afinal, ele tal como na Suiça, também pensa com a carteira.

Será que parte da culpa também não é dos técnicos que operam na área (arquitetos, engenheiros, ficais, etc...)? Em que por cada um bom que aparece, há 2 ou 3 que cobram o valor de um serviço de excelência, e apresentam mais do mesmo?

Colocado por: N Miguel Oliveiramenos que andem por aí a vaguear... diria que se há imigrantes no país, é porque há espaço no mercado para eles.
    Não questiono que haja espaço no mercado atual para eles, o que questiono é se o país tem interesse em continuar a alimentar esse mercado.

Um familiar meu é chefe de equipa de uma empresa de remodelações, e ultimamente de há 3-4 anos a esta parte tem tido imensas dificuldades porque a empresa contrata pedreiros que não sabem assentar um tijolo, ladrilhadores que não sabem assentar um mosaico, eletricistas que percebem menos da poda que eu, canalizadores que só à 3ª é que conseguem fazer o serviço de forma aceitável, etc.
    Ora enquanto houver esta mão de obra disponivel, a empresa pode continuar a sua aposta nos baixos salários (e como os salários são baixos o memso trabalho pode ser feito e refeito várias vezes até sair alguma coisa que o DO acabe por aceitar), ao mesmo tempo que cobra valores completamente astronómicos pelo trabalho de remodelação.

Ora o mercado em principio ditaria que esta é uma estratégia errada, porém como a oferta de empresas na área é reduzida, há espaço para todas.

Se não houvesse esta mão de obra dispobível, talvez os trabalhadores que a empresa perdeu nos últimos anos para a emigração, ficassem cá com conduições melhoradas.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  13.  # 959

Colocado por: HAL_9000Afinal, ele tal como na Suiça, também pensa com a carteira.

Será que parte da culpa também não é dos técnicos que operam na área (arquitetos, engenheiros, ficais, etc...)? Em que por cada um bom que aparece, há 2 ou 3 que cobram o valor de um serviço de excelência, e apresentam mais do mesmo?

Digo-lhe isto com toda a sinceridade.
    Por tudo o que vi na Suíça, em França, em Espanha, nos EUA, no México e em Portugal, eu deixo a modéstia a um lado para dizer-lhe, que a par dos espanhóis e talvez dos holandeses e japoneses os Arquitectos portugueses estarão no topo entre os melhores do mundo. Já nem falo das obras, basta ir a uma livraria qualquer no estrangeiro e perceberá o que quero dizer. Ou a quantidade absurda de prémios ganhos por portugueses, face à população que têm.

Creio que o problema não é tanto as suas capacidades técnicas, mas sim o modo em como se organizam os projectos. Foi prática comum dividir o projecto em dois. Primeiro ia a Arquitectura e depois as Engenharias. Isso faz com que, quando se entegam a Arquitectura, a Engenharia não esteja 100% pronta. Pelo que me vou apercebendo, muitos Arquitectos entregam a Arq. sem uma única reunião e participação de Engs. Ou seja, a Eng. está a zeros, quando a Arq. está pronta.

Ora, quando a Eng. fica para trás, seja muito ou pouco, é normal que haja algo que influencie a Arq. E esta deva ser revista.

Ora, a minha pergunta é: quantas vezes é que isto acontece? Por um lado, o Dono de Obra, não quer gastar mais nada em taxas nem perder mais tempo na Câmara. Por outro, isso já deveria estar incluído no preço via Coordenação caso as coisas fossem feitas ao mesmo tempo.

Qual o problema? A ambiguidade na legislação.
    Se os técnicos tivessem a certeza absoluta que o projecto passasse à primeira, os projectos iam todos duma vez e coordenados.

A juntar a isto. Nem técnicos nem donos de obra entendem o propósito dum proj. de licenciamento, que tem um objectivo em particular. Quando você pega nos bonequinhos 1/100 como manual de instruções para construir começam os problemas. Devem ser feitos desenhos próprios para construção, coordenados e a uma escala maior, em que se consiga ler, 1/50 1/20 1/10, etc... Mas muitas vezes nem o Dono de Obra quer gastar dinheiro. Nem o técnico está para perder mais tempo com aquele projecto. Por vezes, são coisas que levam vezes, e além da técnica há muita emoção e contradição nas escolhas... pelo também cansa.

Em resumo, talvez a Comunicação Prévia venha a terminar com isto. Mas a meu ver, onde estava o mal não se mexeu. A legislação ambigúa mantêm-se. E a desvalorização dos projectos por parte de Donos de Obra e dos próprios técnicos também.
    Concordam com este comentário: Ruikode
  14.  # 960

Colocado por: HAL_9000Se não houvesse esta mão de obra dispobível, talvez os trabalhadores que a empresa perdeu nos últimos anos para a emigração, ficassem cá com conduições melhoradas.

Acha que sim?
    Provavelmnete não tinha era a empresa de remodelações. Ora porque não tinha mão de obra nenhuma, fosse ela boa ou má. Ora porque os preços que praticaria a tornariam eventualmente inviável com tal de pagar bem para que o emigrante na Suíça regressasse.

Acho que mais do que uma questão de salários, o problema reside no modo de trabalhar. É tudo em cima do joelho, sem planeamento. Sem as ferramentas adequadas, sem frota, sem inovação, tudo feito à medida, etc.

Os alfaiates cada vez são menos.
    Agora é tudo industrial, modular, repetido, estardartizado. Na construção, terá que ser assim também.

Mas com Donos de Obra a gerir obras, está à espera do quê?

Há uns anos, trabalhei numa empresa de remodelações. Lembro-me de uma casa em particular... em que o projecto de execução para cada tarefa era feito pela proprietária, sem nenhum conhecimento técnico, com desenhos do paint de do powerpoint. Em que era normal enviar-me links de tutoriais no youtube sobre como queria as coisas.
    Convém dizer que eu não fui o primeiro director de obra daquele projecto. Mas sim o quarto! 3 pessoas despediram-se antes de mim por causa daquele projecto. Comigo terminou a obra. Mas com muito sangue suor e lágrimas...
    Eu passava uma manhã a responder às dezenas de emails que me enviava na noite anterior a explicar o porquê daquele pormenor dela não funcionar...
    Basicamente tive eu de fazer o projecto para poder continuar a obra, mas essa não era a minha função ali. E tudo porque ela não queria pagar ao seu Arquitecto pormenores de execução, achava que com o licenciamento chegava... e youtube.

Se você é arguído, vai a julgamento sem advogado? Mas porque enfrenta a aventura duma construção sozinho?

0.2294 seg. NEW