Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: pguilhermePoupar durante 40 anos para depois comprar, com 70 anos de idade?


    Não é a isso que me refiro. É ao aceitar como normal que uma casa custe 300 ou 400k€ e não fazer nada para mudar isso.
    Concordam com este comentário: pguilherme
    • RCF
    • 25 novembro 2022

     # 2

    Colocado por: N Miguel OliveiraDeduz então que antes os transportes eram melhores?

    Olhe para a rede ferroviária nacional da década de 1980 e olhe para a atual...

    Colocado por: N Miguel OliveiraBasta sair um bocadinho de Portugal para ver que densificar ajuda bastante na mobilidade.

    Se mobilidade fosse o primeiro critério para qualidade de vida... e mobilidade não se faz apenas por transportes públicos
  2.  # 3

    Colocado por: N Miguel OliveiraDeduz então que antes os transportes eram melhores?


    Do que conheço sim, eram melhores antigamente.
    O metro/carris/rodoviária não eram nem de perto a balburdia que são hoje. No Alentejo e interior (Évora, Portalegre, castelo branco, Abrantes, etc...) havia mais autocarros e comboios.
  3.  # 4

    Colocado por: DuarteME o que é uma habitação condigna?
    A maioria dos projectos mostrados aqui no forúm há 20 anos eram considerados mansões de gente rica, agora são simples LARES para a família. Depois quando os orçamentos ultrapassam o desejável acha que "diminuem" o projecto"? Qual quê, atê levantam cascalho a ver se encontram ao preço pretendido. Se não encontram viram-se para negociar os créditos. Agora "reduzir" a coisa é que não....blasfémia.

    Isso é verdade. Talvez seja como os preços, uma vez aumentados, dificilmente baixam para valores antigos.

    Mas também é injusto atirar as culpas todas para "os compradores são muito exigentes".
    Neste momento qualquer casota está cara face aos ordenados. Com luxos então, nem se fala...
  4.  # 5

    Colocado por: pguilhermeNeste momento qualquer casota está cara face aos ordenados. Com luxos então, nem se fala...


    É verdade e nas cidades não há muito a fazer, os preços são estes.

    Agora na construção nova é tudo a rondar os 200m2 e alguns mais. A 1500 euros o m2 fica uma casa destas a 300k, mas se a casa tiver 100 ou 150 m2 o preço vem para metade. Na minha altura de começar vida se tivesse uma casa nova de 200m2 chamavam-me todos os nomes...
    • RCF
    • 25 novembro 2022 editado

     # 6

    Colocado por: DuarteMAgora na construção nova é tudo a rondar os 200m2 e alguns mais. A 1500 euros o m2 fica uma casa destas a 300k, mas se a casa tiver 100 ou 150 m2 o preço vem para metade.

    Uma casa de 100m2 fica (pode ficar) mais barata que uma de 200m2, mas não fica por metade, pois ambas vão ter uma cozinha e duas WC
  5.  # 7

    Colocado por: RCF
    Uma casa de 100m2 fica (pode ficar) mais barata que uma de 200m2, mas não fica por metade, pois ambas vão ter uma cozinha e duas WC


    Metade é como quem diz.
    Mas se falam em valores de construção por m2 é óbvio que vai reduzir e muito o valor da casa.
  6.  # 8

    Colocado por: DuarteMAgora na construção nova é tudo a rondar os 200m2 e alguns mais. A 1500 euros o m2 fica uma casa destas a 300k, mas se a casa tiver 100 ou 150 m2 o preço vem para metade.

    Na verdade, quanto mais pequena, mais cara proporcionalmente. Isto é, mais cara por m2.

    Portanto, assumindo tudo o resto igual, uma casa de 150m2 será marginalmente mais barata que uma de 200.

    Isto porque, para além de ambas terem os mesmo pressupostos (WC, cozinha, etc), é mais fácil obter melhores preços quanto se compra em maior quantidade.
    • DR1982
    • 25 novembro 2022 editado

     # 9

    Para podermos viver todos em parteleiras muito coisa tinha de mudar antes, eu atualmente vivo numa parteleira e sinceramente acho que os problemas começaram pela má construção(falta de insonorizaçao) passam pelas pessoas que não têm noção do que é viver numa parteleira, acabando na lei que nao existe ou não funciona!

    Ha quem ache normal furar as 11 da noite porque trabalha até tarde e é a hora que pode
    Ha quem ache normal fechar o sofá da sala as 6:30 da manha antes de sair de casa 3 claro sacudir os tapetes contra as grades da varanda
    Ha quem ache normal pura e simplesmente dizer que não tem dinheiro para as obras de reabilitação da fachada e não pagam e pronto (e na verdade não lhes acontecerá nada)
    Ha quem ache normal nao concordar com as mesmas obras porque nós orçamentos exclui a remoção e reabilitação das marquises ilegais que cada um colocou sem dar cavaco a ninguém e que as câmaras assobiam para o lado mesmo quando lhes é apresentada queixa.

    Neste cenário creio que quem nao se queira chatear o normal é querer uma casota independente
    • AMVP
    • 25 novembro 2022

     # 10

    • AMVP
    • 25 novembro 2022

     # 11

    Colocado por: pguilhermePortanto, assumindo tudo o resto igual, uma casa de 150m2 será marginalmente mais barata que uma de 200.

    Tal como uma camisola xxl o é e nao é por isso que desatamos a comer.
  7.  # 12

    Colocado por: RCFSe mobilidade fosse o primeiro critério para qualidade de vida... e mobilidade não se faz apenas por transportes públicos


    Densificar é o modo mais simples e lógico de melhorar a mobilidade. É tão simples quanto isso.
    Concordam com este comentário: AMG1
  8.  # 13

    Colocado por: AMVPTal como uma camisola xxl o é e nao é por isso que desatamos a comer.

    Que exemplo tolo. Francamente...
    Está mesmo a refutar a noção de descontos por quantidade? Ou sentiu que tinha mesmo que dizer algo só por dizer, foi?
    • AMVP
    • 25 novembro 2022

     # 14

    Colocado por: pguilherme
    Que exemplo tolo. Francamente...
    Está mesmo a refutar a noção de descontos por quantidade? Ou sentiu que tinha mesmo que dizer algo só por dizer, foi?

    Senti necessidade de dizer no seu post o que todos ja sabem?
    • AMG1
    • 25 novembro 2022

     # 15

    Colocado por: HAL_9000
    Seria verdade, não fosse o assalariado português um pé rapado no contexto do mercado europeu, o que lhe tira poder negocial.
    Seria verdade, se os jovens que vão pedir empréstimo não tivessem apenas contratos mais ou menos precários para apresentar à gestão de risco, o que naturalmente lhes tira poder negocial.
    Seria verdade, não fosse tão díspar o preço das casas vs ordenados médios, o que mais uma vez tira poder negocial.


    Seria muito mais interessante se o AMG1 dissertasse porquê que em Espanha durante os anos da baixa de juros se deu prioridade ás taxas fixas, ao passo que cá pelo burgo se apostou sobretudo nas variáveis.


    Os clientes dos bancos portugueses sao os portugueses, c9m a sua realidade e rendimentos. Se assumirmos que enquanto clientes não temos qualquer poder negocial, nao tenho dúvidas de que os bancos agradecem.
    Os problema da precaridade laboral pode, de facto, ser um problema para a vida de cada um, mas isso para os bancos não tem qualquer relevância, a ser assim, nos paises onde a precaridade é a regra, não haveria credito nem para CH nem para consumo e nao é isso que acontece.
    Os bancos tem modelos para considerarem todas estas variaveis na avaliação de risco que fazem de cada cliente e, obviamente, adaptar o preço a esses perfis.
    O mesmo se passa com a tx fixa, mas como em ultima análise isso implica mais risco para o banco e se o cliente está disponível para ficar com ele, que incentivo tem o banco para correr o risco?

    Quanto à diferença de taxas fixas vs variaveis entre os bancos nacionais e os espanhóis no pos crise, convira ter presente os diferentes pontos de partida.
    A crise imobiliária em Espanha foi muito mais grave do que em Portugal. Os bancos espanhóis assumiram perdas astronómicas, alguns desapareceram por causa disso. A Espanha nao teve resgate mas os bancos espanhóis tiveram e numa escala muito maior do que os nossos, excluindo obviamente a vigarice do BES.
    O que se passou foi que os bancos espanhóis ficaram "escaldados" e nem por sombras querem repetir a brincadeira. Claro que a regulação tambem deve ter dado algumas "orientações". Por cá tudo ficou ao sabor da negociação entre bancos e clientes e os clientes nao souberam (ou nao quiseram) exigir uma oferta diferente. Convém ter presente que a tx fixa seria necessariamenteais elevada do que a variável durante todo este periodo.
    Eu ja aqui levantei esta questão e ate chegaram a aparecer vozes a assumirem que o custo de funding dos bancos nacionais sera maior do que o dos espanhóis, o que ate pode ser verdade nalguns casos, mas não o é noutros e a verdade é que a oferta era genericamente igual em todos.
    A mim parece-me obvio que há aqui alguma coisa que nao bate certo, mas provavelmente é só a mim.

    Eu não tenho nenhuma animosidade em especial relativamente aos bancos, até porque acho que eles só estão a fazer o seu negócio da melhor forma possivel, isto é maximizando o lucro e simultaneamente reduzindo o risco. Ora, se o conseguem, eu só lhes posso dar os parabéns.
    • AMG1
    • 25 novembro 2022

     # 16

    Colocado por: AMVPPerante isto ja nem um t1, talvez um t-1

    https://www.century21.pt/comprar/apartamento/odivelas/apartamento-t1-89m2-apartamento-t1-nova-construcao-edificio-moinhos-d-dinis-pontinha-e-famoes-arroja-2356274/

    Nota: é o mais barato


    Serão compradores estrangeiros a comprarem t1 em Odivelas?
    • AMG1
    • 25 novembro 2022

     # 17

    Colocado por: HAL_9000Quanto tempo até começarmos a ir vender pensos para a Roménia? 1 anito?

    Espero que o António Costa, e o seu governo, sinta orgulho ao ler estas notícias.


    Preocupante é, mas primeiro tem de se verificar e a diferença é o que é.

    Mas eu volto sempre ao mesmo ponto. Uma pais ter mais rendimento e melhor do que ter menos.
    Mas se estamos preocupados com a qualidade de vida dos habitantes, então e fundamental vermos como se distribue esse rendimento e se p.e. compararmos Portugal e a Roménia no índice de desenvolvimento humano das NU, podemos ver Portugal na 38 posição e a Roménia na 53.
    Alguma coisa deve justificar isso. Até porque para esse indice o PIB per capita é uma das variáveis consideradas.
  9.  # 18

    Colocado por: AMG1Se assumirmos que enquanto clientes não temos qualquer poder negocial, nao tenho dúvidas de que os bancos agradecem.
    Não disse que não temos, disse é que o nosso poder negocial, se reflete pelas ofertas que os bancos fazem.

    Ainda hoje uma professora universitária com mais de 20 anos de profissão me disse que no ano passado conseguiu negociar a taxa dela e fixar a taxa em 0.65 % para uma segunda habitação. Óbvio que devido aos rendimentos acima da média, segurança laboral, e até património, ela teve esse poder negocial. O problema é que a maior parte das pessoas está muito longe dessa realidade.



    Colocado por: AMG1Os problema da precaridade laboral pode, de facto, ser um problema para a vida de cada um, mas isso para os bancos não tem qualquer relevância,
    Não tem o quê? relevância? Eu quando fiz o meu crédito, tinha um salário acima da média. Estava a pedir apenas 50% do valor da construção, mas pelo facto de apenas a minha esposa estar efetiva, apenas 2 bancos nos faziam crédito sem fiador. Dos dois que nos faziam CH, as condições oferecidas estavam muito longe das que conseguiu por exemplo o meu irmão, com rendimentos semelhantes, valor pedido semelhante e valor da habitação semelhante, a única diferença é que ambos estavam efetivos. Eu diria que para os bancos é relevante a questão de a fonte de rendimentos ser mais ou menos precária.

    Colocado por: AMG1o cliente está disponível para ficar com ele, que incentivo tem o banco para correr o risco?
    Eu diria que o cliente não tem alternativa a ficar com o risco, uma vez que as taxas fixas começavam nos 3% (e sim eu sei que no ano passado houve algumas alternativas bem mais apelativas, mas não eram a regra). Olhe veja as taxas fixas oferecidas pelo santander, e fica logo com uma ideia porquê que "o cliente está disponível para ficar com ele".


    Colocado por: AMG1isto é maximizando o lucro e simultaneamente reduzindo o risco. Ora, se o conseguem, eu só lhes posso dar os parabéns.
    Convém recordar que quando fizeram bostinha, o papai estado afinal foi bonzinho e também ajudou os meninos mal comportados.
  10.  # 19

    Colocado por: AMG1Serão compradores estrangeiros a comprarem t1 em Odivelas?
    Por estes preços? Só pode. Ou então alguma casta nacional que ainda lhes consegue chegar, mas não será com certeza um grupo representativo da sociedade nacional.
  11.  # 20

    Colocado por: DR1982casota


    Pois, casota...
 
0.0608 seg. NEW