Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Nao convém discutir esse assunto que ficam logo ofendidos! Hahahahahhaha
    Clássico fórum da casa 😂
  2.  # 2

    Colocado por: NTORIONMais vale deitar a nota fora. A IES desses pequenos construtores não tem qualquer fidignidade, era pagar para ser enganado.

    Eu sei que a maior parte tem pouco valor, mas você até sabe melhor do que eu avaliar a IES de uma empresa.
    Imagine que quer contratar um empreiteiro, a IES pode dar informações muito importantes, e que dificilmente são "marteladas".
    É diferente ter em caixa 500K ou 5K
    É diferente não ter dívidas a bancos do que ter 300k de dívidas, e um valor brutal de juros pagos.
    É diferente ter 10k de gastos com pessoal, do que ter 200k
    É diferente ter capitais próprios de 500k do que ter negativo
    .....

    Sabe perfeitamente que estes dados são importantes, e eu também sei que se pode fazer umas aldrabices, tipo aumentando ou diminuindo o inventário, mas no meio de tanto numero aproveita-se sempre alguma coisa.
  3.  # 3

    Colocado por: PedroeLaraNao convém discutir esse assunto que ficam logo ofendidos! Hahahahahhaha

    Pode começar você a discussão.
    • AMVP
    • 25 setembro 2022

     # 4

    Obviamente ninguem discute o lucro que tem, na construcao ou em outro negócio qualquer.
    E tal como nos restantes negocios as vezes as coisas correm mal. Tenho um familiar que a coisa correu mal, foi a casa, anos a pagar dividas, periodos em que ate a comida acabou na mesa é anos em tribunal. Sim, tal como acontece nos restantes negocios ha situações em que corre mal mas quando corre bem tb se pode ganhar bastante dinheiro.
    • AMVP
    • 25 setembro 2022

     # 5

    Mas tenho para mim que a espiral do custo de construcao tb nao é bom para o lucro dis construtores, pois a capacidade financeira dos potenciais clientes é tendencialmente finita. E se atingir a capacidade dos seus clientes a partir dai ao deixam de ter trabalho ou reduzem a margem de lucro. Penso eu de que...
  4.  # 6

    Colocado por: AMVPMas tenho para mim que a espiral do custo de construcao tb nao é bom para o lucro dis construtores, pois a capacidade financeira dos potenciais clientes é tendencialmente finita. E se atingir a capacidade dos seus clientes a partir dai ao deixam de ter trabalho ou reduzem a margem de lucro. Penso eu de que...

    O principal motivo porque existem muitos empreiteiros em dificuldades, é que as obras que estão a executar foram orçamentas em 2020 ou 2021, e não contaram com a subida dos preços.
    • AMVP
    • 26 setembro 2022

     # 7

    Colocado por: Pickaxe
    O principal motivo porque existem muitos empreiteiros em dificuldades, é que as obras que estão a executar foram orçamentas em 2020 ou 2021, e não contaram com a subida dos preços.

    Acredito.
  5.  # 8

    270mil terminada com IVA.

    E tou a usar materiais bomzinhos.

    Construção na zona oeste eu domino, ehehe :D

    Vai o meu bitaite. Boa sorte e tudo a correr bem. E muita calma.
  6.  # 9

    duplicado
    Concordam com este comentário: JoseMBOliveira
    • snob
    • 26 setembro 2022 editado

     # 10

    Colocado por: Pickaxe
    O principal motivo porque existem muitos empreiteiros em dificuldades, é que as obras que estão a executar foram orçamentas em 2020 ou 2021, e não contaram com a subida dos preços.


    Devem ser poucos os que não ajustaram orçamentos.

    Agora se falarmos de obras públicas, aí acredito que alguns estejam mais entalados, presos a empreitadas dadas por baixo para ganhar obras.
  7.  # 11

    Colocado por: snobDevem ser poucos os que não ajustaram orçamentos.

    É ao contrário, poucos ajustaram os preços, e apenas porque os donos de obra tiveram receio de que eles abandonassem a obra, principalmente porque tinham os pagamentos adiantados. Legalmente não tinham direito a nenhum ajustamento de preço.

    Colocado por: snobAgora se falarmos de obras públicas, aí acredito que alguns estejam mais entalados, presos a empreitadas dadas por baixo para ganhar obras.

    Está completamente equivocado, em todas as empreitadas de obras públicas existe revisão de preços, com esses não se preocupe.

    Nas grandes empreitadas de obras particulares também existe revisão de preços, porque esses empreiteiros não andam a dormir.

    Os pequenos empreiteiros, é que se lixaram.
    • AMVP
    • 26 setembro 2022

     # 12

    O que constato é que na construcao civil se pode ganhar bastante dinheiro o problema é quando se estoira, frequentemente, também é em grande.
    Vou observando que quem estava no setor na crise anterior, patroes é mesmo empregados, iam olhando para o que se passava incredulos mas um pouco a medo, do ate quando? Quando inverte? O que fazer?
  8.  # 13

    A preço de custo dessa obra não chega aos 200K, com materiais razoáveis, mas não acredito que arranje alguém disposto a pôr mãos à obra por menos de 25% de margem. Claro que os métodos construtivos, materiais escolhidos, as "prés'' ou não instalações, etc, também vão influenciar o custo final.
    Veja estes construtores, se fora dos grandes centro conseguem, é porque parece que nalguns sitios ainda conseguem fazer milagres, é procurar:
    https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/moradias-terreas-ID19ude.html#915acaa990
    https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/moradia-arquitectura-moderna-t3-100m2-ID18hWy.html#915acaa990
  9.  # 14

    Colocado por: PasteleiroA preço de custo dessa obra não chega aos 200K, com materiais razoáveis, mas não acredito que arranje alguém disposto a pôr mãos à obra por menos de 25% de margem. Claro que os métodos construtivos, materiais escolhidos, as "prés'' ou não instalações, etc, também vão influenciar o custo final.
    Veja estes construtores, se fora dos grandes centro conseguem, é porque parece que nalguns sitios ainda conseguem fazer milagres, é procurar:
    https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/moradias-terreas-ID19ude.html#915acaa990
    https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/moradia-arquitectura-moderna-t3-100m2-ID18hWy.html#915acaa990
    Casas com plantas tiradas de sites brasileiros não inspiram muita confiança:)
  10.  # 15

    E 25% porque não sabem fazer contas a gasóleo, encargos etc.. ainda estes dias falei com um empreiteiro que me disse.. as vezes perco 20 ou 30 numa moradia.. a seguir ganho 40 ou 50 e vai dando dumas p outras.. e está no mercado há mais de 20 anos
  11.  # 16

    Colocado por: RicardoPortoE 25% porque não sabem fazer contas a gasóleo, encargos etc.. ainda estes dias falei com um empreiteiro que me disse.. as vezes perco 20 ou 30 numa moradia.. a seguir ganho 40 ou 50 e vai dando dumas p outras.. e está no mercado há mais de 20 anos
    Conversa de empreiteiro, claro
    Concordam com este comentário: Pasteleiro, rpmmsantos
  12.  # 17

    Colocado por: PickaxeÉ diferente ter em caixa 500K ou 5K
    É diferente não ter dívidas a bancos do que ter 300k de dívidas, e um valor brutal de juros pagos.
    É diferente ter 10k de gastos com pessoal, do que ter 200k
    É diferente ter capitais próprios de 500k do que ter negativo

    Claro que sim. Mas secalhar o interessado o que vai ver é o volume de vendas, que não diz nada.

    Neste setor, o que importa a meu ver é o feedback de clientes anteriores já a morar na respetiva casa.
  13.  # 18

    Colocado por: FabioCaseiroFala-se de tudo mas ainda não vi nenhum construtor dizer abertamente qual o lucro que leva para casa numa construção...
    Concordam com este comentário:PedroeLara,Pasteleiro


    Eu já vi muitos com lucro negativo, ou seja prejuízo, e a afundar a empresa.
    • snob
    • 26 setembro 2022

     # 19

    Colocado por: PickaxeÉ ao contrário, poucos ajustaram os preços, e apenas porque os donos de obra tiveram receio de que eles abandonassem a obra, principalmente porque tinham os pagamentos adiantados. Legalmente não tinham direito a nenhum ajustamento de preço.


    Da minha experiência com base nos PEQUENOS empreiteiros que sondei quando andei a pedir orçamentos. Eles até preferem dar orçamento por fases (primeiro para a estrutura e aqui deixam de fora os arranjos exteriores) e depois para os acabamentos;
    Parece-me ser uma estratégia para ajustarem o orçamento na eventualidade de alguma das fases correr pior em termos financeiros;
    A ideia com que fiquei é que aqueles que andam nas obras há muitos anos, dificilmente ficam a perder.
    O lucro deles é muito relativo, têm de pagar empregados, seguros, viaturas, gruas, subempreitadas, tanta coisa.
    A margem de lucro poderá não ser assim tão líquida como à primeira vista poderá parecer.
  14.  # 20

    o meu voto:
    290mil + IVA
 
0.0227 seg. NEW