Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos do forum!

    O meu nome é Michael e sou arquiteto e gostaria perguntar-vos acerca da vossa experiência no encontro e escolha do arquiteto que fez o projeto para as vossas casas / edifícios, o que correu bem, o que correu mal e eventualmente o que fariam diferente!

    Lanço a questão na tentativa de perceber que melhor como comunicar etapas e informações chave e que têm uma relevância séria para quem pretende realizar os seus projectos!

    Agradeço o vosso tempo, tanto na leitura como na eventual resposta! Um bom dia para todos!
  2.  # 2

    Prioridade no.1: arranje um medidor que faça os MQT dos seus projetos.

    É uma vergonha a quantidade de projetos entregues ao Cliente sem MQT.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Michael_Marques
  3.  # 3

    e para que serve um MQT se não houver desenvolvimento do projeto ao nivel dos sistemas construtivos e nós construtivos e soluções construtivas? vai medir o quê? mais vale é um bom caderno de encargos a discriminar o que se quer na casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrocardiff, Michael_Marques
  4.  # 4

    Colocado por: marteloescoproPrioridade no.1: arranje um medidor que faça os MQT dos seus projetos.

    É uma vergonha a quantidade de projetos entregues ao Cliente sem MQT.


    não se esqueça que esse trabalho tem de ser pago e muitos clientes só querem pagar 2.500€ ao arquiteto. alguma coisa tem de ficar de fora.

    O que correu mal com o meu, foi que eu pedi uma casa para X e ele aparece-me com uma casa de 330m2 de área. Na apresentação do estudo prévio perguntei-lhe se conseguia construir aquela casa por X, ao que ele respondeu que provavelmente não, e continua no mundo dele a perguntar a mim se não me imaginava a viver dentro daquela casa. LOL. de que serve imaginar-me lá dentro se não a consigo construir.

    A partir desse ponto foi uma luta minha para reduzir áreas e a incapacidade dele de o fazer. Em cada iteração que tinha com ele as soluções dele implicavam sempre aumentar a area da casa.

    Solução, eu, a minha mulher e o meu sogro, que foi desenhador no passado, desenhamos a nossa casa com 240m2 e demos ao arquitecto para passar a limpo.
    Concordam com este comentário: Vert.olive
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Michael_Marques
  5.  # 5

    Colocado por: marteloescoproÉ uma vergonha a quantidade de projetos entregues ao Cliente sem MQT.
    muitos clientes abdicam disso mesmo depois de lhes explicar para que serve
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Colocado por: marteloescoproPrioridade no.1: arranje um medidor que faça os MQT dos seus projetos.

    É uma vergonha a quantidade de projetos entregues ao Cliente sem MQT.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Michael_Marques


    Viva marteloescopro! É porventura empreiteiro? Concordo consigo quanto à importância do mapa de quantidades e a falta que o mesmo faz . Vejo no entanto alguma dificuldade em realizar um MQT se o cliente não contratou o projeto de execução visto que as medições terão que ser sobre uma base de projeto com a definição de todos os acabamentos, concorda?
    Em contrapartida acha que poderá haver uma solução intermédia com a elaboração de um MQT sem projecto de execução? Gostaria da sua opinião. =)
  7.  # 7

    Colocado por: Michael_MarquesEm contrapartida acha que poderá haver uma solução intermédia com a elaboração de um MQT sem projecto de execução?

    Claro que é possivel!, faço-o constantemente até porque na maioria das situações , não há necessidade de "projectos de execução". São edificios banais, com soluções correntes. No entanto será sempre de integrar/ prever desenhos complementares (i.e mapas de vãos, roupeiros) e a envolvente construtiva ser devidamente caracterizada através de cortes construtivos detalhados e informados. O MQT deve também ser devidamente explicito e descritivo.
    Um MQT , não é só da "arquitectura", tem de integrar todas as especialidades ou outros trabalhos/ equipamentos omisso em sede de projectos, e estar devidamente coordenado, sem duplicações de trabalhos.

    A solução "intermédia" para casos de edificios correntes, serve perfeitamente. E consegue-se arranjar um equilíbrio mais justo face o custo/ beneficio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Claro que é possivel!, faço-o constantemente até porque na maioria das situações , não há necessidade de "projectos de execução". São edificios banais, com soluções correntes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NLuz


    Viva Pedro e obrigado pelo feedback! Gostaria de saber o que outros desenhos complementares considera importantes para além do mapa de vãos e roupeiros que já mencionou?
  9.  # 9

    Colocado por: pauloagsantos

    não se esqueça que esse trabalho tem de ser pago e muitos clientes só querem pagar 2.500€ ao arquiteto. alguma coisa tem de ficar de fora.

    O que correu mal com o meu, foi que eu pedi uma casa para X e ele aparece-me com uma casa de 330m2 de área. Na apresentação do estudo prévio perguntei-lhe se conseguia construir aquela casa por X, ao que ele respondeu que provavelmente não, e continua no mundo dele a perguntar a mim se não me imaginava a viver dentro daquela casa. LOL. de que serve imaginar-me lá dentro se não a consigo construir.

    A partir desse ponto foi uma luta minha para reduzir áreas e a incapacidade dele de o fazer. Em cada iteração que tinha com ele as soluções dele implicavam sempre aumentar a area da casa.

    Solução, eu, a minha mulher e o meu sogro, que foi desenhador no passado, desenhamos a nossa casa com 240m2 e demos ao arquitecto para passar a limpo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Michael_Marques


    Viva pauloagantos! Muito obrigado pela resposta! Então se percebi bem, a atitude que o deixou mais desconfortável com o arquiteto foi este ter realizado um estudo prévio sem ter em conta o orçamento com que tinha para trabalhar?
    Já agora, a título de curiosidade (e se não se importar de partilhar claro), manteve a relação profissional com o arquiteto para implementar a sua solução ou sentiu a necessidade de mudar?
  10.  # 10

    Colocado por: Michael_MarquesJá agora, a título de curiosidade (e se não se importar de partilhar claro), manteve a relação profissional com o arquiteto para implementar a sua solução ou sentiu a necessidade de mudar?


    sim mantive, até porque já lhe tinha pago parte pelo trabalho, e não lhe paguei mais pelo trabalho de ter feito dois projetos, um que foi para o lixo e outro que foi passar a limpo a minha proposta.

    no final ficamos amigos.
  11.  # 11

    Colocado por: pauloagsantosnão lhe paguei mais pelo trabalho de ter feito dois projetos,


    Ele também só fez um projeto. O que foi para o lixo foram só meia dúzia de desenhos de arquitetura em estudo prévio (não pormenorizados), certo?
  12.  # 12

    Colocado por: Michael_MarquesBom dia a todos do forum!

    O meu nome é Michael e sou arquiteto e gostaria perguntar-vos acerca da vossa experiência no encontro e escolha do arquiteto que fez o projeto para as vossas casas / edifícios, o que correu bem, o que correu mal e eventualmente o que fariam diferente!

    Lanço a questão na tentativa de perceber que melhor como comunicar etapas e informações chave e que têm uma relevância séria para quem pretende realizar os seus projectos!

    Agradeço o vosso tempo, tanto na leitura como na eventual resposta! Um bom dia para todos!

    Aconselho os arquitectos a fazerem um teste auditivo para ver se estão aptos a ouvirem os clientes.
    Concordam com este comentário: Vert.olive
  13.  # 13

    Sirruper

    treta desnecessária, bocas para o ar

    repare na inversa quando se diz a uma cliente que não pode ter a casa que viu nas imagens da net a caber no seu plafond, por exemplo.
    enfim já lá vai o tempo em que os comentários neste forum eram mais comedidos e objetivos. Hoje isto está cheio de palha.
    Concordam com este comentário: Djdasa
  14.  # 14

    Colocado por: marco1Sirruper

    treta desnecessária, bocas para o ar

    repare na inversa quando se diz a uma cliente que não pode ter a casa que viu nas imagens da net a caber no seu plafond, por exemplo.
    enfim já lá vai o tempo em que os comentários neste forum eram mais comedidos e objetivos. Hoje isto está cheio de palha.
    Concordam com este comentário:Djdasa

    Continuo a ver por aqui projectos de 200k e os clientes a ter orçamentos de 300k e 350k.
    Se os arquitectos avisam os clientes pq é que eles ficam surpreendidos?
    Peço desculpa mas isto é só DO burros entao.
    P.S. qd os DO acreditam na virgem, os arquitectos recusam o trabalho?
  15.  # 15

    deixe-se disso Sirruper
    hoje em dia não há inocentes, a informação é mais que muita de em muito sitio e formas.
  16.  # 16

    Pa preços de ha 2 a os atras naonsao os mesmos de agora, nao me espanta que uma casa que ha 2 anos se construia por 200k agora sejam precisos perto de 300k, muita coisa subiu muito e ninguém conseguia prever isso
  17.  # 17

    Façam casas pequenas e simples e vão ver que conseguem construir por menos de 1000€/m2.
    Se eu construir um t3, com 1 wc, janelas pequenas (daquelas pequenas sem virem ao chao), cozinha pequena com poucos armarios, uma sala com recuperador com caldeira para aquecer os radiadores. Aplicar ceramicos em toda a area da casa, e a mesma nao ter mais de 150m2 brutos, nao tenham duvidas que construo esta casa por menos de 150k.
    É isto que os arquitectos têm de mostrar aos clientes. Nao é uma casa de 200m2+ 50m2 de garagem e cheia de cantos e recantos para assustar qq construtor.
    Simples+pequena+barata.
    A malta vem para o forum mostrar palacetes e acham que isto é o minimo que se pode exigir. E depois justificam que está tudo caro e é impossivel fazer muito com pouco.
    Ja se começa a ver por aqui que as casas só valem a pena se tiverem VMC+PRH, BC com paineis FTv, portas até ao tecto e com piscinas,etc.
    P.S. vendem-se casas em Portugal como os carros electricos. Querem justificar o preço carissimo dos mesmos, carregados de tecnologia carissima e de funcionalidades que nao passam de luxos e nao de coisas essenciais.
    Concordam com este comentário: JoseMBOliveira
  18.  # 18

    Colocado por: SirruperÉ isto que os arquitectos têm de mostrar aos clientes.

    Mas não é isso que os clientes querem.
  19.  # 19

    Colocado por: Pickaxe
    Mas não é isso que os clientes querem.

    Será?
  20.  # 20

    Colocado por: PickaxeMas não é isso que os clientes querem.

    Nisto concordo.

    A malta que quer construir a sua própria casa, quer, de certa forma, o sonho. Se fosse meramente para habitar, desenrascavam-se com um apartamento ou uma casa velha, para remodelar.

    Quem quer casas pequenas, super simples e baratas, não precisa de arquitecto. É aquela malta com capacidade para meter a mão na massa (literalmente), e, no mínimo, prestar serventia durante a construção. A esses basta-lhes um desenhador, e alguém para meter os rabiscos na Câmara.
 
0.0239 seg. NEW