Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.
    Tenho uma caldeira a pellets 24 kw, para aquecimento de uma moradia de cerca de 180 m2, com sistema de radiadores (12) com 106 elementos dubal 70.
    Os contras da instalação é que a caldeira está a cerca de 25 m no exterior da casa , passando os tubos por baixo da terra.
    Estimando cerca de 50 m percurso e ida e volta , mais uns 50 m do circuito dentro de casa, terei uma ordem de 100 m de circuito entre o fonte de aquecimento ate ao retorno.
    Acontece que como tenho este grande contra ,muito dificilmente consigo por a caldeira com a temperatura de saida de agua acima dos 70 º , pois ha uma perda de cerca de +- de 5º, o que obriga a caldeira estar sempre na potencia maxima, a gastar para tentar chegar a essa temperatura e raramente consegue.
    Será com a colocação de um deposito de inercia, poderei melhorar a eficiencia e o conforto da casa.
    Pois obterei se quiser temperaturas mais altas 75-80 º da caldeira para o deposito de inercia e este manda a agua a mais alta temperatura para casa, mesmo perdendo os tais 5º do circuito e por outro lado como tem mais volume de agua (75º) no deposito o retorno da agua não baixará tanto a temperatura do deposito e daí exigindo menos esforço á caldeira para obter a temperatura programada.
    Gostava de obter opinioes se vale a pena o investimento e já agora qual a capacidade do depósito adequada.
    Obrigado
  2.  # 2

    Não posso ajudar porque não sei a resposta, mas escusava de ter colocado 3 vezes o mesmo assunto em tópicos diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 3

    Como e com o quê foi isolado a tubagem subterrânea entre a caldeira e o interior da casa?

    Esta a quantos cm de profundidade? O tipo de solo é como? Areia, barro, xisto?... Como tapou depois os tubos? Colocou terra para cima deles, ou outro tipo de inerte? Brita, tout-venant, etc?

    A sua solução passa por reduzir as perdas térmicas entre a caldeira e os radiadores. Pode meter os depósitos de inércia que quiser, vai haver sempre ai muita dissipação térmica ao longo dos 50 m e acaba por consumir sempre desalmadamente.

    E não se esqueça que se a sua caldeira estiver limitada a, por exemplo, 75°C, não é o deposito que lhe garante uma temperatura de 80°C.

    Tem fotos desses tubos/instalação?

    As toupeiras devem andar super felizes.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 4

    eu nao consigo reduzir as perdas.
    a caldeira pode aquecer até aos 80 º.
    obrigado
  5.  # 5

    Há cálculos a fazer (que eu não sei, nem temos os dados), mas... Se não consegue reduzir perdas, os depósitos de inércia também não vão ajudar a aumentar essa temperatura.

    Por outro lado, 70º nos radiadores não é temperatura a mais? Se calhar também podia pensar em reduzir as perdas dentro de casa, para poder baixar isso um pouco...
  6.  # 6

    Então um depósito de inércia não ia ajudar ?
    Eu as perdas durante o circuito não consigo minimiza lãs.
    A meu ver se conseguisse ter mais volume de água quente para contra balançar o retorno da água depois de dissipada no radiador , não ia baixar tanto a temperatura.
    Por outro lado conseguiria obter temperaturas mais altas pois a caldeira só tem se enviar água quente para o depósito, maximizando mais temperatura máxima e melhor consumo, pois o diferencial de temperatura iria ser menor.
    Sendo assim agua sairia com mais 5 a 10 graus do depósito para os radiadores, tendo nas mesmas as perdas inerentes a extensão e condições do circuito.
    Pergunto não fará diferença o depósito de inércia.
    Neste momento entre a temperatura programada e a que depois passa do retorno em média há sempre um diferencial de 5,6 graus que obriga a caldeira a trabalhar na potência máxima, sendo que quanto mais de elevo a temperatura programada 70 ou mais, para além da caldeira dificilmente atingir essa temperatura de envio o diferencial ainda fica maior
    Obrigado
  7.  # 7

    Um pouco confuso.
    Mas é só pensar um pouco sobre a termodinâmica e nas transferências de energia. Tem que pensar é que tem mesmo que reduzir essas perdas de energia. A única 'coisa' que é construída para dissipar a energia será o radiador em si. Todas as perdas no resto do sistema não interessam.

    Eventualmente, poderia pensar em aumentar (cerca de 33%?) aos elementos dos radiadores e com isso conseguia aquecer a casa com a água a circular a temperatura mais baixa no sistema. Segundo as leis menores amplitudes de temperatura levam a transferências mais baixas/lentas de energia. Mesmo assim, se se fizesse as contas a sério aposto que não haveria assim tanta diferença nas perdas entre água a circular a 70 ou 55.
    Portanto, se quer poupar pense mesmo em limitar ao máximo as perdas no circuito
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  8.  # 8

    Colocado por: LrLisboaPortanto, se quer poupar pense mesmo em limitar ao máximo as perdas no circuito


    no circuito e no proprio edificio.
    Concordam com este comentário: LrLisboa, jorgemlflorencio
  9.  # 9

    Algum instalador no seu perfeito juízo coloca uma caldeira a 50m de casa?!!!
    Doideira!
  10.  # 10

    Colocado por: paulosAlgum instalador no seu perfeito juízo coloca uma caldeira a 50m de casa?!!!
    Doideira!

    Cerca de 25 m
    • size
    • 29 setembro 2022

     # 11

    Colocado por: Miguelsilva
    Cerca de 25 m

    Questão muito importante a ponderar : Existe ou não um bom isolamento dos 50 metros da tubagem a circular no exterior à casa ?
    A possível ajuda do depósito de inércia, apenas a poderá obter se nesse depósito for fornecida outra fonte de calor complementar. Nunca, pelo efeito da quantidade de água ali existente, como acima referiu. Penso eu...
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  11.  # 12

    Colocado por: Miguelsilva
    Cerca de 25 m

    25 para ir 25 para regressar.
    Se não estiver mesmo muito bem isolado metade da energia fica na terra e mesmo que esteja bem isolado, nunca será como se estivesse ao lado de casa.
  12.  # 13

    Colocado por: sizeQuestão muito importante a ponderar : Existe ou não um bom isolamento dos 50 metros da tubagem a circular no exterior à casa ?


    Claro que não.

    Fez-se um rego de batatas, meteu-se os tubos, e bota terra para cima.

    Ele ignorou por completo as minhas questões e apenas quer resolver a coisa pela "via mais fácil". Que poderá funcionar quando estão 7 graus na rua, mas entrar novamente em défice quando estiverem 2 graus.

    Colocado por: paulosAlgum instalador no seu perfeito juízo coloca uma caldeira a 50m de casa?!!!
    Doideira!


    Perfeitamente viável, desde que seja tudo bem feito.

    Existe muito esta forma de aquecimento nos blocos de apartamentos na europa central, onde as temperaturas exteriores são muito mais baixas que em PT. Uma caldeira centralizada a fazer distribuição para um grupo de 10 apartamentos, por exemplo. Mas é tudo contabilizado e feito com tino, não é feito à agricultor. Por vezes até estão a mais de 100 m de distância.
  13.  # 14

    Colocado por: MiguelsilvaEntão um depósito de inércia não ia ajudar ?
    (...)
    A meu ver se conseguisse ter mais volume de água quente para contra balançar o retorno da água depois de dissipada no radiador , não ia baixar tanto a temperatura.
    Por outro lado conseguiria obter temperaturas mais altas pois a caldeira só tem se enviar água quente para o depósito, maximizando mais temperatura máxima e melhor consumo, pois o diferencial de temperatura iria ser menor.
    Sendo assim agua sairia com mais 5 a 10 graus do depósito para os radiadores, tendo nas mesmas as perdas inerentes a extensão e condições do circuito.
    (...)

    Eu diria que não.
    Em primeiro lugar, fala em duas hipóteses distintas: meter o depósito depois da caldeira (antes dos radiadores), e antes da caldeira (depois dos radiadores). E só pode optar por uma delas. E nenhuma funciona dessa forma, em qualquer uma das opções necessita de um circuito alternativo para a água circular apenas entre a caldeira e o depósito (e só pode trabalhar um de cada vez):

    - Se for para acumular água quente antes do percurso para os radiadores, tem que meter o sistema a funcionar no circuito fechado umas horas, deixar a temperatura no depósito aumentar, e só depois ligar a água para os radiadores. O que vai acontecer é que a partir dessa altura a água que entra na caldeira é mais fria (vem dos radiadores), e por isso a caldeira vai aumentar de intensidade para tentar manter a temperatura de saída. Mas mesmo assim não vai conseguir. Com isto, a temperatura no depósito vai descer gradualmente, até que fica a mesma que a temperatura de saída da caldeira, e aí é como se não tivesse depósito de inércia.

    - Se for para acumular água quente antes desta entrar na caldeira, o procedimento é o mesmo. Coloca a trabalhar o circuito fechado (caldeira/depósito), espera que a temperatura suba, e só depois liga o circuito para os radiadores. Nesse momento, a água que entra no depósito (já não vem da caldeira, mas dos radiadores frios) será tão gelada que em minutos a temperatura no depósito desce aos valores normais. E só a partir daí é que a caldeira vai "notar a diferença" e aumentar a intensidade. Mas não vai chegar na mesma. Esta solução será pior que a anterior, talvez...

    De qualquer forma não é o depósito de inércia que vai resolver o seu problema. Quanto muito pode ganhar "algumas horas" com uma temperatura mais alta nos radiadores, mas depois do efeito inicial será perfeitamente indiferente.

    Já está a deitar dinheiro fora com essa canalização mal isolada, não deite mais ao comprar um depósito de inércia.
    • SrR
    • 2 outubro 2022

     # 15

    Tem que ver o que diz o manual da maq, la fora é muito usual o uso de depositos de inércia multi energia.
  14.  # 16

    Colocado por: Nostradamus

    Claro que não.

    Fez-se um rego de batatas, meteu-se os tubos, e bota terra para cima.

    Ele ignorou por completo as minhas questões e apenas quer resolver a coisa pela "via mais fácil". Que poderá funcionar quando estão 7 graus na rua, mas entrar novamente em défice quando estiverem 2 graus.



    Perfeitamente viável, desde que seja tudo bem feito.

    Existe muito esta forma de aquecimento nos blocos de apartamentos na europa central, onde as temperaturas exteriores são muito mais baixas que em PT. Uma caldeira centralizada a fazer distribuição para um grupo de 10 apartamentos, por exemplo. Mas é tudo contabilizado e feito com tino, não é feito à agricultor. Por vezes até estão a mais de 100 m de distância.


    Sim, quando está ligado 24h. Agora ligar umas horas por dia como é costume por cá, voltar a aquecer toda a envolvente dos tubos, não me parece nada bom. Vemos isso nos banhos, que em casas maiores a agua demora N minutos a ficar quente e os tubos estão no interior da casa, imaginemos fora onde por vezes estão 0ºC
 
0.0168 seg. NEW